A ocorrência frequente do sequestro de cachorros tem chamado atenção da população e assustado donos de cães por todo o Brasil.
As quadrilhas têm se especializado no roubo de cães visando o lucro no comércio de filhotes com raças específicas e supostamente em demanda. O roubo se dá não só com criadores mas com donos de cães que de repente se vêem presos nesse pesadelo.
Fora o trauma do choque emocional, fica o desespero de não saber o que aconteceu com o cachorro. O animal, que por sua vez, é extremamente apegado ao grupo e sua família, sofre demais com a ruptura.
Diferente do que normalmente acontece com os humanos, que com sorte podem ter sua liberdade de volta em troca de um resgate financeiro estipulado pelos sequestradores, os cachorros são levados e comercializados em feiras clandestinas ou usados como matriz para reprodução e venda ilegal de filhotes.
Fora as quadrilhas, há também casos registrados de dependentes químicos que furtam o cão para trocar por droga.
Com o nível de criminalidade no Brasil sendo considerado uma pandemia segundo os especialistas, os animais seguem sem voz e vítimas da violência e do descaso, enquanto as famílias se desesperam com o possível fim de seus companheiros.
É imprescindível que, caso decida comprar um cachorro, nunca o faça sem antes conhecer exatamente a procedência do animal e seus pais. Comprar descuidadamente pode estar incentivando essa prática pavorosa.
Por Mel
@Paulo Cesar
sim isso msm! mas aq onde eu moro já ouvi um casa de SRD furtado (apesar de eu achar q o cachorro tbm é vitima) conseguiram recuperar mas tbm n se esqueça q pugs e shih tzus tbm sao vitmas frequntes! todos tomem cuidado
Por Paulo Cesar
Na verdade não se trata propriamente de sequestro, pois cachorros não podem ser vítimas desse tipo de crime. Pela nossa legislação quando um cachorro é subtraído o proprietário do animal é que é a vítima. Tecnicamente trata-se de furto ou roubo, dependendo de cada caso concreto. Ocorre furto, que pode ser simples ou qualificado, quando não existe violência contra a pessoa e roubo quando essa violência ocorre.
De qualquer modo, essa é uma prática criminosa que atinge principalmente os donos de cachorros dóceis ou pequenos, como fox paulistinha, yorkshire e pincher, pois dificilmente um ladrão vai conseguir roubar ou furtar um pit bul ou rottweiler bem adestrados.
Muitas vezes tais furtos ou roubos são encomendados pelas namoradas ou esposas de meliantes que não querem comprar um animalzinho. Dificilmente SRDs são levados de seus donos.