Essa pequena raça é muito amada e adorada por grande parte da população brasileira. Hoje vamos apresentar os tamanhos do Pinscher.
Essa é uma das raças muito populares e conhecida por sua grande coragem, já que o Pinscher não teme inimigos bem maiores do que ele. Esse cãozinho é dono de uma personalidade única, o que faz com que às vezes seja um tanto desobediente.
O Pinscher é um cãozinho conhecido por sua lealdade e companheirismo, mesmo pequeno, ele não se acovarda e vai defender o seu tutor.
É uma raça muito conhecida por seu humor irritadiço com desconhecidos, mas o Pinscher não só se resume ao seu estado de humor, mas por vários outros aspectos que fazem desta raça ser uma das mais populares.
Tamanhos do Pinscher
É provável que você já tenha escutado alguém dizer que o cão pertence à raça Pinscher e completar com um número, que serve para sinalizar qual é o tamanho do cão, já que essa raça pode apresentar quatro tamanhos diferentes.
Mas não existe um padrão oficial que define o tamanho e o peso de cada tipo de tamanho do Pinscher, essa numeração é uma forma de distingui-los usando a estatura.
Tipos de Pinscher por tamanho
Um Pinscher pode ser distinguido da seguinte forma, o menor é conhecido como Pinscher 0, seguido pelo 1, 2 e o 3 também conhecido como o Pinscher Miniatura.
- Pinscher 0 – Esse é o menor tamanho da raça, ele mede em média 15 cm e um peso em torno de 2,5kg.
- Pinscher 1 – Ele é um pouco maior em relação ao 0, podendo medir entre 20 a 25 cm e pesar 3Kg.
- Pinscher 2 – O Pinscher 2 é o que tem um tamanho mais próximo com o padrão, medindo entre 25 a 30 cm e com um peso em torno de 4kg.
- Pinscher 3 – Esse é o Pinscher Miniatura, o maior tamanho que a raça pode alcançar. Medindo cerca de 30 cm o peso de 6kg.
O Pinscher em seu tamanho padrão, já é considerado um “toy”, uma raça pequena, mas sua versão 0 e 1 são bem menores, o que faz com que esses cachorros precisem de um cuidado maior, já que com seu tamanho reduzido, o cãozinho deve ser tratado com delicadeza.
Lembrando que essa numeração não é um padrão da raça, essa numeração é uma forma dos criadores distinguirem o tamanho do Pinscher e assim facilitar na hora de escolher qual tamanho que mais vai se adequar ao estilo de vida do tutor. O único tamanho padrão do Pinscher é o do Miniatura.
Origem do Pinscher
Agora que já descobrimos os tamanhos do Pinscher, vamos falar sobre sua origem.
A origem do Pinscher é incerta. Acredita-se que essa raça tenha mais de 200 anos de existência. Pois algumas pinturas do século 17 retratam um cão com aspectos semelhantes ao Pinscher, a raça também foi encontrada em pinturas de artistas do século 19.
Raça mais antiga que o Doberman
Algumas pessoas pensam que o Pinscher é uma versão reduzida do Doberman Pinscher, mas a verdade é que o pequeno cão é bem mais antigo do que o Doberman, sendo provável que o Pinscher seja ancestral do Doberman.
Antes de tudo, o Pinscher foi provavelmente desenvolvido através do cruzamento de raças como o Pinscher Alemão, Dachshund e Greyhound. A raça era usada para caçar ratos, já que seu tamanho reduzido facilita sua locomoção nos lugares em que esse animal costuma habitar.
A raça fez muito sucesso no país de origem e em 1900 conquistou a América. Assim, depois de sua primeira exposição em Stuttgart, criadores americanos interessaram-se pela raça e levaram alguns espécimes dando início à popularização da raça. Em 1925 a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club.
Principais especificações
- Nome original: Zwergpinscher
- País origem: Alemanha
- Tamanho médio: 5 a 30 cm
- Peso médio: 2,5 a 6 kg
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
- Pelo: Curta e lisa
Temperamento do Pinscher
Agora que já conhecemos os tamanhos do Pinscher, vamos falar sobre seu temperamento.
Não adianta, sempre que se fala do Pinscher a primeira coisa a se falar é de seu temperamento acuador em relação aos estranhos ou aos humanos ao qual não simpatiza.
É verdade que o Pinscher é conhecido por sua valentia, mas esse é só um detalhe de sua personalidade.
Assim, por ter esse instinto de proteção, o Pinscher acaba sendo desconfiado na presença de estranhos, fazendo com que muitas vezes acabe agindo de uma forma para acuar o que ele considera uma ameaça.
- Leia mais sobre o temperamento do Pinscher aqui!
Ele é um cachorro protetor
Ele é um cão muito destemido, vai encarar inimigos maiores do que ele sem recuar, principalmente se sentir que seu tutor está de alguma forma correndo perigo, sendo corajoso e fiel.
Como ele é um cãozinho protetor, ele acaba sendo bem barulhento, já que possui um alta tendência para latir, o que é bem comum nessa raça.
Independente do tamanho do Pinscher, a raça também convive muito bem com crianças, mas é importante ensinar aos pequeninos como brincar com o cãozinho sem machucá-lo; como é uma raça pequena, principalmente o de tamanho 0, o Pinscher é bem mais delicado e brincadeiras mais intensas podem acabar machucando o cãozinho.
Se com desconhecidos o Pinscher pode apresentar uma postura de intimidador, com o seu tutor esse cãozinho é puro amor. Não é à toa que essa raça logo vira o xodó do tutor.
É uma raça muito apegada ao dono
O Pinscher é uma raça muito apegada ao seu guia, sendo um verdadeiro acompanhante durante todo o tempo em que está com seu tutor.
Independente do tamanho do Pinscher, esse cãozinho também é cheio de energia, com um comportamento bem curioso. Além disso, ele adora sair correndo fazendo novas descobertas. O Pinscher é brincalhão e inteligente, então brinquedos são ótimas formas de trabalhar essa energia ao mesmo tempo que estimula a sua mente.
- Conheça mais sobre o Pinscher 2: um cachorro corajoso e cheio de energia
Cores do Pinscher
Agora que já descobrimos os tamanhos do Pinscher, vamos falar sobre suas cores.
O Pinscher pode apresentar uma variação de cores seguindo o padrão FCI, sendo unicolor, nas cores vermelho corça, marrom-avermelhado até o marrom avermelhado escuro.
Mas na cor preto e castanho com manchas vermelhas ou marrons, deve-se apresentar essas manchas de forma mais escuras e bem definidas em lugares como acima dos olhos, abaixo do pescoço, nos metacarpos, nas patas, na parte interna dos posteriores e abaixo da cauda.
Tamanhos do Pinscher: Saúde do Pinscher
Independente do tamanho do Pinscher, essa é uma raça saudável e com uma grande expectativa de vida, mas isso não quer dizer que o cãozinho esteja livre de qualquer problema de saúde.
Algumas dessas doenças são mais frequentes em cães dessa raça, sendo as mais comuns a sarna demodécica, doença de Legg-Perthes e atrofia de retina progressiva.
- Sarna Demodécica – Também conhecida como sarna negra, essa doença é transmitida pela mãe para o filhote, causando coceira, feridas e queda de pelos. A doença só é transmitida para filhotes, já que esse ácaro que causa a sarna, vive no próprio corpo da cadela, que pela aproximação com os filhotes acabam infectando com o ácaro. Ao notar sintomas como esses no filhote, procure um veterinário que vai orientar como agir no tratamento.
- Doença de Legg-Perthes – Esse é um problema frequente em cães da raça Pinscher. Nessa doença, ocorre má vascularização ou até interrupção do sangue para região do fêmur, causando uma necrose, que pode comprometer o sistema vascular do animal. Essa doença causa bastante dor e incômodo ao cachorro. O diagnóstico é feito pelo raio-x ou por exame de ultrassonografia.
- Atrofia de Retina Progressiva – É um problema recorrente em cães de pequeno porte e pode causar a perda da visão do cachorro. A atrofia de retina progressiva é um problema onde a retina vai tornando-se progressivamente opaca, o que vai levando à uma cegueira progressiva do animal.
Conheça mais sobre as principais doenças do Pinscher aqui!
Tamanhos do Pinscher: Leve o cachorro o veterinário
Como algumas dessas doenças só são diagnosticadas com exames, a visita ao veterinário deve ser periódica.
Mas fazendo esse acompanhamento, o veterinário tem maior possibilidade de diagnosticar um problema de saúde de forma precoce, o que aumenta as chances de uma boa resposta ao tratamento.
- Conheça mais sobre o Pinscher 0: descrição da raça, cuidados, personalidade e saúde
Cuidados com o Pinscher
Um animalzinho precisa de cuidados e de um tutor responsável. Como todos os cachorros, o Pinscher também precisa ter seus cuidados garantidos, isso é uma forma de evitar doenças enquanto promove o bem-estar do pet. Então nada de ser irresponsável com os cuidados do cãozinho.
Antes de tudo, o Pinscher é uma raça que não exige tantos cuidados para a manutenção de sua higiene. Assim, os banhos devem ser ao máximo duas vezes ao mês, como não é uma raça que se suja com frequência, uma limpeza com o pano úmido é suficiente até o próximo banho.
Como a pelagem do Pinscher é mais curta e com uma queda média, a escovação deve ser duas vezes por semana com uma escova de cerdas macia.
Tamanhos do Pinscher: Cuidados com os dentes e unhas
Para evitar o surgimento de tártaros, os dentes do cãozinho devem ser escovados com frequência, sempre use produtos de uso próprio para o cachorro.
Assim também, as unhas devem ser aparadas para evitar o desconforto ou até que o animal acabe se machucando, se o cão tem costume de andar em locais externos, ele pode acabar desgastando as unhas naturalmente sem precisar de interferência humana.
Por seu alto nível de energia, o Pinscher vai precisar de uma rotina de exercícios. Então procure atividades que interesse ao cãozinho.
Além disso, explorar ao ar livre é uma ótima forma dessa raça encontrar uma atividade. A mente também deve ser estimulada, ou o cachorro pode acabar desenvolvendo alguns comportamentos inadequados.
Agora que você já sabe quais os tamanhos do Pinscher é hora de tomar cuidado, pois é um animal pequeno, assim, deve-se ter todos os cuidados de proteção ao sair para passear para evitar acidentes.