Sociedade protetora dos animais – O que é e como funciona?

A Sociedade Protetora dos Animais atua garantindo a saúde e bem estar animal, podendo ser encontrada em diversos estados, com ajuda de parcerias em defesa dos bichos. Esse órgão incentiva as denúncias de maus tratos, ajudam a apresentar projetos de leis para os animais e buscam conscientizar as pessoas.

Sendo assim, em parceria com ONG´s, entidades e pessoas de todos os lugares, a Sociedade Protetora dos Animais forma uma grande rede de apoio para os bichinhos. Vamos entender tudo sobre ela a partir de agora. Continue lendo!

sociedade protetora dos animais
Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Sociedade protetora dos animais – Entenda como funciona

A Sociedade Protetora dos Animais é um importante órgão que se preocupa com a saúde e bem estar animal, atua com aprovação de legislações, conscientização e respeito ao direito dos animais. Mas, afinal, como funciona essa entidade de nível nacional? Como ela atua no combate as violências e maus tratos dos animais?

A entidade protetora dos animais funciona em diferentes esferas da nossa sociedade. E para melhor entendimento de como ela atua, fizemos alguns tópicos abaixo. Veja:

Garantia e direto dos animais

Atua para garantir direitos dos animais, com criação de Leis e projetos que combatem maus tratos, incluindo abandono de cachorros. Além disso, tentam garantir o cumprimento de Leis que já existem, lutando pelos direitos dos bichos e atuando na punição dos responsáveis pelo sofrimento animal.

Campanhas educativas

A Sociedade Protetora dos Animais promove campanhas educativas com informações importantes e ações que ajudam tutores a cuidarem dos seus pets. Entre essas campanhas educativas, estão aquelas que incentivam a adoção e não à venda de animais, utilização de chips para registros de animais e castração solidária.

Outras ações podem envolver a preservação de animais silvestres, combate as explorações de animais usados pela indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia.

Serviços de resgate e controle de zoonoses

Os serviços de resgate e controle de zoonoses estão interligados, pois com ações que retiram os animais das ruas, será mais fácil diminuir o risco de doenças. Sendo assim, com o resgate desses animais será possível tomar as medidas cabíveis para a situação, como tratamento de doenças e encaminhamento para adoção.

Orientação para os responsáveis pelos animais

Os cuidados com os animais é assunto sério, por isso, a Sociedade Protetora dos Animais atua na educação e orientação aos tutores. Por esse motivo, muitas entidades, antes de realizar a adoção de cachorros e outros animais, solicita algumas informações e dados dos futuros responsáveis.

Esse processo garante que os animais não sofram com violações de direitos, como negligências em geral, violências e retorno as ruas por abandono.

sociedade protetora dos animais
Cãozinho sendo acariciado – Foto: Freepik

Faça sua parte e ajude as entidades protetoras dos animais

Além de as entidades protetoras dos animais fazerem suas ações e campanhas, você também pode ajudar esses espaços com algumas atitudes importantes. Confira quais são ações essenciais, para ajudar na luta e proteção dos direitos dos animais.

Lar temporário para animais

Sabemos que o abandono de animais é um problema de saúde pública, pois além de violar os direitos determinados em legislação, contribui para aumento de casos de zoonoses. Por isso, uma ação importante é servir de lar temporário para animais, com um espaço digno, alimentação adequada e, claro, muito amor pelos bichinhos.

Faça doações de comida e valores em dinheiro

Uma outra forma de ajudar as entidades protetoras dos animais é fazendo doações, que podem ser de alimentação ou dinheiro. A ideia é que você contribui para as necessidades desses espaços, a fim de financiar projetos e investir em ações que produzem resultados positivos para os bichos.

Sociedade protetora dos animais: Seja voluntário nas entidades protetoras de animais

Se você não pode ajudar como lar temporário e doações, saiba que as entidades que cuidam de animais estão sempre precisando de voluntários. Essa é mais uma forma de atuar diretamente em um projeto em benefício dos animais, que trará resultados para a sociedade em geral.

Agora que você já entendeu tudo sobre a Sociedade Protetora dos Animais, que tal fazer parte dela? Então não perca tempo e faça parte dessa rede que visa a proteção e bem estar dos bichinhos. Afinal, precisamos cuidar dos nossos pets para que eles tenham sempre muita qualidade de vida e possam passar longos anos ao nosso lado.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Cão pula da janela de carro em movimento: saiba o que o CTB determina sobre transporte de pets
Um vídeo gravado em Quintana (SP) mostrou um Dachshund pulando da janela de um carro em movimento, reacendendo o alerta...
“O cão é uma ferramenta viva”: especialistas destacam os desafios para a regulamentação do treinamento de cães de alerta para diabetes tipo 1 no Brasil.
Os cães de alerta médico para diabetes tipo 1 são treinados para detectar alterações glicêmicas antes dos primeiros sintomas, oferecendo...
Marrocos criminaliza cuidar de animais abandonados: multa de R$ 1.500. Entenda a lei e o que a motiva
Lei do Marrocos sobre animais de rua prevê multas pesadas para quem alimentar cães e gatos sem autorização oficial...
O retorno da raiva no Peru: um alerta sobre as desigualdades em saúde nos países em desenvolvimento.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia revelou falhas graves no sistema de vigilância da raiva em áreas pobres do Peru,...
Img de rastreio

Localize algo no site!