De acordo com uma pesquisa da Colorado State University com cães que vivem em abrigos, os animais latiam menos e dormiam melhor quando ouviam Mozart ou Beethoven.
Já heavy metal provocava uma reação oposta, induzindo tremores e latidos e prejudicando o sono.
Os resultados podem implicar no bem estar animal em ambientes estressantes e a partir deles, é possível que novas diretrizes surjam para melhorar a qualidade de vida de cachorros em abrigos.
Os gêneros investigados incluíam música clássica, heavy metal e psicoacústicas simplistas clássicas (especificamente para relaxamento canino).
Lori Kogan, professor associado com à College of Veterinary Medicine and Biomedical Sciences, tocou diferentes músicas em abrigos caninos, e por 4 meses gravou suas respostas.
A seleção das músicas foram tocadas por 45 minutos com observações comportamentais gravadas a cada 5 minutos. Cada seleção foi seguida por um período de silêncio, resultando em milhares de gravações comportamentais.
Comparando o controle em período de silêncio, música clássica foi associada com comportamentos mais relaxados e descansados, enquanto heavy metal aumentou os latidos, tremores e diminuiu o tempo de sono.
Uma surpresa para o Professor Kogan ficou com as músicas que são feitas especificamente para cachorros, que tiveram um efeito mínimo no comportamento dos animais.