Durante a onda de vídeos que foram gravados por causa do Desafio do Balde de Gelo, Brenda Rigdon, um idosa na companhia da família e dos netos, é vista se preparando para ter o conteúdo congelante despejado em sua cabeça.
Ao finalizar o desafio, ainda na excitação do momento, o inesperado contece: Kilo, o cachorro da raça Pit Bull criado pela família, morde o rosto de Brenda em um ataque forte e que poderia facilmente ter sido fatal.
Apesar do incidente ter acontecido no ano passado, a mulher só se sentiu à vontade para divulgar o vídeo agora.
O registro foi compartilhado pelo filho de Brenda com a seguinte descrição:
“Essa é a minha mãe quando foi terrivelmente atacada por um Pit Bull no ano passado, durante o desafio do Balde de Gelo.
Ela viveu para contar, mas não quis lançar o vídeo até que estivesse pronta.
Isso deve servir de aviso para outros tutores. A não ser que você vá separar um tempo para fazer do animal um pet, ele ainda continuará sendo um animal.”
Segundo o filho de Brenda, além de não ter sido treinado, o cachorro era mantido basicamente para procriação. Ou seja, vamos combinar que ele de fato não era um pet, não recebia o básico que um cachorro, uma espécie social, precisa.
Se a família não tivesse sido irresponsável desde o começo, tratando Kilo simplesmente como algo que supostamente gera lucro (filhotes), sem dúvida nada disso teria ocorrido. A mulher não seria atacada dessa maneira. Seus familiares não seriam submetidos a uma cena tão forte. O cachorro não seria morto.
Analisando ainda mais a justificativa no vídeo, é interessante que a descrição fale sobre o cachorro ser um “animal”, como algo perjorativo.
Agora eu me pergunto o que será que aconteceria se nós mantivéssemos humanos exclusivamente para procriação, dando-lhes apenas comida e água, mas os privando de contato, afeto e regras sociais. Não estaríamos também os transformando em “animais”?
Se fizéssemos isso com um humano (como já foi feito em períodos obscuros da história), consideraríamos essa ação como uma das piores torturas. Por que então aceitamos que isso aconteça com outras espécies?
Pior, culpamos o cachorro. Se enche a boca para falar “PIT BULL”, sem que a história seja contata por outro prisma. Pelo lado do cachorro, que passou uma vida de negligência emocional.
Continuamos batendo na mesma tecla: Enquanto os tutores nao tratarem seus cães com o devido respeito, entendendo a espécie em todas as suas nuances, e se doando para recebê-los verdadeiramente em suas vidas, terríveis incidentes como esse continuarão acontecendo.
(cenas fortes)
Por Mel
sim eles não podem pensar ta certo… (é dificil fzr as pessoas entenderem a ironia porem essa primeira parte for ironica) sim nos podemos trinar a carinho e elogio
eles nos entendem n as palavras mas oq nos sentimos! por tom de voz expressao e etc tenho uma pastor alemao, ela tem sentimentos como todo mamifero, cães tem depressao e problemas tbm! tipo vc fala com voz fininha ele entende q vc ta feliz
e se tiver erros me perdoem meu teclado anda bem estranho
Por camila
Apenas o AMO, independente do que faça, sempre terá uma explicação. Mais já que uns acha que matar é a solução ???. VAI FIRME…??????
Por Daniel Alves
Recompensa não passa de um muito bem ou um afago. Adestrador que adestra com petisco esta equivocado, apesar do método funcionar. E cão não é inteligente, ele não raciocina e seu sistema cognitivo é limitado a este ponto. O cão não tem senso moral ou ético, ele apenas repete comandos devido ao condicionamento. Você não tem experiência com cães, apenas os possuí. E cão que não obedece comando, se for de médio porte ou grande porte, dependendo da raça ou temperamento, pode ser um perigo para a família, amigos ou terceiros…Fica a dica. O animal é imprevisível quando não socializado e adestrado de alguma forma. E não precisa ser profissional para adestrar, precisa apenas boa vontade e um pouco de tempo, 30 minutos ao dia bastam, o próprio dono pode fazer é simples. E não se transforma em robô, fica apenas sociável. Quem duvida disto, geralmente tem problemas tanto com cães como com pessoas…Educar é tudo.
Por Daniel Alves
Este é um caso raro minha cara…Animais não amam, nós os amamos. Esta fantasia de pessoas como você é que esta fazendo muito mal a sociedade. Todo animal possuí instinto de sobrevivência e o usará quer você goste ou não. Mas se quer fantasiar o problema é teu…Quem sabe o dia que a realidade bater a porta, reflita e veja o mundo como é. Animais sempre serão animais, não adianta este esforço descomunal para humanizá-los. Isto inclusive esta sendo estudado por cientistas, uma vez que esta se tornando uma doença patológica em seres humanos. Se o cão deste senhor não se alimentou dele, tem vários fatores que podem explicar isto, mas que este animal tem algum distúrbio ou baixo instinto de sobrevivência. E o fato de alguém ser veterinário, não significa que saiba tudo sobre comportamento animal. Crio animais de grande e pequeno porte desde que me entendo por gente, tenho meus cães, mas são cães sadios, não são gente. Eles brincam na lama, correm soltos, são felizes sendo o que são. Cães se você não sabe, possuem por exemplo hierarquia dentro de seu grupo. São organizados e possuem instinto de sobrevivência elevado. Vocês ultimamente estão ultrapassando todo o limite do razoável e o que mais vemos em clínicas veterinárias são animais e donos doentes. O animal por não querer ser tratado como gente muitas vezes tem depressão e transtornos comportamentais e proprietários dependentes e com problemas afetivos sérios.
Por Jemima
Você não é geneticista? Você é médico veterinário mesmo? Achei estranho o seu conselho sobre tratar animais como filhos, acaba que é uma prova que adestradores são necessários. Veja o Alexandre Rossi, o trabalho dele e da equipe dele é muito importante. Na minha opinião é como um psiquiatra desprezar a opinião de um psicólogo. E o seu último parágrafo, achei estranho, por que tem base científica o domínio que o ser humano tem sobre as outras espécies. No caso dos julgamentos morais, desenvolvimento tecnológico, capacidade musical, etc. E tem que abrir um discussão filosófica sobre a interação entre as espécies, se existe algo como uma igualdade entre os seres vivos, o ser humano precisa com urgência ser exterminado. O homem é quem mais destrói e maltrata a Natureza, sem excessões.
Por Jemima
Você está indo contra o que o Daniel fala, sem ler, nesse caso vocês tem a mesma opinião, olha o que ele disse: “Temos de acabar com esta cultura que todos tem condições de possuírem determinadas raças. O abandono frequente de cães é a maior prova que estou dizendo a verdade.”
Por Jemima
Obrigada por transmitir o seu conhecimento com a gente, Daniel Alves. É sempre bom aprender mais.
Por Jemima
Eu discordo. Os civis utilizam muito os cachorros com a visão utilitarista. Ex: cães que auxiliam cegos e pessoas com dificuldade motora; cães de apoio em hospitais; busca e resgate em caso de incêndio e desabamento; combate ao tráfico de drogas; detecção de bombas e explosivos, etc. Em todos esses casos, o grande beneficiado é a população civil.
Por Davidson Campos
O tipo de criação que o Daniel Alves aplica pode não parecer o mais amável para a maioria dos donos de cães mas com certeza é o mais racional e responsável, criei cães a minha vida inteira (não sou nenhum especialista), dentre eles dois filas, um pastor alemão, inúmeros vira latas (são os melhores rsrsrsrs) e três pitbulls, um deles é o meu cão no momento, Iron, de três anos e eu o amo, mas nem por isso eu o chamo de filho nem o trato como tal e é visível esse dilema ate dentro da minha própria casa pois quanto estou em casa o cachorro é um quando eu saio ou não estou no mesmo ambiente que ele é outro, comigo ele não pula, não morde nem sobe em cima de mim e quando eu me dirijo a ele, se senta ou se deita e mostra a barriga, comportamento claro de confiança e submissão, já com minha esposa que o trata como um bebe de 43 kg, temperamento forte e uma arcada dentária poderosa ele sobe em cima morde(brincando mais dói) e a joga no chão, ela vive roxa das patadas e mordidas. No caso do vídeo citado a maioria das pessoas talvez percebam que a senhora ao se sacudir esbarra com a cabeça na criança da família, como faria um cão ou um lobo ao repreender outro de posição inferior na matilha, e nesse momento, por a senhora provavelmente não fazer parte da tal matilha, numa atitude totalmente normal (para o comportamento do cão) ele a ataca em defesa da criança (ainda que desnecessariamente pois foi um acidente), É verdade que ha estudos sérios sim a respeito da capacidade mental dos cães ser maior do que se pensava inclusive com exames em tempo real de cães acordados (ressonância magnética funcional) mas dai a dizer que eles pensam é complicado. Fora o mal comportamento do meu cão com minha esposa ele é super dócil e amável com humanos adultos sem nunca ter esboçado qualquer agressividade agora quando o assunto é outro animal seja ele de qualquer especie ele se transforma completamente, e a intenção é clara, ferir e matar, sem contar que é normal pitbulls não puros, como é o caso do meu, surtar em ataque e não aceitar comandos, talvez culpa minha também por não ter socializado ele com outros cães desde cedo, com crianças eu nunca tive a irresponsabilidade de testar pois é um animal potente e qualquer cachorro ainda que super dócil é um animal, sendo assim, imprevisível. Em Goiânia temos a lei de POSSE RESPONSÁVEL para cães de grande porte, ela é seria, bem escrita e esta sendo cumprida, agora se alguém quer criar um cachorro tao potente quanto um pitbull ou rottweiler como um filho e ser dilacerado por seu próprio cão a vontade, caso sua vontade não seja essa e seja apenas desinformação um conselho, não crie raças de grande porte, especialmente o pitbull pois requer muita informação e esforço.
Por Patricia Cardoso
A questão aí neste vídeo nada tem haver com maltrato a animais. É só reparar o vídeo, foi gravado num local amplo, provavelmente um parque, o cachorro está completamente solto. A questão aí foi como o cachorro interpretou a cena. Ele não entendeu que se tratava de uma brincadeira, viu todos “atacando” a senhora, naquele instante deve ter achado que estava protegendo os outros ou que estava se comportando de acordo com o grupo. Discordo que cachorro não pensa, ou é só instinto. Mas também cachorro não é gente, é não vai interpretar determinadas situações da mesma forma que nós. Tive dois cachorros, e cachorro tem personalidade diferentes sim, e a raça influencia na personalidade sim. Não quer dizer que todos de determinada raça serão agressivos, ou calmos, mas eles tem um tendência natural a ser de determinada forma. É possível ensinar muito, mas não contrariar demais uma raça. Se o cão é de guarda, o extinto dele para defender território será muito grande, e poderá ter um comportamento agressivo com alguém que não conhece entrando na casa, ou em uma situação que ele entenda que alguém está atacando uma pessoa querida. É realmente muito perigoso achar que determinadas raças de cães vão ser sempre dóceis e nunca vão atacar. Eles serão dóceis com quem ele conhece, tem contato ou quem não representa ameaça para eles. Minha cadela quando teve filhotes ficou agressiva, principalmente com estranhos. Era o instinto de proteção, não queria que nada acontecesse aos seus filhotes. Isso é natural. Quando o animal está agressivo, dependendo da atitude da pessoa ele ataca, principalmente quem demonstra medo. Mas defender território é o instinto dela, é a raça, pastor belga. Passou o tempo, os filhotes cresceram e ela acabou ficando calma. Mesmo sendo calma, não é tolerante a implicância de criança. Já o meu cachorro, não atacava com facilidade, criança podia puxar as orelhas, implicar, o máximo que ele fazia era sair de perto. Mas é a raça, basset, teimoso e tranquilão. Acho temerário isso de deixar criança junto de determinados tipos de cachorro. Não só pelo temperamento do cachorro, mas da própria criança. Tem criança, principalmente pequenas, que tem brincadeiras desagradáveis como puxar o rabo do cachorro, se o cachorro é pequeno a mordida não machuca muito. Outras raças como basset, são tranquilões e dificilmente vão atacar uma criança independente do que ela faça, mas existem raças que vão apelar. Principalmente de cão de guarda que podem julgar este comportamento não como um brincadeira de mal gosto, mas um ataque.
Por Thiago Siqueira
Bom dia á todos.
Na minha opinião, cães grandes tem que ter um acompanhamento profissional desde sempre.
Primeiro, não adianta muito um cão ter sido adestrado, que por inúmeras circunstâncias de convivência com os donos, este adestramento não vai servir para nada. Pois,os donos mesmo sem saber ou sem querer, mudam o comportamento do cão.
Segundo, este cão com certeza vivia em ambiente não favorável ao desenvolvimento dócil. Mas o que aconteceu foi simples. Os supostos ”líderes” deste cão, estavam ”atacando” aquela idosa, e o cão também atacou. Simples assim.
para não encher muito aqui e ficar chato de ler. Vou indicar o melhor livro no assunto, e melhor livro que li á respeito, para quem quiser se aprofundar mais no comportamento animal.
não procurei um link, mas o livro chama-se:
”THE DOG´S MIND” autor: Bruce fogle.
mundialmente renomado na área de psicologia animal, pode-se dizer assim.
Por Stela Candace
Humanos raciocinam com ressalva. Um indivíduo da nossa espécie pode vir a raciocinar, a utilizar a lógica e a psicologia. Porém, existe o esforço para que isso aconteça. Sem isso, o comportamento é de um indivíduo adestrado que aprendeu tudo o que a cultura configurou e os responsáveis ensinaram. Temos que reconhecer isso.
Por Stela Candace
Deu pra notar que ele estranhou. Não foi um ataque sem motivo.
Foi imprudência da própria tutora, infelizmente ela não parou para pensar que a água gelada fosse causar aquela reação de gritos e sufoco nela. Não é nenhum mistério que ele achou que ela estivesse sendo atacada por alguma coisa. Liderança? Nesse caso não tem nada a ver.
Foi desnecessário matar o cachorro. Fizeram por pura raiva. Mas deveriam reconhecer de que não pararam para pensar. Somos irracionais quando deixamos de compreender o outro. Pois, se tivessem raciocinado antes, poderiam ter evitado essa cena e preservado a segurança deles e do cachorro. Mas não fizeram isso, nem antes e muito menos depois.
Por Ana Maria Santos
Parabéns Daniel Alves..tudo que tu colocaste aqui faz o maior sentido..e eu também concórdo com a opinião de muitos aqui..mas tem uns que perdem a oportunidade de ficar calado né só falam asneiras sem o menor conhecimento e equilibrio e ainda por cima mal educados.
Por Amanda Furtado
Gente, rapidamente passei o olho na discussão de vocês. E eu pensei, pra quê isto ?! Vai levar a alguma coisa ? Não! Quem ama animais deveria se amar também e não ficar discutindo.
Olha vou deixar uma mensagem muito sábia e muito chocante que um menino citou uma vez, ele dizia saber entender porque os cães morrem mais cedo que os humanos. Não sei se já ouviram falar mas vou postar mesmo assim:
”Eu sei porque! As pessoas nascem para aprender como ter uma boa vida – Como amar todo mundo o tempo todo e ser bom, certo ?
bem, os cachorros já sabem como viver assim, então eles não precisam ficar por muito tempo”
Bom dia, boa tarde e boa noite a todos!
Por jharead
esse Daniel ta com cara que queria ser militar!
Por jharead
é isso mesmo, caah araujw!valeu
Por Daniel Alves
E eu de pessoa com problema de esquizofrenia latente…
Por Marcia Sanae Nakajima
Boa sorte com o tratamento 😉
Por Daniel Alves
Como disse parei com você. Passe bem. Não vou lhe dirigir palavras de baixo calão ou lhe ofender apenas não responderei, pois como disse, possuo complacência com pessoas portadoras de esquizofrenia ou qualquer necessidade especial. Tenha um ótimo fim de semana e não esqueça de tomar o remédio. E pode falar o que quiser que vou simplesmente te ignorar.
Por Daniel Alves
Carolina, a única desequilibrada é você… Deve ser uma pessoa de convivência muito difícil e consegue apenas ficar ao lado de quem compartilha de suas ideias…
Por Daniel Alves
Você foi ofendida por ser chata, algumas pessoas relevam outras não. Afinal você quer prevalecer sobre os outros e todos vão a escola minha filha. Seus estudos são mais furados que sua opinião sobre cães. Ao colocarem um cão em um aparelho de ressonância o pesquisador foi enfático, não da para estabelecer qualquer afirmação sobre pensamento em cães, não existe nenhum estudo conclusivo sobre o fato. Apenas conjecturas e pessoas débeis que saem espalhando e propagando estudos. Eu nem perco meu tempo, afinal loucos e pessoas desequilibradas iguais a você é o que não faltam. E passar bem…
Por Daniel Alves
Eu não sei nada. Você é a sumidade em cães…
Por Daniel Alves
Não é por gostar de determinado adestrador que temos de concordar contudo que ele diz. E ademais vá arrumar algo para fazer, você é chata demais, depois fica ofendida…
Por Marcia Sanae Nakajima
UAU! É assim que você mantêm seu método de adestramento ‘moderno’, prega que o labrador é ‘o único cão que nunca morde’ (mesmo se provocado), se especializa em uma raça que ‘não conhecia suficiente pra julgar’ e, em menos de 24 horas, chega à conclusão de que, ‘além do labrador, golden também nunca morde’.
Ah, e pra labrador e golden, ‘raça é tudo’ (ou seja, influências do ambiente e como ele é criado não existem), mas pra pitbull só ‘influencia algumas características’.
E você sabe de tudo isso NÃO PESQUISANDO A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.
Isso tudo faz muuuuuuuuuuito sentido.
Por Marcia Sanae Nakajima
Disseram que tinham parado comigo e responderam outra postagem… mas essa daqui não…
Ainda estou tentando entender essa lógica…
Por luiz castro
Acho que é muito saudável uma discussão em torno de uma matéria. Muitas vezes há divergências sobre determinado estudo, o que torna mais interessante um debate.
Contudo, para que esse debate seja enriquecedor, as pessoas envolvidas devem ser humildes o suficiente para afirmarem apenas aquilo que realmente sabem.
Percebi que a Carolina adora cães, e isso é muito positivo, mas restou de forma clara que não tem conhecimento aprofundado para tentar fragilizar os argumentos do Daniel da forma que vem ocorrendo. A ignorância e a arrogância levam o ser humano a sustentarem aquilo que desconhecem. A pessoa
que humildemente aceita o fato de não dominar determinado assunto tem a chance de aprender e evoluir. Já aquela pessoa que julga saber de tudo, acaba fechando as portas para o aprendizado. Demonstrar humildade é sinal de força.
Por Vitoria Kaupp
sobre a questão do animal nenhum raciocina, te esqueces que o ser humano é também um animal. mas estou de acordo, a raça humana poucas vezes foi capaz de raciocinar direito.
Por Priscila Nascimento Viana
Que existe muito adestrador ruim no mundo é óbvio, todos os ramos tem pessoas assim. Também não concordo com a ideia que é generalizada por adestramento, que é transformar o cachorro num robozinho que faz tudo que você manda e só, mas concordo com disciplina que, no meu caso, remete apenas a imposição de respeito, porque como diz meu pai, o medo um dia acaba, o respeito é que fica. Quanto ao seu cão ter atacado depois de ter dado sinais pra criança se afastar e ela ter continuado, não vejo também uma atitude em nada fora do normal, o problema é que muitos pais teimam em não ensinar aos filhos como se portar perto de animais, e acaba sobrando sempre pro pobre do bicho. É ótimo que você tenha visto o lado dele e repreendido a criança, mas não é o que acontece na maioria dos casos,e é por isso que adestramento ainda é tão recomendado hoje em dia, porque tanto as pessoas não querem educar o cão, como também não querem se portar como deveriam perto dele. Já fui e ainda sou muito criticada pela minha família pela maneira como crio meus animais, porque pra eles se o bicho não adivinha que aquilo é errado, tem que apanhar pra aprender e, um dia avisei a todos (não moravam comigo) que se meu primo que insultava minha cachorra pelo portão tivesse um dedo mordido ou arrancado qualquer dia, nem viessem na minha casa reclamar de nada. Ele não era criança e sabia muito bem que minha cadela guardava a casa, por qual motivo ele ficaria no portão atiçando a agressividade dela, então? Ele não era de casa e sabia que a atitude dela seria de ataque, vou brigar com meu animal por isso? Muitas pessoas brigam, e é por isso que ocorrem acidentes, por quererem que os animais pensem e reajam como a gente. Veja bem, não afirmo que não pensam, mas é lógico que não vão ter a mesma capacidade que humanos tem de discernir quem é invasor e quem é o moleque indefeso mexendo com o que não deve. Como grande parte dos humanos que tem cães não tem lá grande consciência, prefiro ver um cão ser adestrado do que eutanasiado depois de um acidente do qual não teve culpa.
Por Ana Santos
PER FEI TO!!!!!! Priscila, Os srd são os melhores!!!!!!!!!!!!!!
Por Venom
Não confundo.
Inclusive sou geneticista animal.
Realmente, sistema nervoso é diferente de emoções. Mas as duas coisas estão intrinsecamente ligadas. Não existe emoção sem sistema nervoso. Tanto é, que quando comparados os cérebros de sociopatas e psicopatas, eles são completamente diferentes em atividade de uma pessoa normal.
Você pode querer não concordar ou acreditar, mas a questão de animais ter sentimentos não é mais opinião, é fato. A capacidade de mamíferos possuírem ligação emocional é tão fato quanto coração bombear sangue. E isso não sou eu falando, isso são anos e anos de pesquisa.
Cachorro tem gravidez psicológica, depressão, ansiedade.
Sabe aquele filme do richard gear “Sempre ao seu lado”? Aquela história é verdadeira. O hachinko existiu. E tem diversos exemplos iguais, mas que não ficaram famosos. Aquilo é instinto?
Já foi realizado uma pesquisa monitorando a atividade cerebral de um cão ao ver seu dono. O resultado foi comprado de haver ligação emocional. Foi similar ao de uma criança ao ver seus pais.
Você pode até não gostar, mas não vai mudar essa realidade.
Desculpa, mas nessa questão você está errado.
Por Ana Santos
Desculpe, NÃO É UM SER HUMANO! é um tipo de gente melhor bem melhor
Por Vinícius Specht Petter
Aham, QUE LEGAL! MEUS PARABÉNS! MAS CÃO NÃO É GENTE E NUNCA SERÁ!!! É QUESTÃO DE RESPEITO À ESPECIE! Não importa o quanto você vista ele com roupinhas ridículas, ou tente conversar com ele, o mesmo nunca vai te ouvir! NÃO INTERESSA A ESPERANÇA QUE VOCÊ TENHA DE QUE ELE LHE RESPONDA EM PENSAMENTO, PORQUE ELE NÃO O FAZ! E só uma curiosidade, se você morrer dentro de casa sozinha e ninguém aparecer por um dia ou mais (não me lembro o padrão de tempo sobre o fato…), Seu cão se alimentará de você! Não venha com papinhos de cães sentimentais! Sinto muito, MAS SEU CÃO NÃO TE AMA! Toda vez que seu cão vier até você, LEMBRE-SE DISSO! Não é amor, é instinto.
Por Ana Santos
Quando vejo tudo isso q. está aqui, digo o cachorro é um outro tipo de gente melhorada
Por Ana Santos
De Pelúcia seria bem melhor, não sentem dor
Por Ana Santos
Desculpe Daniel, o ser humano tambem…. bla bla bla bla etc…Vc assistiu “Os Sobreviventes dos Andes”? então?!? (comida p/ os racionais e irracionais)
Por Venom
Não confundo
Inclusive sou geneticista animal
Sentimentosemoções estão intrinsecamente ligados ao sistema nervoso.
Animais os possuem
Répteis por exemplo n tem a capacidade de desenvolve-los. Por isso q raramente a fêmea cuida da sua ninhada nessas espécies.
Por isso que uma cobra de estimação nunca vai ter apego sentimental, afeição ao seu dono. O máximo que consegue eh identificar uma pessoa como um local seguro.
Mamíferos são diferentes. Mamíferos se apegam, criam sim afeições. E isso não sou eu falando. Isso eh pesquisa científica. Procure artigos científicos de pesquisadores que dedicam a vida nessa área, que VC vai encontrar as evidências.
Sim, sistema nervoso não eh emoção, mas a capacidade da mesma eh explicada por ele. Tanto eh que quando analisam cérebros de pessoas sócio ou psicopatas, eles possuem atividade neural distinta.
A capacidade de amar, odiar, felicidade e tristeza eh inerente a TODOS os mamíferos.
Cão tem gravidez psicológica, depressão, ansiedade. Apego emocional.
Animais na natureza n deixam(desistem) de viver pq o líder da matilha morre. Sabe aquele filme “sempre ao seu lado” do Richard geare? Aquilo eh uma história real. E aquele comportamento eh puro sentimento.
VC pode n querer acreditar ou concordar, mas mamíferos terem sentimentos eh tao fato quanto falar que o coração bombeia sangue aos vasos sanguíneos.
N sou eu falando, são anos de pesquisa científica.
Por Ana Santos
Desculpe Daniel o ser humano é adestrado para amar ops ensinado desde pequeno, é racional Maas sem vc esperar mata por motivo fútil, e pensando, com toda racionalidade, e agora?!? haha
Por Carolina Francese
Não Thiago, mas para a frente ele assumiu que nunca leu nada sobre adestramento. Os erros de ortografia não a ponta do iceberg.
Por Carolina Francese
Deudocéu, nunca leu nenhuma pesquisa na própria área e é adestrado. É pra rir ou chorar? Acho que a falta de raciocínio é um conceito muito familiar para você mesmo.
Por Carolina Francese
Se promovendo é que você não está, ao ignorar a existência de pesquisas na sua área e afirmando que cães são coisas que se movimentam.
Fora que você inventa coisas, como se eu tivesse escrito, e responde para você mesmo. Parece louco.
Por Daniel Alves
Será que sou eu que sou louco em dizer que cães pensam e raciocinam? Encerrei com você.
Por Marcia Sanae Nakajima
kkkk e ele ainda pergunta se é louco se disser que cão pensa e raciocina enquanto vc mostra que há vários estudos que comprovam isso (ou seja, é exatamente o que você está esclarecendo)
A loucura é que até agora ele apoiou cegamente que eles não fazem isso, ignorando as pesquisas na própria área de atuação.
Por Carolina Francese
Ninguém em nenhum momento disse aqui que animal é gente, você que fica falando isso. Ninguém também defende a humanização de animais, muito menos eu, acho que você já está confuso. A maioria só não acha que é coisa, como você. Então sua abordagem ao meu ver, é falha por ser exclusivamente utilitarista e por acreditar que raça é mais importante que ambiente e circunstâncias. Não entendi sua resposta porque ela não diz respeito aos meus argumentos, talvez você esteja tentando responder para várias pessoas juntas.
Por Carolina Francese
Eu nunca deixaria nas mãos de ninguém, eu participo do adestramento. Vou contar uma coisa que vai te deixar muito triste pelo jeito: Todos os adestradores ensinam isso que você ensina. Você não tem nada exclusivo, fora o fato de achar que os cães são seres animados e não pensantes. Ah, e sua falta de conhecimento sobre comportamento animal e pesquisas na área é gritante. Não é possível um adestrador, nem iniciante, estar por fora disso. Não é aceitável. O confronto que nasceu aqui com várias pessoas foi porque tem muita gente que não é leiga e sabe que muitas das coisas que você tentou impor na carteirada do “adestro há 25 anos e sou militar” não fazem sentido. E não fazem mesmo. Fora os seus xingamentos. Perceba que você e seus “protetores” (hmmm) foram os únicos a xingar. A maioria das pessoas aqui debateu com calma e apresentou argumentos. Que feio hein?
Por João Othávio Pereira Proença
Sinceramente falando concordo contigo Daniel pois acredito que todos aqui ja frequentaram uma escola alguma vez na Vida e se buscarem um pouco na memoria lembrarão que na materia de Ciencias aprendemos sobre animais.!! Aprendemos que todos os seres vivos da Terra são considerados animais e a nossa raça, a raça humana é a unica racional, ou seja, que tem a capacidade de raciocinar.!! O resto dos seres vivos são animais irracionais, que não possuem a capacidade de pensar.!!
Por Ana Santos
Desculpe Mas os racionais cada vez mais matando o pai e a mãe motivo torpe, mãe ou pai matando seu filho motivo torpe, e não é nem por defesa nem por fome, E são mt respeitados(na cadeia q. seja) A raça soberana estuda, trama emboscadas para matar de formas mais cruéis possíveis, tratando seu semelhante da forma mais degradante além dos limites inimagináveis(quem é o animal?)
Por I'm Hiikaze
Pelo que eu li ambos estão certos. Tanto a Carolina quando o Daniel, mas não em um todo. Meu cachorro vem de uma linhagem completamente agressiva, a mãe dele mesmo já mordeu diversas pessoas, e o meu cachorro é um amor, nunca foi agressivo ou mordeu alguém. Eu concordo na parte que se da para treinar cachorro com carinho e etc, e também concordo que eles pensam sim. Se vocês tem cachorros ao invés de treinar num regime rigoroso antes observem eles e verão que fazem coisas tanto por extintos quanto por raciocínio. Não é atoa, que quando um cachorro não gosta de alguém, ele não gosta e ponto final, do mesmo modo como ele gosta o dono e gosta até o fim, independente de como o dono o tratar ( Tirando casos de agressões e tal )
Por Ana Santos
Eu conheço uma senhora super amável um doce de pessoa, Porém pariu um filho que é uma máquina de matar, e aí??! Ele não foi treinado prá isso pos ele não foi educado pra isso, e aí eu pergunto?
Por Enrique Paulo Giummarresi
A respeito do ataque… Eu analiso da seguinte forma… Qual pode ter sido realmente o motivo do ataque repentino???
Alguém percebeu qual foi a reação da idosa ao ser “atingida” pelos baldes de água?
E alguém consegue pensar como o animal deve ter pensado?
Eu tenho contato com animais 25 horas por dia, os 8 dias da semana, e depois de tanto convivio eu posso afirmar que os conheço tão bem quanto aos humanos…
Se eu fosse um cachorro (com todos os instintos animais, independente do trato que eu receba).
Se eu visse meu dono jogar alguma coisa em alguém, e esse alguém se mexer de forma tão bruta e escuto gritos, e vejo correria.
Se eu fosse um cachorro, eu interpretaria isso como um ataque ao meu dono e meu instinto seria de protege-lo…
Ninguém viu dessa forma?
Eu não culpo ao animal por ser o que ele é…
Um animal que pode ter tipo outra visão panorâmica do ocorrido…
E outra… Se o animal era tido apenas para procriação…
O que ele fazia solto em compania da familia???
Por Ana Santos
BOA!!! Enrique, BOA!!!! SE ELE FOSSE TÃO MAU PEGARIA AS CRIANÇAS
Por Daniel Alves
O fato de ser um cão SRD, ou seja fruto de um cruzamento de cães de raças diferentes, pode atribuir um comportamento diferente do labrador. Mas devido a pouca idade do cão, recomendo deixar que seu vizinho brinque com ele, faça seu vizinho interagir com o seu cão de forma que o fato seja corriqueiro para ambos. O vizinho também deve querer brincar com ele lógico, mas funciona. Agora o simples “Não” no momento que seu cão tiver qualquer atitude que seja inconveniente como repressão resolve. Mas é só a palavra NÃO, sem alteração da voz mas com firmeza. Cães não entendem frases completas… Apesar de muitas pessoas acreditarem que sim, infelizmente. Você mesma pode adestrar seu cão em obediência básica:
1) Começando com o movimento normal do SENTA;
2) Depois com o FICA;
3) Depois inserindo o Deita:
4) E por último o AQUI;
Uns 20 a 30 minutos diários são suficientes e você terá um cão educado, civilizado e sob controle. Existem sites que ensinam o passo a passo é fácil e trará muito prazer para você e para ele.
Espero ter ajudado… Mas lembre-se tudo só na palavra e como recompensa apenas carinho e um simples “muito bem”, quando ele fizer tudo certo. Ao contrário que muitos pensam, adestramento militar é só na repetição e carinho, não existe violência alguma. Apenas quando contrata-se adestrador picareta… E no Brasil é o que não falta.
Por Daniel Alves
Meu amigo, respeito sua profissão e a admiro, pois trabalhei com inúmeros veterinários militares. Mas dizer que adestramento é desnecessário é algo perigoso. Não adestro para civis pois a maioria não sabe criar os próprios filhos, imagine um animal. Mas obediência básica é extremamente necessária em cães de médio e grande porte. Vai me dizer que nunca ficou sabendo de um cão de médio ou grande porte que atacou a própria família, em seu consultório? Pois o veterinário que cuida dos meus cães, o que não faltam são histórias deste tipo. Não aceito esta história que todos podem possuir qualquer raça. O cidadão responsável deve ter o cão de acordo com o seu perfil . O motivo? Evitar acidentes, simples assim. E em animais meu caro, tudo é “INSTINTO” sim, por isto são simples. Eles tem o instinto de sobrevivência, no caso dos cães o senso social de matilha e precisam de um líder, caso contrário ocorrem manchetes sensacionalistas como “Cão ataca dono e o mata”, ou “Cão ataca criança e a deforma”! Isto é real, ocorre no mundo todo e não em bancos de faculdade. Sou militar da reserva e adestrei animais por décadas, fiz curso superior, não sou tolo ou desinformado, apenas realista. Nós humanos não somos melhores nem piores, apenas no nosso desenvolvimento, ocorreu o milagre do raciocínio lógico e inteligência acima dos demais seres que habitavam a terra, e aí meu caro nos transformamos no maior predador e destruidor do planeta. E quanto a todos se meterem em como criar seu cão? A sociedade esta farta de ataques de cães, e no fim a culpa é da raça e não do proprietário. Amigo, pense no que pode ocorrer se um cão de grande porte ataca uma criança ou um idoso? As sequelas ou fatalidades que ocorrem! No Brasil, as pessoas acham que ninguém deve falar como tratar o seu filho, por isto vemos a cada dia jovens matando, traficando e roubando sob o manto da impunidade do ECA, agora temos problemas com cães nas mãos destas mesmas pessoas, cães agressivos, perigosos, sem controle e pior, pessoas que acreditam que é assim mesmo, e ninguém deve interferir. Nosso povo é mal educado, sem limites e isto em todas as classes sociais, e seus cães e filhos seguem o mesmo perfil.
Por Venom
Daniel, vc vai ver no meu comentário que eu não disse que o adestramento é desnecessário. Na verdade, eu falei exatamente o que você está dizendo. Para ALGUMAS situação, ele não só é recomendado como necessário. O que eu falei foi que não é algo necessário para tudo e todos, e que todos os cães devem ser mecanizados a agir da mesma maneira. Assim como cada pessoa é individual e diferente, o mesmo vale para os animais, mesmo dentro da mesma espécie, dentro da mesma raça. Obediência básica, na maioria dos animais, pode ser ensinado pelo próprio dono sem risco algum. Agora, raças que possuem potencial de risco ou agressivo, ai sim o adestramento é importante. Mas foi exatamente o que eu disse lá em cima. Concordo com você totalmente(inclusive sempre digo isso pra clientes e colegas) que cada pessoa tem um perfil para determinadas raças. Alguém sedentário não pode possuir um animal cheio de energia que precisa fazer muita atividade. Uma pessoa que pesa 50 kg, não pode ter uma raça que ultrapassa os 70. Não apenas é um risco para si e outros, como coloca o próprio cachorro em risco.
E em animais não é tudo instinto. Há MUITO tempo centenas, milhares de cientistas estudam a vida animal, e até hoje encontram características e comportamentos que não tem explicação ou razão( e não, não classificam como instinto). Ou seja, nem pessoas que se dedicaram apenas a estudar isso conseguiram todas as respostas. Não consigo acreditar que você seja tão arrogante a ponto de achar que tem a resposta e solução para tudo, quando centenas de pessoas que estudam isso há muito tempo, ainda não tem. Quem estuda vida animal, sabe que ela é tudo a não ser simples.
Sim, a sociedade está farta dos ataques. Mas deveria estar farta tb dos donos desses animais. O adestramento não tem que ser do cão não, tem que ser do dono. É a pessoa que tem que ser adestrada para como criar e cuidar do seu animal. Me pergunto quantos desses cães agressivos, que causaram esses ataques, não foram deixados assim pq era legalzinho? Ou quantos dos donos desses animais não pegaram essa raça pq ela é mais agressiva, assusta, é legal.
E ai volto no meu comentário, cão é filho sim.
Se seu filho fica doente, o que você faz? Deixa ele definhando até morrer ou leva no hospital? E se seu cão estiver doente, o que você faz?
Se o seu filho está com fome, você dá comida pra ele ou deixa ele definhando? E o cão?
Se o seu filho está obeso e quer ficar comendo besteira, você vai dar tudo o que ele quiser ou vai controlar a alimentação? E o cão?
Se seu filho não se comporta, está sendo agressivo na rua. O que você faz? Deixa ele fazer o que quer e ignora, ou disciplina o seu filho? E o cão?
Se o seu filho está cheio de energia em casa, o que você faz? E o cão?
Se o seu filho quiser dormir ao seu lado por x motivo qualquer, o que você faz? E o cão?
Se você criar seu filho com violência, estimulando a mesma, ele como adulto vai ser como? E o cão?
Então me explica a diferença que tem que tratar um do outro exatamente?
A diferença, pra mim, é uma só. O seu filho um dia se tornará independente. O cão não, sempre dependerá de você.
E isso tudo que você comentou das crianças e de como elas estão hoje em dia, não é apenas fruto de ninguém se meter não. É fruto de pais que não querem criar seus filhos. Que acham que o dever de criar o filho é da escola. Hmm, me pergunto quem faz esse papel no cão. Quem é que cria o cão para o seu dono pq ele não quer ter o trabalho.
Cão é filho sim. Ter um cão é saber que uma vida vai depender de você para tudo, por no mínimo 10 anos. É um investimento, é um comprometimento.
Eu tenho hoje 30 anos. Nunca tive 1 ano se quer da minha sem cachorro.
Só que eu não tenho cachorro pra mostrar pros outros. Eu gosto de criá-los. Me satisfaz ver ele aprendendo o que eu ensino (gosto de ensinar, por isso da minha profissão). Me deixa feliz a reação dele em me ver. É uma vida com total entrega ao que você é, e isso vc não encontra em lugar nenhum. Gosto desde ver aquele filhotinho que não tem noção nenhuma do mundo, passando pelo jovem que quer brincar, correr, pular, até o idosinho que só quer ficar ao seu lado deitado e quietinho. Eu adoro CRIAR os meus cães. E não ter.
Ter é muito fácil. Qualquer pessoa pode ter um cão, pode ter um filho. Criar é diferente. Criar exige muito. Criar dá trabalho.
Só que as pessoas acham ainda que cachorro e gato é presente. É enfeite. É bichinho de pelúcia. Que não dá gasto. Pq? Pq é um cão, e tem que tratar como bicho. E como o homem é o único que raciocina, bicho é inferior. E ai, quando foge das expectativas de um ursinho de pelúcia, abandonam, empurram pra alguém.
Minha visão de cão como filho é tanta, que pra mim você comprar ou adotar um animal, tinha que ser que nem adotar uma criança. Exigido um mínimo. Feito uma avaliação daquela pessoa. Se nós não damos uma criança pra qualquer um, pq o cachorro e o gato sim? Pq tem muito? Pq é bicho?
Há 200 anos atrás, os africanos tb foram chamados de bicho. Tratados como inferiores, dominados. E isso resultou numa das maiores tragédias da nossa espécie.
Agora é a vez dos seres que não tem 46 cromossomos.
Por Jemima
Eu não gosto dessa igualdade, na minha opinião não se pode fazer esse tipo de comparação. Os animais precisam ser protegidos, amados e cuidados, mas são animais. Quando o bicho mata é para comer, o ser humano mata por crueldade. O ser humano é superior em capacidade cognitiva, mas reconhecer isso não é desprezar os animais. É ver um fato. A própria existência humana deveria ser exterminada com esse pensamento, por que não seria apenas deixar de consumir produtos de origem animal, ou seja, obrigatoriamente todo ser humano ser vegetariano, mas acabar com o humano que consome terras e recursos hídricos para existir.
Por Daniel Alves
Este é meu quarto Pit Bull e vejo comentários equivocados a respeito de cães a toda hora na internet, na verdade me arrependi de ter comentado. Realmente Raymundo, tem muita gente confundindo demais as coisas. Já vi bobagens demais, de cão pensando a pessoas dizendo que dizer que um labrador é dócil é prestar um desserviço. No caso do Pit Bull criou-se um estigma sobre a raça que é uma tremenda mentira. O Pit Bull é um cão como outro qualquer, mas devido a sua energia e amizade ao dono, no intuito de agradar pode se tornar perigoso nas mãos de “idiotas” como você sabe. E agora a moda é “Educador de cães” ou “Psicólogo canino”, pois adestrador maltrata animais, cara tem de ter estômago para ver tanta bobagem. Na questão de criadores a coisa esta ficando séria, tem muitos animais totalmente desequilibrados sendo comercializados através de verdadeira linha de produção. As cadelas se reproduzem quase o ano todo, e isto é grave e não vejo ninguém se mobilizando. O verdadeiro criador é um cara que ama a raça, a desenvolve e cuida. Torna-se um legado…
Por Daniel Alves
Minha cara, nada é 100%. Mas só vi um labrador com desvio comportamental em 22 anos. E desserviço é o seu, onde diz que raça não interfere. Raça é tudo. Um cão de raça segue o padrão. Um criador responsável sabe o que deve possuir em termos estéticos e comportamentais. E labrador morder é algo único, difícil de ocorrer, da mesma forma ele reagir de forma agressiva com outros animais. Pode ocorrer? Claro. MAS QUAL A PROBABILIDADE de isto ocorrer? Sabe o significado da palavra né? E você deve ser muito carente. Nunca trabalhei com Golden, mas é do temperamento da raça a tranquilidade e docilidade. E sinceramente, deve ser muito boa no que faz! Eu sempre fui péssimo e estou pasmo como alguém com tanto conhecimento ainda não foi descoberta pela mídia… Sabe quanto cães já adestrei? Não. Sabe quantos foram premiados por seu desempenho? Não. E parei por aqui, pessoas iguais a você que tem dificuldade em interpretar textos é muito difícil de lidar.
Por Marcia Sanae Nakajima
Exatamente, meu problema aqui é você falar como senhor da verdade, usando NUNCA e SEMPRE, pra depois ficar se desdizendo usando a probabilidade. E digo isso por que, SIM, EU TENTEI INTERPRETAR SEU TEXTO, mas você NÃO SE DEFINE.
Agora, o que isso tem a ver com a minha suposta carência, por tentar esclarecer que RAÇA É TENDÊNCIA a ter tal comportamento, e não 100% (ou 99) de que vai ser de tal forma mesmo que o proprietário não for bem orientado.
Agora, pra querer se afirmar tanto e se irritar porque alguém aqui questiona, carente não é você?
Por Daniel Alves
Márcia cansei…Pense o que quiser, diga o que quiser e dona da verdade aqui não sou eu. Vá ler sobre conceitos de adestramento modernos e comportamento animal escrito por adestradores sérios e pare de me encher o saco. E raça é predominante no comportamento animal, mas nada é 100% até a sua burrice não é 100%. Então minha cara ser questionado por quem possuí mais experiência nunca me ofende.Mas por quem só quer discordar simplesmente por não se conter e que faz explanações equivocadas por premissas irrelevantes enche o saco de qualquer um. E você esta certa, eu errado você é fodona. Conhece tudo sobre cães e eu um retardado que não tenho conhecimento algum. Agora pare de me encher o saco, pois sua carência afetiva esta me torturando. Me arrependi amargamente de comentar. Nunca perdi tanto tempo na vida com pessoas que são na maioria boas pessoas, mas não conhecem porra nenhuma de cães. Já li que cão pensa, que cão guia é o exemplo do raciocínio de cães, e tanta baboseira que meu estômago não suporta. Este é um dos motivos que não adestro cão para civil nenhum, são na sua maioria sonhadores e que acreditam piamente que seu cão os ama, como se um cão tivesse senso moral e ético, expressasse emoções como ódio, amor e não apenas instinto. Cansei, acredite no que quiser… E para manter suas convicções intactas não suportam a verdade.
Por Marcia Sanae Nakajima
Ué, só estou mostrando as incoerências lógicas na sua fissura por raças, e eu que sou burra?
Manter a minha lógica e não me dobrar a patentes militares é burrice? (Não, não estou generalizando. Já peitei militar forçando a barra pra adestrar meu cão dócil na base da violência – e ganhar $ ‘fácil’ – mas também admiro uma escola de adestramento na região que adestra tanto os cães da polícia quanto civis, além de reconhecerem que existe mais de uma linha de adestramento, vivem fazendo cursos de aperfeiçoamento e se atualizando nas pesquisas de comportamento canino). Ou carência?
Se é carência afetiva ler mais de um post seu, comparar e ver que não seguem a mesma lógica, agora sim, serei carente, vou me dar ao trabalho de citar uma postagem sua que mostra a minha visão sobre as raças:
“A raça influencia em algumas características do animal, mas a personalidade, caráter e socialização auxilia em muito o resultado final da criação. No caso do Pit Bull, criou-se todo um estigma sobre a raça, devido a falhas na socialização, criadores irresponsáveis e na popularização do cão.”
Raça influencia ALGUMAS características, certo?
Personalidade, caráter e socialização auxilia em muito, não é?
Concordo plenamente.
Só que depois você vem com esse papo de que labrador (e golden, que você se especializou magicamente de um dia pro outro) não mordem.
Ué, mas e ‘personalidade, caráter e socialização’? Só funciona pra pitbull?
O conceito de raça funciona diferente? Ou só está dizendo o que vai agradar aos donos dos cães?
Por Rafael Ferreira
Seu comentário disse tudo… O homem tem essa mania de se achar superior em tudo, de achar que nenhuma outra espécie é racional, apenas o homem é racional. Isso parece até piada de mal gosto, pois o homem também age por instinto e isso não o torna irracional…
Por Priscila Nascimento Viana
É isso que as pessoas se recusam a entender: não é que você não goste do animal, é que cada um tem uma necessidade, e se você não pode se adaptar a ela, você não está apto a ter o animal, assim como o animal não serve pra você. Tenho 5 cadelas em casa, não posso juntar as 5 porque uma tem problemas neurológicos e, apesar do respeito que ela me tem, do quanto eu a ensinei a se comportar, ela tem certos limites que não é conversa que vai ultrapassar. Qualquer ganido a faz entrar em estado de alerta, e a menor cadela que eu tenho, por ser meio chorona, sempre era atacada por ela. Ela me respeita muito sim, mas infelizmente esse é um limite dela como animal, conversar não vai fazê-la compreender que está errada, se o treinamento não o fez. A outra que vive com ela já foi atacada várias vezes, mas não há grandes estragos porque as duas são de médio porte, portanto, claro que minha preocupação é menor do que em deixar uma cadela pequena conviver com ela. Ela não vive de ataque, há momentos em que eu posso juntar as 5 pra brincar, mas vou sair de casa e deixar uma cadela relativamente imprevisível com outros animais perto de uma cadela que não tem nem tamanho suficiente pra se defender? Tenho outra que é o extremo oposto, completamente submissa, não preciso de mais que alguns não’s pra que ela se aquiete. Claro que a criação conta, mas a moldabilidade de um animal só vai até certo ponto, no resto, nós, seres pensantes, é que temos que nos adaptar a ele, inclusive no que se refere à matilha, que é o único modo pelo qual eles entendem o mundo.
Por Lenna Praseres
Olha sinceramente não é legal ficar discutindo opiniões porque cada um tem a sua , e também ficar observando quem escreve errado não vai levar a nada, porque como eu disse cada um tem sua opinião. Só acho que a partir do momento que amamos um animal não vai nos importar a raça ou se algum dia ele vai nos agredir, pois os humanos também são assim, algumas pessoas aqui tem filhos adolescentes e por mais que tenhamos todo o amor a essa pessoa um dia ela pode virar e nos agredir verbalmente ou nos responder de um modo rude, com o animal acontece o mesmo, podemos ama-lo mas um dia ele pode nos atacar. A visão que eu tenho é que nós humanos não nos respeitamos e as vezes nos tratamos com indiferença ou como lixos, mesmo sendo racionais …. e o pobre animal que nem racional é tem que ser sacrificado por um “erro” que nós humanos também cometemos e muitas vezes pior. Porque um bandido que mata alguém vai preso, e um cachorrinho (IRRACIONAL) morde uma mulher e tem que ser sacrificado?. (Lembrando que não estou comparando humanos com cães, mas eu acho que humanos ,plantas e animais todos (TODOS) deveriam ser valorizados independentemente de seres racionais ou irracionais, pois pelo que vejo no Brasil a fora os dois estão iguais) os amantes de animais entenderão 🙂
Por Daniel Alves
Estou impressionado. Minha esposa é igual. Esta de parabéns. Uma pena que você é minoria. A maioria quer que o cão haja como ser humano e esquece das necessidades prementes de liderança na matilha. Quando percebem o cão tomou conta da casa. Aí, se é cão de médio ou grande porte acontecem os acidentes. E são frequentes, apesar das pessoas ignorarem, basta entrar na internet.
Por Daniel Alves
Já fui ofendido por pseudos protetores de animais, que não entendem que as raças foram criadas pelo homem para determinada tarefa ou trabalho. Quando falamos isto, abre-se a porta do inferno, com frases do tipo: cães não devem fazer guarda, não devem trabalhar…Mas se esquecem que isto esta na genética deles. Só uma curiosidade, o dobermann foi criado por uma pessoa que fazia recolhimento de impostos e precisava de um cão forte e agressivo para o proteger durante o trabalho. Aí os inteligentes, levam um cão deste para casa e o tratam como cão de companhia. Lógico que existe uma enorme chance de dar errado e o cão assumir o controle da casa. O Rottweiler foi criado para auxiliar açougueiros na Alemanha e guarda, e querem que o cão seja confinado em pouco espaço, stress do animal e risco para o dono. Mas você quando disse em carência afetiva, toca na ferida de muita gente… Parabéns pelo texto.
Por Carolina Francese
Nem pseudo nem protetores, só gente que estuda e também tem experiência, Mas também que tem uma cisão não utilitarista dos cães. Não tem como encaixar sua visão utilitarista na visão de um treinador que tem uma visão diferente. Não faz nem sentido.
Por Daniel Alves
Assino embaixo. Esta de parabéns. Criar um cão com carinho e respeito é diferente de um cão sem limites.
Por Daniel Alves
Sua educação só é menor que seu analfabetismo funcional. Vocês colocam o cão como se fosse gente. Esta errado e a maioria só se da conta quando aparecem os problemas. E seja mais educada, não possui o mínimo de respeito e se acha que esta certa o faça. Afinal de contas, deve ter faltado muito limite na sua criação e cão não faz truques, é adestrado.
Por Nallya
Daniel Alves, concordo plenamente com vc, os maiores problemas caninos são resultado de donos negligentes. O cão não é um filho, precisa de um líder pra seguir, gastar energia e principalmente afeto, se todos donos fizessem isso teríamos cães mais felizes. Obrigada pelo conteúdo, foi muito útil.
Por Daniel Alves
Sinto Carolina, mas toda raça tem sua função. Todas foram criadas pelo homem tempos atrás para o trabalho e companhia. Esta cultura que todos podem tudo, é que acaba gerando acidentes com cães. Qualquer adestrador iniciante sabe disto. Saber discernir e abrir a mente e aprender, é evoluir como pessoa. E não se evita mordidas ou ataques apenas socializando animal algum, necessita adestramento do cão e ensinamento para seu dono. Uma pessoa sem liderança não pode possuir um simples Pastor Alemão que possua temperamento forte por exemplo, o cão irá dominar a casa. Temos de acabar com esta cultura que todos tem condições de possuírem determinadas raças. O abandono frequente de cães é a maior prova que estou dizendo a verdade.
Por Carolina Francese
De jeito nenhum Daniel, não generalize os treinadores pela sua cabeça utilitarista. Raças foram criadas com instintos específicos para pastores, trazer coisas, apontar etc mas qualquer pessoa que conhece cães sabe que por baixo disso eles são todos a mesma coisa. São seres sociáveis, não ferramentas. A sua visão que é a mesma da família que criou esse cachorro é que causa acidentes. E DE JEITO NENHUM é necessário adestramento para evitar mordidas. Eu sei que você quer vender seu peixe, mas não precisa inventar absurdos. Há não muito tempo não existia essa fissura por raça e todo mundo tinha “cachorro”. Ninguém era dominado não. Ninguém ficava com essas firulas de cachorro de temperamento forte, pastor alemão, aimedeus pit bull. Conheço pessoas sem nenhum conhecimento sobre adestramento que tem montes de cachorros e morreriam de rir se eu dissesse que eles deveriam ser adestrados. Eu adestro as minhas por diversão, só pra ver o que eles conseguem fazer. Mas tanto eu quanto as pessoas que conheço, que conhecem comportamento canino ou não, que adestram ou não, tem cães porque gostam deles e são cães de companhia, inclusive as que moram em fazenda. Sua visão utilitarista não se encaixa. Pessoalmente odeio essa visão utilitarista, mas resolvi não atacá-la especificamente, nem ao seu trabalho.
Por Francisco Ferreira Borges
Jéssica Me Desculpe Mas Esse Seu Comentário Me Deu Vontade De Vomitar! Parece Aquelas Menininhas Que Tem O Quarto Todo Na Cor Rosa & Veste Os “Filhinhos” Com Suas Roupinhas. Amo Cachorros Mas Tratar Desse Jeito “Gliter” Que Você Trata, Jamais!
Por Jéssica Tandara
Eu disse que a trato como ser humano? Você sabe se eu visto ela com alguma roupa? Eu trato com amor, é para isso que eu a tenho, uma companhia, além do mas eu salvei ela da morte, iam sacrifica-la e adotei. Você não sabe como são as coisas na minha casa e fica falando! Eu só disse que não é para falar de amor, não vou discutir, porque tem gente que se acha superior e falar com pessoas assim é inútil.
Por Carolina Francese
Ele também não tem muito conhecimento Jéssica, não se incomode.
Por Gi
” Eu tenho 8 cachorros, já FOI MORDIDO POR UM” a gramática te mandou um oi 😉
Por Gi
Gente o moço só explicou a diferença entre adestrar um cão ( com amor e carinho) e tentar criá-lo como uma criança!! Amar é ensinar corretamente, cuidar da alimentação que é ração e não resto de comida ou chocolates, vacinas, banho, brincar, passear, dar abrigo, não jogar na rua quando se cansa do animalzinho e principalmente repito, criá-lo como um cão e não como uma criança!!!! Depois o animal se torna completamente dependente do dono, fica latindo, sem comer e até doente na ausência do mesmo ( eu convivo com um familiar que fez isso com o pobre animal achando que era amor, mas na verdade só o deixou doente e pasmem é emocional!!! ) Concordo com tudo que Daniel escreveu, quanto mimimi a toa…
Por Daniel Alves
Jéssica este comportamento é típico de matilha. Quando um membro se afasta, morre ou adoece a matilha toda sente. Isto não é amor, é instinto. E liderança e respeito o cão deve ter sempre. O amor como sentimento é desconhecido por cães, pois eles não tem nosso senso moral. Se você for em uma fazenda que possua vários cães, entenderá o que estou dizendo. Eles pulam, se abraçam, dormem enrolados, colocam a cabeça sobre os outros. Mas não se amam. Quem instituiu os sentimentos fomos nós. Amamos, odiamos, desprezamos, invejamos… Eles não. São mais simples.
Por Daniel Alves
Perfeito raciocínio. É isto mesmo. Mas tente explicar isto para pessoas cegas e que acham que o cão é gente! Cara quando me aposentei, muitos perguntaram o motivo de não adestrar animais comercialmente, diante da experiência adquirida no Exército. A resposta foi o seu texto. As pessoas começam a criar o cão como gente, aí quando o adestrador começa o trabalho, logo é dispensado ou pior, ofendido pelo proprietário do cão. Um amigo me pediu para adestrar o seu pastor alemão. Fui a casa dele e vi um cão mimado, cheio de manias e principalmente, perigoso na hora da alimentação. Quando disse o caminho a seguir, a esposa dele fechou a cara e parei por aí. Semana passada o cão atacou a esposa dele na hora da refeição, não aceitou que ela chegasse perto. Só que agora tem 03 anos e fica mais difícil tanto para o adestrador como para a família conviver com o cão. O destino do animal será a doação para outra pessoa. Triste realidade de um país onde as pessoas não se informam antes de adquirir um animal. Meus parabéns pelo texto.
Por Thiago Vieira
Ridículo esse site , o cachorro quase esfacelou toda a cara da mulher e ainda querem falar de devido tratamentos ao pitbull e não sei oque , se liga meu , se acontece na minha familia esse cachorro tava morto a anos já.
Por Erica Prucher
Uma coisa e certa, o dito” ser humano” e a pior raça que existe, destroi, mata, polui, corrupto, desleal, e ainda se dizem e se acham “racionais” e a pior escoria da terra. Ainda tem muito que evoluir pra chegar a ser um pouco de muitos animais que existem por ai.
Por harry BSB
Eu tive um Pit bull ele morreu com 14 anos e nunca, nunca rosnou para uma pessoa sem motivo e memos quando rosnou, rosnou porque encontrou um desconhecido dentro de casa, ele ficou com os dentes para fora, rosnando e olhando para minha irmã, que nem morava em casa, como que esperando uma reação dela, como ela nada fez o cachorro parou de rosnar e ficou parado.
não sei se tivemos sorte mas o Luke Skywalker foi inesquecível.
Por Marcel Fernandez
Pra começar, quem conhece a raça sabe que esse cão não é um Pitbull…
Obrigado, de nada….
Por Fernando
https://www.portaldodog.com.br/cachorros/curiosidades/pit-bulls-eram-usados-como-babas/
Por Antonio Braziel
Pessoalmente, considero a raça perigosa por essência. Ela foi desenvolvida pelo cruzamento de indivíduos que tivessem as características mais agressivas, além da robustez e da mordida extremamente forte. Não é uma raça original, portanto, foi criada pelo ser humano com objetivos muitos claros. E o resultado é uma nova raça com um potencial de agressividade elevadíssimo, uma índole muito boa predominante, mas uma suscetibilidade a rompantes diante de qualquer estranheza. Com a agravante de que, por sua compleição e instinto, é potencialmente fatal. Entendo que, conforme já foi colocado aqui nesse fórum, não adianta querer que o pit bull seja um pet. Ele não é. E quem cria deve ter a responsabilidade de cuidar para que ninguém seja ferido ou morto. Porque esse risco é real e permanente. Precisamos levar em consideração que essa raça não foi criada pela natureza, a exemplo de muitas e muitas outras. É resultado da mão do homem sobre outras raças. Por isso ela precisa ser avaliada de forma responsável.
Por Daniel Alves
A raça foi desenvolvida pelo homem, mas quase todas foram assim. Foram cruzamentos de molossos que criaram o Rottweiler, por exemplo. Mas concordo contigo, o Pit Bull é um cão para pessoas que sabem criar com responsabilidade. O adestramento básico de obediência no mínimo tem de ser realizado e se for adestrado para ataque e defesa, deve ser por um profissional, pois é um cão dedicado aos donos ao extremo. Mas hoje, vemos o cruzamento indiscriminado de raças por pessoas irresponsáveis o que pode gerar problemas no futuro. Mas ninguém liga Antônio, e quando entro numa discussão destas, que leva conhecimento as pessoas, alguns ainda não entendem e se tornam irracionais.
Por Analista de Bagé
foste seletivo no teu artigo, não levou em consideração a história completa que acompanha o vídeo original postado pelo filho desta senhora. Na descrição e comentários que seguem ele explica que a irmã dele é uma irresponsável que não cuida nem de si, nem dos filhos e largou o cão aos cuidados despreparados dos pais (essa senhora do vídeo). Da forma que escreves parece querer transparecer a ideia que irresponsável foi a família que cuidava do animal e não da dona que ausentava-se. O cão não era mais tratado como animal de reprodução por mais de trinta dias (segundo o autor do vídeo), estava ambientado ao lar dessa família. Tive experiências boas com Pit-bulls no passado, mas é reprovável a forma como conduziste esse artigo, mesmo concordando contigo, não posso deixar de salientar a minha insatisfação de como escreveste.
Por Joao HJK
Daniel Alves, você disse que o Único cão que não morde é o Labrador. Mas eu tenho a impressão que o Golden Retriever é ainda mais dócil do que o Labrador e acho que este realmente não morederia ninguém. Você não acha?
Por Daniel Alves
Concordo. Lógico que pode ocorrer desvios comportamentais em algum indivíduo, mas 99% são dóceis.
Por luis
Animal é Animal, e falar que não tem indole, é ser ignorante.
Assim como o Humano é um animal, e também tem indole, e uma mesma “raça” pode apresentar comportamentos diferentes, mas sempre haverão os laranjas podres.
…o problema é que hoje em dia, todos amam mais cachorros do que pessoas necessitadas.
Por Suzi Rosa
Quando alguém ou um animal não faz o que o humano quer, ele costuma agir assim como um animal vingativo, pensativo em fazer o mal . não parou pra pensar no lado do cão q era usado.enfim ele pode ter morrido mas fez antes uma coisa super merecida 🙁
Por Business Land
O barulho que a senhora fez foi algo estridente, como se fosse o som de um animal a ganir, a morrer… O cãozinho só riagiu mal ao som. E perante todo tratamento que deram ao cão.. Que foi nenhum, só usaram o cãozinho… Fogo, ate um ser humano se revoltava…
Defendo o cão. Quem deveriam ser punidos eram os donos.. E de uma certa forma ate foram! Descanca em paz cãozinho!
Por Lola Viana
Tenho uma pit muito doce não pega nem gato,e os vira latinhas encrenqueiros pega até sombra,tenho 20 cães e nunca nenhum atacou ninguém.
Por Lola Viana
Como sempre coitado do cachorro agiu por instinto e foi morto,ser humano mata todos os dias por pura maldade e fica numa boa.
Por Lucas Teles
Bem feito pra essa velha, tinha mais que ter arrancado parte do rosto e nao só perfurado…
Por Carolina Francese
É um clássico dos ataques. Cachorro que vivia isolado no sítio, cão de guarda que não tem contato com pessoas, cão de procriação…cachorro é um animal social e deve ser socializado.
Por Daniel Alves
O Pit Bull não é cão de guarda. Foi um cão criado para as rinhas descendente dos American staffordshire terrier, que foi criada e aperfeiçoada pelos ingleses e ao chegar aos EUA criaram o Pitt Bull que ficou ainda mais forte e feroz nos combates. Podemos utiliza-lo no máximo como cão de defesa. O meu, adestrei pessoalmente para isto. Assim como um boxer que tive. Ficam ótimos, mas para guarda o temperamento não ajuda e existem raças mais equilibradas para isto. E no caso, no vídeo não tem como ter certeza do que originou o ataque, podemos supor que atitude da família frente ao animal foi inadequada, nada além disto.
Por Thiago Esteves
So da pra dizer o Pq do ataque vendo todo o processo e nao aoenas um pedaço do video. Eu percebi que depois que jogaram agua na senhora, ela levantou de uma forma errada. O garotinho e o pitbull estavam na frente dela e do lado. Quando ela levantou o cachorro pensou que ela poderia atacar a criança por ter molhado ela ou pode ter pensado que ela iria pra cima dele. Reparem no video. Ele so ataca quando ela cgega perto do garoto.
Por Carolina
Concordo plenamente com vc! Eu acredito que ele a atacou num instinto de proteção ao menino. O cão achou que ela ficaria brava com o menino por ter jogado água nela e a atacou para protegê-lo. Houve todo um contexto, não foi um ataque infundado. O cão é um animal muito fiel e protetor, por isso acredito nessa hipótese.
Por Daniel Alves
Crio um Pit Bull, já atacou a minha mãe, que convivia com ele todos os dias.
Antes que fiquem horrorizados com o comentário vou explicar. O meu não
fica em canil, é adestrado em obediência e defesa, possuí caráter
equilibrado, brincalhão e permanece quase todo o tempo dentro de casa,
apenas na parte noturna vai para o quintal. Mas cães da raça em geral,
costumam surtar ou estranhar algumas situações, e como este cão em
específico tem uma mordida poderosa o estrago é grande. Nunca se
esqueçam é um animal, pode estar em um dia ruim, com alguma dor ou
simplesmente estranhar uma atitude. Portanto, vamos parar de achar que
cães são filhos, não SÃO. Somos de espécies diferentes e o extinto no
cão prevalece sempre. Fui militar a vida quase toda, trabalhei no canil e
adestrei inúmeros cães, e todos são diferentes, não só na personalidade
como cada raça possuí uma característica. Todo cão morde, apenas que
nos indivíduos de raças de médio e grande porte, o estrago é maior. Esta
história de pet é uma idiotice sem tamanho. O cão é um ser social,
respeita hierarquia, mas as vezes quer ascender sobre os demais de
alguma forma e assumir o controle. Simples assim. O resto é conversa
fiada. No vídeo em questão foram brincar na frente do cão, ele achou estranho e tomou uma atitude. Como sempre falha no ser humano provoca acidentes. Minha mãe no dia 01 janeiro foi entrar na minha casa e o cão a avisou, rosnando não entre, pois meus donos não estão. A atitude dela, foi forçar e xingou o animal, ele simplesmente defendeu o território. Minha mãe deu sorte ele apenas mordeu sua mão, e como ela soube agir e não puxou o estrago foi pequeno. Mas serviu de lição para ela e todos da minha família. O animal deve ser respeitado.
Por Gabriela Reis
Muito bom o comentário, super explicativo! Esses dias cheguei em casa e
como estava chovendo, coloquei meu casaco na cabeça, meu cachorro (uma
mistura de pinscher com srd) não me reconheceu e rosnou. Ele só ficou
calmo depois que tirei o casaco da cabeça e conversei com ele. E é
compreensível essa atitude, é algo natural independente da raça, porte,
personalidade, temperamento..
Por Daniel Alves
Gabriela, o que as pessoas não entendem é que nós amamos os cães, mas eles não raciocinam e agem por extinto e aí temos de saber lidar com esta situação. Você esta corretíssima.
Por Carolina Francese
É normal, crianças e bebês agem igualzinho. Não de atacar, mas de não reconhecer. Uma amiga já ficou trancada para fora de casa pelos filhos porque ela mudou o cabelo e eles não abriram a porta, não reconheceram.
Por Mauro Reges
Concordo plenamente. Cachorro é cachorro, não é filho. Amo sem precedentes esses animais, mas temos que respeitar sua natureza. /tinha um pit bull em casa, super dócil e semi paralítico, nunca atacou ninguém. Mas um dia do nada mordeu meu filho de 9 anos no rosto, foi basicamente um “arranhão” daqueles de dar medo, mas nada grave. eu só escutei o grito e quando cheguei perto, o “Arthur” (o cachorro) tava todo faceiro como se nada tivesse acontecido. Acho que nem ele sentiu que foi um ataque, apenas uma reação normal de uma animal que não queria brincar na hora. Passado o susto, tivemos que nos desfazer dele pois meu filho não o queria em casa. Meu filho é autista leve e já tivemos várias raças de cachorro, entre beagle, basset e vira-lata, TODOS morderam ele, não me pergunte porquê! Até mesmo um yorqueshire de uns amigos deu uma mordida no braço mais feia que a do pit bull. Então acho que o problema acho que tá no humano em questão, não na raça do animal. Se ele tem medo de cachorro? Adora! se deixasse por ele teríamos um canil! Vai entender…
Por Daniel Alves
Neste caso Mauro, tem de buscar pelo único cão que não morde ninguém, o labrador. Este não tem risco algum, o animal percebe o autismo, pode acreditar em mim. O cão é hiper sensível e o labrador seria uma boa companhia. Mas escolha o cão mais calmo e brincalhão da ninhada. Funciona…Se seu filho gosta, ajuda até a equilibrar o autismo, ele será mais feliz…Abraços
Por Jefferson Souza
Um golden e um labrador ja tentou me atacar sem motivo algum… animais são animais e como já citaram as vezes não estão em um dia ou momento bom e atacam sem precedentes… mas não existe isso de “x” raça é 100% segura e não ataca ninguém…
Por Daniel Alves
Jefferson nada é 100 %. Mas a probabilidade de um cão destas raças atacar é mínima. Eu em 25 anos de experiência vi um labrador agressivo. E era desvio comportamental. Quanto a golden não tenho contato com a raça a ponto de afirmar isto.
Por Pedro Leon
muito enganado você se encontra. existe um vídeo do Cesar, o cara do dog whisperer no canal fechado de TV, o mesmo que é técnico em sociologia canina a décadas que prova que isso que comentou não existe. em um episódio de suas series um labrador morde a mão dele DURANTE AS FILMAGENS, a familia o requisitou por o cachorro estar apresentando comportamento estranhamente agressivo e o mesmo ocorreu com sua presença na casa da familia, onde ele mesmo foi atacado e na sequencia aplica suas tecnicas para dominar o cachorro. É MUITO ERRADO DIZER QUE UM CACHORRO NÃO MORDE, li seus primeiros comentarios e até de up em um deles, mas achei 100% ingenuidade além de acreditar, repassar para outras pessoas que uma especie não morde, é muita ingenuidade. fez tirar todo crédito que senti nos seus textos. todo cachorro (todo animal), vivendo experiencia que o propricie a tal, vai morder, indiferente de qualquer outra coisa.
Por Daniel Alves
Pedro Leon, já tentei fazer um labrador de um amigo atacar e fazer guarda. Eles não fazem isto, meu amigo ficou decepcionado inclusive. O cobaia fez de tudo para incomodar o cão e ele abanava o rabo e chegou a se esconder atrás de mim. Quase chorei ao ver a docilidade. Quando um labrador é agressivo, é desvio comportamental. Algo incomum a raça. Tanto é que são estudados os animais desta raça que possuem alguma agressividade. Mas se formos colocar proporção estimamos que 98% dos labradores são dóceis.
Por Mauro Reges
Pedro, essa questão de raça mais mansa também me deixa duvidoso. Todos que morderam meu filho eram cães extremamente dóceis e do nosso convívio.Meu irmão tem uma rotweiller e ele mora em outra cidade. Todas as vezes que meu filho vai pra lá, eles brincam como duas crianças. Mas sei que uma hora ela pode estar num dia ruim e lascar-lhe a mordida. Mas não é um cachorro que nos amedronta, já que é assim com todos. Então acho que é mais questão de empatia entre os dois do que qualquer outra coisa.
Por Carolina Francese
Você está certo Mauro. Conheço ONGs de cães terapeutas, que trabalham com crianças deficientes, idosos etc e a maioria é vira-latas. Ainda existe esse negócio do labrador, mas é só ideia fixa. Nada contra os labradores, mas raça não determina esse tipo de empatia de jeito nenhum. Tanto que essas ONgs não indicam nem proíbem nenhuma raça. O Daniel trabalha com ataque, essas pessoas com empatia, paciência e carinho. E elas provaram que raça não importa.
Por Ana Santos
Pra criança brincar de pelúcia é bem melhor, não sentem dor
Por Mauro Reges
Daniel, já pensamos num labrador também. Realmente, às vezes ele “judia” dos cachorros, não com violência, ele tá mais pra “Felícia” do desenho. Mas na hora dos ataques eles geralmente estavam brincando. No caso do Pit Bull, ele tava deitado na varanda e meu filho foi encostar nele. Estamos com uma cadela que é vira-lata, mas um dos pais é Golden. Ela até engana, pois saiu quase idêntica a um. Ela é a pacatez em pessoa e em quase 1 ano ainda não demonstrou agressividade, nem com estranhos nada. É o cão mais dócil que tivemos até agora. As pessoas até nos criticam por fazermos tanto rodízio de cachorro, mas no nosso caso, que amamos cachorro mas que também temos uma criança instável em casa, precisamos pesar bem essa questão comportamental. Realmente, os animais fazem muito bem pra ele e esperamos que essa nossa cadelinha dê certo!
Por Marcia Sanae Nakajima
Desculpe, vou ter que me meter nessa conversa… tenho um labrador super dócil (até com o gato, como pode ver na minha foto de perfil) e brincalhão, maaaaas… até ele já deus umas mordiscadas.
Não é agressividade, mas às vezes ele se empolga demais e acaba exagerando na brincadeira.
Quando posso, levo ele pra passear na frente de uma escolinha na hora da entrada das crianças – eles se adoram! Mas tem horas que ele fica agitado com tanto estímulo, e a dificuldade é fazer as crianças pararem de brincar – então acabo pondo a minha mão na boca dele pra não machucar ou assustar as crianças.
Mas todo cão, se se sentir ameaçado ou ficar agitado demais (mesmo que por causa de excesso de gente pra brincar) pode acabar mordendo (ou mordiscando).
Não depende só da raça – já conheci rotweilers e pit bulls tão ou até mais dóceis que o meu labrador, e tenho um amigo que tem um labrador, que o próprio dono diz que é agressivo. Além da criação, cada um é um indivíduo. Tive duas pastoras, da mesma ninhada: uma era a cachorra mais dócil e esperta que já tivemos, a outra não conseguia nem distinguir bronca de brincadeira.
Por Carolina Francese
É verdade Márcia, a gente acha que atualmente as pessoas já sabem que não depende da raça, mas tem gente que insiste. Não depende da raça gente, depende da criação e de algumas características pessoais do cão, independente da raça. Alguns cães tem instintos desenvolvidos ao longo do tempo como os pastores ou os hounds, com um olfato super apurado, mas até hoje não há nenhuma prova científica que mostre que agressividade é passada geneticamente. Não existe gene da agressividade, e se existe ninguém descobriu. Existe cachorro mais medroso, mais energético, mais ansioso e cães que reagem de diferentes maneiras a diferentes circunstâncias. Isso de que pit bull é cachorro difícil é conversa de rinheiro para justificar as rinhas. Pir bull é forte e energético como muitos outros cães e precisa do mesmo tipo de socialização e exercícios. Eu sou outra que já conheci pit bulls e rotts loucamente dóceis e já fugi de um labrador agressivo na rua. Raça NÃO determina agressividade.
Por Daniel Alves
Existe sim. Qualquer criador responsável, sabe que se uma fêmea agressiva, com um macho agressivo, a possibilidade da ninhada ter cães com desvios comportamentais é imensa. E labrador agressivo esta totalmente fora da genética é cerca de 1%.
Por Carolina Francese
O que é um cão agressivo? É um cão territorial? Isso não é agressividade. É um cão que protege o alimento? Isso pode ser controlado. É um cão que ataca sem motivo? Um cão que ataca sem motivo é um cão mal socializado e com maus criadores. E provavelmente um cão treinado para atacar ou maltratado. Como você explica cães assassinos de pessoas realocados que não apresentam mais agressão? É porque mudando a abordagem e o ambiente o cachorro pode mudar de comportamento. Essa balela de que labrador nunca morde faz com que muita gente os compre e depois de livre deles. Já vi um monte de gente passado pra frente. É um desserviço ao cão. Pior que isso só acreditar em conversa de rinheiro de que pit bul é um cão assassino e não convive com outros cães.
Por Daniel Alves
Mas é isto que as pessoas teimam em não entender. Em uma ninhada, teremos todo o tipo de comportamento. Sempre oriento amigos a deixar o cão te escolher, mas nunca adquirir uma raça que não esteja dentro de seu perfil como pessoa. Isto evita por exemplo, que uma pessoa sedentária, adquira um cão que necessite de exercícios diários. Este cão com o passar do tempo ficará stressado e sujeito a comportamentos que ninguém quer.
Por Carolina Francese
Você tem muita fissura por raça, Daniel. A gente está falando de cães variados de estimação, de comportamentos comuns. Nós adotamos cães, não temos a visão utilitarista que você tem. Conseguimos educar qualquer cachorro, sem achar que ele tem que ter um trabalho ou uma função específica, queremos apenas cães companheiros, felizes e sociáveis. A Márcia tem um cão de trabalho super elétrico e não teve problema nenhum em educá-lo. Você faz muito terrorismo para valorizar o que você faz. Não duvido da sua experiência sem do seu sucesso treinando cães, mas nós somos muito bem-sucedidas nisso também, modéstia á parte.
Por Marcia Sanae Nakajima
Engraçado como você fica se desdizendo o tempo todo e ninguém parece perceber.
Se em uma ninhada, temos TODO TIPO DE COMPORTAMENTO, como pode dizer que 100% (ou 99, tirando o ‘1% de desvio de comportamento’) tenham a mesma propensão a serem agressivos ou dóceis?
Engraçado também como você fala como dono da verdade absoluta por ser adestrador, mas nunca questionou se mais alguém aqui tem experiência como adestrador (e há vários métodos de adestramento) ou de criador de alguma das raças que diz conhecer tanto.
Aliás, engraçado que você diz em uma postagem não conhecer suficiente a raça golden pra comentar sobre ela, e algumas horas mais tarde, faz uma ressalva no seu comentário sobre “labrador ser o ÚNICO cão que não morde”.
Gostaria de conhecer o seu método de adquirir conhecimento sobre raças específicas tão rápido… se for o bom e velho santo google, nem precisa responder, pois também sei pesquisar nele.
Por Ana Santos
Daniel, um de pelúcia funcionaria melhor, pra ser jogado de lá prá cá e de cá prá lá…nenhum dos dois iriam ter problemas principalmente a parte mais fraca mais indefesa e ainda não seria jogado na rua para adoção ok
Por Veronica Bonczynski
Como tu disseste, o problema pode estar no humano em questão… Algum dos ataques aconteceram enquanto tu estava presente? Teu filho pode estar maltratando os cães sem tu ou sem ele mesmo saber. Educação e respeito acima de tudo. Abraço.
Por Nadya Abi Saber
Legal seu comentário bem explicativo.Ensina as pessoas a lidarem com os animais sempre respeitando as características dele e não humanizando o bicho.Obrigada.
Por Daniel Alves
Nadya eu fico pasmo com algumas pessoas. Elas transferem para o animal toda uma carga emocional desnecessária. Não são gente, por mais que os amamos, continuam sendo cães e possuem necessidades diferentes. Eu me policio muito, lógico que de vez em quando acabamos por soltar um vem cá “filhinho do papai”, mas na maior parte das vezes é na imposição de quem manda e quem tem o dever de obedecer. O adestramento é justamente para isto. Uma imposição comportamental para todos conviverem de forma harmônica. Caso contrário o cão toma conta da casa literalmente.
Por Ythalo Barbosa
“mas na maior parte das vezes é na imposição de quem manda e quem tem o dever de obedecer” Não me estranha seu cachorro ter atacado sua mãe, pela forma que você o trata. Só poderia vir de um militar mesmo. Você acha que seu modo de criação é o correto, mas passa longe de ser.
Por Daniel Alves
Você não cria cão de médio ou grande porte sem noção de disciplina. Qualquer adestrador falará isto para você. Cão não é ser humano, não raciocina, agem por extinto. Por isto o senso de matilha e liderança devem estar presente desde sua chegada em casa. Pelo visto você entende tanto de cães como eu de física quântica. Acidentes com cães acontecem quando pessoas como você adquirem um cão com personalidade, acaba-se que o cão se torna o líder. O cão deve ser tratado na família como parte dela e não centro dela. E quanto a ser militar, quem você acha que possuí os melhores cães do país? Quem pesquisa comportamento e faz com que cães se tornem verdadeiros companheiros na busca e salvamento, policiamento e se você não sabe, nós quase morremos junto quando perdemos um cão. Nós os criamos desde pequeno, e os levamos para casa aos 08 anos, quando ele se aposenta. Seu preconceito denota desconhecimento.
Por Catherina Gazzoni
Você se acha muito inteligente, mas escreve EXTINTO e isso me faz duvidar de todas as suas outras palavras.
Por Daniel Alves
Use o nome, fica educado e civilizado. Estava usando o telefone e na pressa o editor me traiu. Desculpe a falha professor. Mas se duvida das palavras e experiência, pesquise, verá a verdade.
Por Marcos Franthesco
Mas ele ta certo. Por mais que você sinta amor e o caralho a 4, um cachorro é um cachorro, não seu filho. Você consegue conversar com um cachorro?
Por Carolina Francese
Enquanto vocês conversam sobre gramática perderam o principal erro dos comentários. Cachorro PENSA sim. Não como a gente, obviamente, mas ele faz escolhas com base em experiências e em sua inteligência. Sim, eles são inteligentes. De novo, não como um ser humano, mas raciocinam a seu modo. Quem fica muito fissurado em treinamento perde muito dessa parte canina. Você acha que seu cachorro que abre a maçaneta, sobre em um banco para subir na mesa para pegar alguma coisa, abre os armários, é um ser que não pensa? Que cães que precisam caçar para sobreviver não pensam? Quem cães guia que tem que tomar decisões sobre situações perigosas o tempo todo não pensam? Desculpem, mas quem não está raciocinando são vocês. Sim, os cães agem muito por instinto, mas achar que eles são puro instinto é falta de raciocínio lógico.
Por Daniel Alves
Quem ensina o cão guia? Isto se chama adestramento. Nada além disto. Não existe nenhuma pesquisa que indique que o cão pense. Quando o cão abre uma porta por exemplo, ele pula na porta e acerta a maçaneta, se faz isto com frequência torna-se algo corriqueiro. Ele não pensa em como abrir a porta! O cão caça quando selvagem, o domesticado na maior parte das vezes passa fome na floresta, com exceção de raças que ainda mantém este atributo. O cão guia não toma decisão alguma, ele é ensinado a fazer o trabalho por anos.
Por Carolina Francese
Daniel, por favor né? Como assim não existe nenhuma pesquisa. Saia desse mundo militar, de fissura por raça, por ataque, e venha para o mundo real com a gente.
Esse link é da Universidade de Yale, das pesquisas do Centro de Cognição Canina. Eles aplicam testes para entender o processo cognitivo dos cães e como eles tomam decisões. Sim, os cães são tão “não-pensantes” que nos leem e entendem o que estamos querendo que eles façam. https://doglab.yale.edu/
Centro Cognitivo Canino de outra universidade, com várias publicações https://mic.com/articles/104474/brain-scans-reveal-what-dogs-really-think-of-us
Tem muito mais, claro, mas o que não falta é pesquisa. A única coisa que você não vai encontrar é algo conclusivo sobre agressividade, embora existam pesquisas e variáveis https://www.animalpeoplenews.org/anp/2013/07/30/the-science-of-how-behavior-is-inherited-in-aggressive-dogs/
Por Gabriel
Carolina, deixa de ser retardada e teimosa, sua mula! Não sabe porra nenhuma e ainda fica enchendo o saco. Enquanto houver pessoas dementes como vc, cachorros de INSTINTO agressivo continuarão a atacar, matar. Enfim, chega de lenga lenga e vai tomar no seu cu. O Daniel já explicou tudo certinho e pronto. Pare de muito blá blá blá e vai procurar um cachorro pra cruzar com vc!
Por Ana Santos
Eu conheço uma senhora super amável um doce de pessoa, Porém pariu um filho que é uma máquina de matar, e aí??! Ele não foi treinado prá isso pos ele não foi educado pra isso, e aí a sua educação também me faz perguntar isso? e tem gente já achando q. seria mais produtivo um verme a vc
Por Carolina Francese
Esse aqui especificamente ninguém responde. Por que será?
Por Stela Candace
Pensam e possuem consciência. Sabe aquele professor que ensina uma matéria estática e não sabe compreender o aluno por inteiro? É vc.
https://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nao-e-mais-possivel-dizer-que-nao-sabiamos-diz-philip-low/
Por Daniel Alves
Realmente, vamos começar tudo novamente. Fique com os seus conceitos. E você deve ser daquelas que acreditam em Duendes e Coelho da Páscoa. Sabe o que se caracteriza por pensamento?
Ato de pensar.
Faculdade de conceber, combinar, comparar ideias.
Ato particular da mente.
Modo de pensar; opinião.
Meditação, fantasia.
Ideia, mente, espírito.
Máxima, sentença.
Significado de “consciência” sf (lat
conscientia) 1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e
mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2 Rel
Testemunho ou julgamento secreto da alma, aprovando ou reprovando os
nossos atos. 3 Cuidado extremo com que se executa um trabalho.
Qual animal possuí isto?
Por Stela Candace
Concordo plenamente com vc, Carolina. Não é segredo de que eles também possuem capacidades de intelecto. Por isso evito a prepotência e o ego acima da compreensão. Esse tipo de orgulho impede uma compreensão mais ampla e nos desvia de uma observação melhor elaborada. Não somente sobre esse assunto, mas sobre vários. Muitos humanos deixam de raciocinar, de tomar essa atitude que seria básica. Preferem preconceber ou ecoar o que foi ensinado ou o que parece mais convencional. Mas parar para analisar? Está aí uma possibilidade que muitos animais possuem, inclusive os humanos.
Por Ana Santos
Deus me livre, humanizarem os cachorros, aí sim é que eles nos matarão até quando estivermos dormindo, enquanto eles permanecerem como animais, só atacarão por defesa ou fome, já o ser humano nos ataca e nos mata até por um simples tênis, um anel….etc…
Por Vladimir Stiborski
Interessante seu comentário, mas discordo de sua célebre frase “Vamos parar de achar que cães são filhos, não SÃO”. Te desafio a expor estatisticamente quantos cães matam seus donos (que os criam como filhos) e quantos filhos matam os pais.
Por Daniel Alves
Quando você cria um cão como filho, você causa stress ao animal e é algo desnecessário. E cão não mata dono, isto é uma falácia. O dono é aquele que o alimenta, da banho, leva ao veterinário e não o que compra a ração! Entendeu a diferença? Quando vejo ataques de animais a proprietários a pergunta que faço é a seguinte: Quem cuida do animal? E animal não nos ama da forma que os amamos, eles nos seguem pelo sentido de matilha. Quando o cão não respeita o dono, é por que não o considera líder. E liderança não se impõe, se conquista. E esta conquista é que faz a diferença para o animal.
Por Hugo
hein?? é sério que tu vai levar isso em questão?
Poe ai em estatísticas então, quantos filhos morderam seus pais a ponto de perfurar a carne, e quantos os cães (criados como filhos) o fizeram.
Não tem fundamento…
Por Juju Galvão Miyaki
Disse tudo Vladimir! Quem é mais irracional?
Precisamos adestrar esses humanos que abandonam seus filhos, que estupram seus filhos, que matam os pais, que enfim…fazem tantas atrocidades!!
Por Liliane Tissei
Atacam sim Vladimir, poodles, yorks, pinschers, são cães pequenos e atacam qualquer um bem fácil, principalmente se forem mimados, mas como são pequenos e engraçadinhos, as pessoas não dão muita importância. Se forem fazer uma pesquisa sobre os cães que mais atacam, com certeza essas raças pequenas estarão no topo da lista.
Por Luis Schneiders
Vladmir Você é pai? Por favor não faça esse análise ridícula e superficial. Comparar cães com filhos, já é demais. Cada um no seu lugar!
Por Phillipe
Daniel parei de ler quando você falou que era militar… não entendo pq militar pensa que é melhor que civil e que falar isso vai impor valor a alguma coisa,e também que a sua opinião é a melhor que a dos outros. Procure se informar, pesquisas recentes comprovam que vários animais não podem mais ser considerados irracionais, entre eles estão os cachorros… para ser sincero acredito que metade das pessoas que estão comentando não sabem nem o significado e o que diferencia racional de irracional. Pois bem, você me falar que animais não tem sentimento, e eu te falo que os animais tem mais sentimentos que o ser humano =) mais provavelmente você esta certo pq você é militar e adestrou inúmeros cães, e eu sou um civil e amei e criei inúmeros cães. sou feliz da minha forma e trato meus cachorros como eu quiser… se quiser da sua opinião tudo bem agora não venha falar que é como tem que ser, pq isso é doutrina de militar.. ser alienado e superior.
Por Daniel Alves
Phillipe, nenhum animal raciocina. O seu preconceito e agressividade demonstram ser de uma pessoa insegura, imatura e que não entende um simples texto. Adestrar no meio militar é muito mais complexo que no meio civil. Seu desconhecimento é tamanho que nem vale perder meu tempo. Mas vou citar só um exemplo.Os cães que trabalhamos para policiamento, busca e resgate e outras tarefas são os mais equilibrados, dóceis e brincalhões. Nós amamos nossos cães, são nossos parceiros e todos tem um final de vida com nossos familiares aos 08 anos, quando se aposentam. Trate seus cães como quiser, mas são pessoas como você, que criam cães e crianças sem limites ou educação. É por causa de pessoas como você que temos uma raça que todos querem extinguir. O cão tem personalidade e espírito de liderança, e alguém que seja fraco, normalmente tem um cão descontrolado. As vezes vou em casas de pessoas que tem medo do próprio cão. Que são atacados no momento da alimentação, por causa de um objeto ou mesmo se tornam reféns dos próprios cães. Reveja conceitos meu amigo, esta precisando aprender muito. E animais não raciocinam meu amigo, a inteligência animal é puro extinto de sobrevivência e adequação ao meio onde vive. Pare de ler bobagens e acompanhe o que adestradores dizem a respeito de comportamento animal, precisa aprender muito.
Por Danielle S. Pereira
Olá Daniel, gostaria de compartilhar algumas informações com você e aproveitar também a oportunidade de dividir essas informações com outras pessoas. Você nesse post falou em rever conceitos, correto? E existem alguns conceitos que você também precisa rever, rsss. “Nenhum animal raciocina”? O ser humano é um animal, e bem…de maneira bem arcaica e deficiente, raciocinamos hehehehe. Então sua afirmação já estaria incorreta por essa razão, mas compreendo que o sentido de sua afirmação foi de que nenhum animal tido como irracional, raciocina. A informação também está incorreta e desatualizada. É uma ideia na verdade conflitante com sua experiência, pois trabalhando com adestramento de animais você deveria compreender e reconhecer a capacidade de aprendizado dos mesmos, ou você acredita que um animal obedeça a um comando não natural por instinto? Que o mesmo não envolva nenhuma atividade neural, intelectiva? Para um animal obedecer a um comando ele deve raciocinar, não concorda? Para ele repetir esse comando ele deve ser capaz de memorizá-lo e isso também envolve raciocínio. Mas talvez você tenha se detido a se defender das agressões do outro rapaz e não tenha, raciocinado de forma adequada ao tentar expressar suas ideias. 😉
“O cão tem personalidade (correto) e espírito de liderança (falso)”. Essa ideia de que os cães estão sempre procurando assumir a liderança da “matilha” foi fundamentada na observação de uma matilha artificial de lobos em um ambiente artificial, o que só poderia a levar a conceitos errados e que ainda hoje acreditamos e pior, a disseminamos.
Se for de seu interesse se aprofundar mais nesse assunto sugiro que procure pelo livro Cão Senso de John Bradshaw editora Record. Gostaria de deixar claro que não foi minha intenção desmoralizá-lo, ou ridicularizar suas palavras. De fato só queria levá-lo a novas reflexões e compartilhar com você e demais interessados, o que sei.
>> A Vida secreta dos cães, BBC. Também é um excelente compilado das mais recentes descobertas comportamentais dos cães. Mas procurem pela original, a que foi transmitida pelo globo repórter foi horrível (muitos cortes).
Por Daniel Alves
O cão não raciocina. Ele não pensa. Pensar é ter conhecimento de si mesmo. O que você elaborou no texto são conjecturas de pessoas que insistem que animais pensam, tem sentimentos ou coisa similar. O animal repete ensinamentos. Apenas isto. Pensar e raciocinar apenas os humanos são capazes. Nem os macacos que são compatíveis em mais de 99% conosco tem esta capacidade. Não existe nenhum estudo sério a respeito disto. Respeito suas crenças e convicções, mas assisti ao documentário que falou. Em momento algum foi ventilado que animais raciocinam. Se tal fato fosse verdade absoluta já teriam sido alardeados na mídia. O que existem são estudos preliminares e inconclusivos. A tentativa de pessoas em humanizar animais é tão prejudicial quanto o abandono deles. E quanto a liderança de matilha, a mesma é consolidada e não foi em ambiente confinado apenas. Podemos ler artigos e documentários de lobos no Canadá, cães selvagens na África e mesmo em fazendas com cães domésticos. E não são apenas cães. Os leões possuem liderança.
Por Andressa Moreira
Que ridículo seu preconceito só porque o cara é militar, isso não faz dele um ser alienado e em momento algum senti que ele queria ser superior a alguém por ser militar. Concordo com o que o Daniel Alvez disse, não se pode confundir um cachorro com um ser humano, isso não é benéfico pra nenhum dos dois, devemos sim ama-los e respeita-los e principalmente ENTENDE-LOS, mas não podemos confundir as coisas. Tenho um cachorro e trato ele do melhor jeito possível e com todo o afeto que se pode ter, porém as vezes ele tem suas crises, como quando está comendo algo inapropriado e rosna para que ninguém chegue perto. Eu o entendo, pois o instinto prevale em um animal irracional e isso não quer dizer que ele me odeie.
Por Marcia Sanae Nakajima
Eu não parei de ler só por ele ser militar, porque conheço uma escola de adestramento ótima que adestra cães tanto para civis quanto para a polícia… mas tive a infelicidade de topar com um ‘adestrador militar’ local, que quis tentar me empurrar o adestramento dele (na base do puxão na guia de um filhote calmo e sociável), sem eu nem mostrar sinais de que cogitava o serviço.
Não dá pra generalizar, os bons profissionais pegam a má fama dos maus profissionais.
Infelizmente, nesse caso você está certo, ele sabe mais do que veterinários e geneticistas, e não tem interesse em pesquisar a própria área de atuação… mas não consigo parar de ler e responder porque está tragicômico, com ele se desdizendo o tempo todo, querendo nos adestrar pra sermos focas batendo palmas e surta quando apontamos onde ele entrou em contradição!
Parece aqueles comediantes que dizem absurdos de cara amarrada :v
Por Léss Lippert
Em NENHUM momento ele se mostrou superior por ser militar, apenas disse que treinava cães.
E em NENHUM momento disse q animais são irracionais. PELO CONTRARIO. Leia e entenda.
Por Ana Paula Fogliatto
Adorei o comentário, eu particularmente trato minha cachorrinha como filha, ela é da raça shih tzu. Mas mesmo que eu lhe de mimos desde o primeiro dia em que ela chegou em casa lhe ensino a ser submissa, fica muito mais fácil cuidar de um bichinho que te respeita, posso escová-la mexer na comida e pegar qualquer coisa da boca dela que ela não avança, até os veterinários se surpreendem pois ela não da trabalho algum se quer para tirar sangue. Trabalhei em pet e os cães considerados de raças perigosas nunca me deram trabalho, mas já sai sangrando por causa de shih tzus, malteses, yorks, poodles e shinauzers. Acredito que não tem problema mimar um pouquinho mas hoje em dia tem cães que só ficam no colo do dono e não tem suas necessidades como animais supridas, é muito fácil ter um bichinho de enfeite mas muitas pessoas esquecem que esses animais precisam passear, brincar e saber sua posição na matilha.
Por Lance Lotte
Embora seu comentário tente destacar que existe uma grande diferença entre os instintos animais e humanos, não são apenas os cães que mordem. Embora tente destacar tal diferença, mesmo os humanos agem dessa forma. Isso é um fato, e há inúmeros casos que comprovem. Surtar, estranhar também são estados que qualquer espécie estão sujeitas.
Qualquer animal ataca, isso é um fato, seja um humano, um cão ou uma formiga.
Infelizmente humanos possuem uma fantasiosa ilusão de poder ou controle, mas situações como essa podem ocorrer, portanto é sumariamente necessário assumir responsabilidades sobre as probabilidades e haver compreensão sobre suas causas. Em qualquer situação pode ocorrer violência doméstica, portanto espero que essa senhora compreenda que condenar a morte não é solução para qualquer ataque, caso o fosse deveria primariamente ela a ser condenada a morte.
Por Liz
Oi, Daniel, tudo bem?
achei muito bacana o seu comentário, tenho um amigo na faculdade, que é militar e trabalhava no canil aqui em MG, ele me contava um pouco do adestramento e do cuidado que os animais possuem, fiquei encantada, arrisco dizer que são mais bem tratados que os próprios soldados. :p
Mas então, lá em casa, eu e minha mãe somos as ‘apaixonadas’ por animais, tive um pastor alemão fêmea, uma vira lata e 3 pinschers, atualmente somente 1 está vivo. Todos os animais que tive até hoje me respeitaram (minha mãe também é respeitada), seguiam os meus comandos, creio que me enxergavam como líder, não é? Ao contrário do meu afilhado, os 3 pinschers o odiavam, ele se aproximava e a guerra começava, latidos, rosnadas e tentativas de ataque.
Trato meu cachorro como se fosse um filho mas entendo a necessidade de não misturarmos as situações, no que tange a afetividade x extinto.
Por Fabi
Também concordo com você, essa mania idiota de ‘humanizar’ os cães, colocar roupinha, colocar pra dormir na mesma cama, beijar na boca (nojo!), é uma grande palhaçada e uma falta de conhecimento. Os animais tem instintos e os seguem, sem pestanejar. Acredito que mesmo aqueles que são treinados, devem agir inesperadamente em determinadas situações, afinal não são robôs.
Por David Rodrigues
Parabéns pelo comentário Daniel.
Entendo e concordo com você quando diz que não podemos achar que cães são filhos. Eles realmente NÃO SÃO!
Um cão é um cão e um humano é um humano. Um cão também não é um gato, não se pode tratar como tal…
Quando você escreve a palavra imposição, talvez na cabeça de algumas pessoas apareça uma cena de alguém batendo com uma barra de ferro no cachorro por ele não “dar a patinha”. E não é bem assim…
Existem muitos métodos – que tenho certeza que você usa – para se corrigir um cachorro sem precisar apelar para a agressão (até porque a agressão física é contrária a aprendizagem). E se você não corrige o animal e faz com que ele te obedeça, ele não vai te respeitar e vai fazer o que ele quiser.
Eu assisto programas de adestradores na TV e o que noto é que o problema é SEMPRE os donos.
É muuuita negligência. Seja por achar que o animal é um filho, ou achar que o animal é um brinquedo.
Em muitos programas onde o caso é um animal violento, é visível a falta de liderança do dono e a imposição que o animal tem sob o humano responsável.
Também noto que em muitos casos, a família acha que o animal é só de uma pessoa e elas não vão precisar se relacionar com o cão. Como se o dever de cuidar do cachorro fosse só de fulana, mas o animal precisa obedecer a todos na casa…
Se você não se impõe sob o animal e o faz respeitar, ele não vai respeitar… não é diferente com uma criança..
No caso da sua mãe, não sei se você vai concordar comigo mas, acredito que se ela tivesse um relacionamento um pouco mais próximo com o cachorro, saberia lidar melhor com a situação (um cachorro rosnando é sempre um cachorro rosnando..) e o incidente não teria acontecido.
Por Valéria Oliveira
Bom, eu acredito que não existe problema em ser carinhoso com o cão, tratar como um membro da família, até porque existem estudos que apontam que cães possuem um forte sentimento de família, de se sentir integrante. O problema é mimar o cão a ponto de ele não enxergar que você é o líder ali. Tenho uma boxer super mansa e ela até atende como “filha”, recebe beijos e carinhos, mas ela entende muito bem quem é o líder, principalmente através do tom da nossa voz. Tive outros dois boxers cuidados da mesma maneira e eles não ameaçavam atacar (exceto uma quando estava velha, mas ela já não estava bem e aí parte da consciência do dono entender os limites do cão). Você bem mencionou num dos comentários que muitos donos possuem medo de seus próprios cães e vejo isso como um problema seríssimo, porque mostra que o dono não se posicionou como líder na casa… onde já se viu não poder nem alimentar o cão sem ser mordido. E isso vem desde filhote, então esse é o momento de já impor os limites.
Por Camila Kauany
Daniel Alves, nunca foram ditas palavras tão sensatas como as suas. Concordo plenamente contigo!
Por Helena Vianna
Concordo com você, “Todo cão morde” Tive um Lhasa Apso, possessivo e ciumento, além de ter sérios problemas renais, mas antes da doença, já mordia algumas pessoas, de irem ao pronto-socorro, meu marido foi o que mais foi mordido, 10 anos se passaram, e o tratavámos como um bebê…Mas infelizmente tivemos que sacrificá-lo….
Por Cilene Camargos
Não tenho cães nem entendo sobre, entendo bastante de gatos, tenho 3 em casa, mas, apesar de amar a companhia e tratá-los com amor e carinho, procuro respeitar que eles não são humanos e precisam agir e ter espaço para serem gatos. Neste caso, notei que o cão atacou a senhora em seguida a ela dar uma cabeçada (sem querer) no neto, estaria ele defendendo a criança?
Por Ric
É uma pena que as pessoas são tão burras e postam uma BÍBLIA por erro de interpretação de texto ou por claramente ascenderem seu próprio ego… como por exemplo: achar q tratar o cachorro como cachorro e não como filho… significa maltratar. Ou não aceitar o fato do cachorro ser movido pelo instinto e achar q é uma ofensa para todos os cães o fato de eles não pensarem como humanos. Pelamor de deus… temos 1 treinador aqui q trabalhou a vida inteira com isso (Daniel Alves) q se disponibiliza a passar o conhecimento dele e as pessoas acham q agindo emocionalmente vão salvar algo q NÃO PRECISA ser salvo porque na visão delas, acham q todo o conhecimento teórico e acadêmico é o q realmente conta.
Li o livro do Cesar Millan, o Encantador de Cães, assim como acompanho o programa dele até hoje… ele é considerado o maior entendedor de psicologia canina do mundo e ele fala exatamente os mesmos conceitos q o Daniel Alves está falando! Inclusive falo isso por experiência própria… ñ sou adestrador nem nada mas AMO cachorros e convivo com eles desde a minha infância e sempre procurei entendê-los da melhor forma, depois que comecei a aplicar esses conceitos básicos como agir como um “líder de matilha”, impôr limites e não deixar ele fazer tudo o q quer dentro da casa e na caminhada, impôr o teu próprio ritmo na caminhada ao invés de ser arrastado por eles… a minha relação com cães mudou COMPLETAMENTE pra melhor!
Entendam, IMPÔR a um cão… não significa maltratá-lo e nem usar agressão física (condeno MORTALMENTE quem bate em cachorros).
PAREM d discutir por coisas inúteis e que não levam a nenhum conceito produtivo!
Por Fábio Zentil
Meu Deus, amo Pets, mas a que ponto chegamos ela foi mordida, poderia ter morrido e tem gente que só defende o cachorro? Por isso que o mundo ta assim, pessoas amam mais os animais que elas mesmas.
Por Lucas Teles
Então você supostamente amaria alguém que tivesse te trancado durante toda sua vida, obrigando a procriar, te privasse do mundo e de relações sociais?
Por Daniel Alves
Lucas Teles, não temos base para chegarmos a esta afirmação que existia maus tratos com o animal. O fato do criador manter em canil não significa nada. No Exército, mantínhamos 20 cães em canis e eram amados por seus condutores e quando adoecia o condutor passava mal junto. Cuidado com generalizações e conclusões precipitadas. E Pit Bull de origem e procedência não convive bem com outros cães, com raras exceções. Até quando a cadela esta no cio, algumas agridem o macho. Esta em seu DNA, o meu por exemplo, odeia outro animal. E é amado, respeitado, paparicado, adestrado por mim, e nem canil possuo, vive dentro de casa.
Por Juliana
sera pq os animais sao mais verdadeiros q as pessoas
Por Daniele Rodrigues
então ja que vc ama tanto os animais em vez do ser humano pega esse ai e leva pra morar com vc………..Como tem pessoas que ainda defendem essa raça de cachorro assassina que deveria ser extinta da terra
Por Daniel Alves
Daniele me desculpe, mas o cão não é assassino. O Pit Bull de procedência normalmente é dócil com seres humanos. Sabe o motivo? Quando foi criada a raça, sua utilização era em rinhas, então o animal tinha de ser dócil para ser separado durante os combates. Se o cão fosse agressivo, como o proprietário iria separar? Mas como o ser humano não possuí limites, começou a cruzar um animal agressivo com outro, e os problemas se iniciaram. Toda raça, possuí algum indivíduo problemático, até o homem, os psicopatas, e este não pode se reproduzir. Eu possuo um Pit Bull, adestrado, equilibrado, mas possuí condicionamento para defesa. E o faz de maneira adequada! Acredito que alguns seres humanos deviam ser extintos, mas os sustentamos em penitenciarias. Não confunda as coisas…
Por Defensora de pits
Pessoas como você que deveria ser extinta . . .
Por Luciane Neves
Devia ter arrancado a cara dela fora, para que ela nunca mais tivesse coragem de ter outro cachorro ou de maltratar o cachorro alheio, coisa que ela provavelmente já deve ter feito, pois gente como ela não tem jeito, uma vez ruim sempre ruim.
Por joao
fala isso depois que morderem a sua
Por Daniela moliveira
O meu ja mordeu minha mae.. e falo sim!!! É como falaram la em cima, isso chama-se instinto! E deve ser respeitado. Gente q trata bicho como negocio tem q se ferrar mesmo… se fossem humanos tratados assim seria crime!
Por Daniel Alves
Luciana, li o texto, vi o vídeo e não vi nada que se assemelha a maus tratos. O animal apenas estranhou alguma coisa ao seu redor e atacou. Simples assim. Todas as raças podem atacar, do poodle ao pastor. Só que quando ocorre com cão de grande porte os danos são sérios e vira notícia.
Por Silvio
que comentário mais absurdo e insensato. Quem disse que aquela senhora maltratava o cachorro? Ele agiu no instinto e o ÚNICO erro de todas aquelas pessoas foi ficarem fazendo brincadeiras com gestos que o animal poderia estranhar como aconteceu. Lamentável seu comentário desejando que tivesse arrancado o rosto da senhora. Isso é coisa de um ser humano desejar a outro? se for assim não adianta nada seu amor aos cachorros
Por Bianca
É impressão ou a jogaram água com os potes do cachorro? Além dos potes serem parecidos, percebo que ele vem cheira-la e ao identificar tal cheiro a ataca. É realmente uma pena ele não ter sido socializado e usado para fins lucrativos. Me pergunto se alguem que tem um cachorro e se quer se preocupa com seu emocional é capaz de procria-lo correta e dignamente. Lamentavel
Por Ana Paula
Acredito que o que chamou a atenção do cachorro foram os gritos da mulher, e por isso ele atacou.
Por Elizama
Tbm acho…Pq ele não atacou antes ?
Por Ana Santos
Fato! só na hora do descontrole, gritos dos humanos é que ele foi interferir
Por Jessica Dittrichi
Desculpa, mas eu odeio essa família…O fdp ainda fala no vídeo que vai levar o cachorro pra carrocinha. Que tal você para um asilo, seu maldito?! Sinto muito, coitada da mulher, mas o cachorro não merece morrer por isso. Devemos lembrar que são animais irracionais. E mesmo assim com muito mais amor que o ser humano. Toda vez q alguém pensar em sacrificar um animal, pois foi atacado, deve se lembrar das vezes que o maltratou, deu umas palmadas e mesmo assim ele veio até você com o coração aberto. E é isso que acontece quando o animal não é tratado com o mínimo de humanidade…
Por Angela Tereza Lucchesi
So não concordo contigo por serem irracionais… se pensarmos bem no que o homem faz,.,, somos muito mais irracionais… no mais… concordo plenamente. E o pior que o pit foi morto mesmo,,
Por Daniel Alves
Jessica, me desculpe mas os cães não nos amam da forma que os amamos! Eles não possuem sentimentos, justamente pelo motivo que você mencionou no comentário, são irracionais. O que existe é uma relação de matilha entre o animal e a família. Quando o cão começa a se sentir o líder da matilha os problemas começam. Existe uma hierarquia a ser seguida, e o adestramento e condicionamento de cães e seres humanos evitam problemas com cães de médio e grande porte. Neste vídeo em questão, o animal agiu de uma forma esperada diante da confusão que a família arrumou. O animal achou que todos estavam atacando a senhora, apesar de ser a brincadeira do balde, e aproveitou-se para reagir da mesma forma. Me admiro de ver criadores, que conhecem a raça aparentemente, cometerem um erro de leigo. Mas o excesso de confiança traz problemas.
Por Ana Maria
Meu neto tem um husk que ama o meu neto, dorme no quarto dele, so come qdo ele coloca a comida, sai a passeio com ele.E chora e uiva o tempo todo se fica sozinho em casa o que acontece rarissimas vezes. Qdo meu neto viaja ele fica pelo menos um dia sem comer, olhando para a porta. Não late para animal algum, unico animal que deu-lhe um pouco de receio foi o cavalo, que vamos ser honestos e muito, muito maior que ele….
Por Venom
Daniel, vc está errado.
Todos os mamíferos possuem sentimentos. Baleias, ratos, cães, gatos, golfinhos, macacos e humanos. Justamente a maior diferença entre o sistema nervoso dos mamíferos para o dos répteis, é que o primeiro grupo possui a capacidade de conexão emocional. Inclusive, é uma das explicações que muitos cientistas justificam o pq de existir tantos mamíferos e aves monogâmicos, e ser mais raro em outros grupos.
Por Carolina Francese
O Daniel já deixou claro que cachorro pra ele é coisa, tem exatamente a mesma visão da família citada na reportagem. Também já deixou totalmente claro que ignora pesquisas científicas que mostram o contrário. Não conhece, não quer saber e tem raiva de quem sabe.
Por Carolina Francese
Jéssica, você está cerca e foi vítima de comentários sem noção de machos se auto-afirmando. A família criava o cachorro exclusivamente para procriação, sem interação com a família nem outras pessoas. Ele não era socializado, não estava acostumado com situações diferentes. Sabe como se cria um cachorro feroz? É algo ainda muito feito em fazendas por aí. Você pega um filhote, amarra em uma corda e deixa sozinho, sem nenhum tipo de interação. A única interação é com a pessoa que o alimenta, mas sem agrados nem nada. E cria um cachorro que ataca estranhos. Os outros, que ficam soltos rodeando todo mundo, costumam até latir para estranhos mas não atacar. Foi o que eles fizeram na casa deles, trataram o cão como uma coisa, e foi esse o resultado. Não que cães bem socializados não possam morder em algumas circunstâncias, todos os cachorros podem, mas criar um animal alienado desse jeito é praticamente pedir por agressividade.
Por CaHolivs
Me revolto quando esse tipo de coisa acontece, a pessoa cria o animal sem amor, sem carinho, sem contato, e quando ele ataca a culpa é despejada unicamente em cima dele, ou pior, despejada em cima da raça.
Todos dizem por aí que pitbull é uma raça agressiva, que é traiçoeira e não sei mais o que. Já cheguei a ter 5 pit bulls de uma vez, e eram os mais doces cães que se pode imaginar, pois foram criados com todo amor e carinho que um cão merece!
Por Bryan Bittecourt
Genteeeeeeeee tadinha nada li a matéria duas vezes tenho novo conceito,
Sabe acho que os animais tem um sentido na vida deles , certamente o cão até fez sabendo o que podeira acontecer com ele e acabar com a vida que ele tinha que so rendia lucros pra família mala, bem feito,
Tadinho do cão coitado, não tinha carinho era só um negocio pra esse povo …
Por Bryan Bittecourt
Tadinha gente coitadaaaa, …
Por Carlos Magno Araujo
?????????
Por Lucas Teles
Tadinha!? Você leu o enunciado?