Se você gosta de cães e filhotes, provavelmente gasta o máximo de tempo possível com eles e, sem dúvida, gosta de aprender mais sobre todas as coisas relacionadas a cães. Seja qual for o seu nível de conhecimento, aqui estão algumas curiosidades sobre cachorros que você talvez não conheça sobre o melhor amigo do homem. Então, continue lendo para saber mais!
Curiosidades sobre cachorros filhotes
- Dos cinco sentidos, o primeiro sentido que se desenvolve e é utilizado no filhote é o toque.
- Você pode ter uma boa ideia do tamanho do filhote olhando para os pés deles. As patas grandes podem são uma das primeiras indicações do tamanho final que o cão alcançará.
- Os filhotes só ouvem a sílaba inicial de uma palavra. Portanto, se o seu filhote se chama Bola de neve, a única parte do nome que seu filhote virá a reconhecer é “Bo”!
- Os filhotes nascem sem os dentes. Seu primeiro conjunto de dentes de bebê começa a se desenvolver a partir das quatro semanas de idade em diante. Mas eles não os mantêm por muito tempo (aos quatro meses de idade, seu filhote começará a perder os dentes do bebê e a crescer em adultos).
- Os filhotes também não nascem com um olfato. E isso é surpreendente quando você considera que o olfato é o sentido mais utilizado do cão adulto. As glândulas de cheiro começam a se desenvolver em seu filhote por volta das três semanas de idade.
- Durante a primeira semana de vida, um filhote recém-nascido passará até 90% do tempo dormindo.
- Os filhotes podem ser potencialmente rejeitados pela mãe se nascerem por cesariana e limpos antes de serem devolvidos a eles. Pois a cadela pode não conseguir reconhecer o filhote como seu.
- É provável que os filhotes interpretem uma pessoa sorrindo para eles como um sinal de agressão se a pessoa estiver mostrando os dentes!
Curiosidades sobre cachorros: Tudo sobre cães
- A frequência cardíaca do seu cão é entre 70 e 120 batimentos por minuto. Enquanto a frequência cardíaca média humana é de 70 a 80 batimentos.
- Um cão totalmente adulto tem 42 dentes. Uma pessoa totalmente adulta tem 32.
- Os cães não suam como as pessoas. As únicas glândulas sudoríparas estão nas almofadas das patas. Os cães regulam a temperatura do corpo ofegando e bebendo água.
- Não se sabe ao certo de onde se origina o processo (agora proibido) de amputar a cauda de alguns cães. Embora possivelmente tenha começado na Roma antiga com o boato de que cortar a cauda de um cachorro impedia a propagação da raiva.
- O olfato de um cão é cerca de mil vezes mais sensível que o das pessoas. Temos cerca de cinco milhões de glândulas aromáticas, os cães têm mais de duzentos e vinte milhões!
- Da mesma forma, o senso auditivo do cão é cerca de dez vezes mais sensível que o das pessoas.
- Acredita-se que o cão médio seja tão inteligente quanto a criança média de dois anos. Isso foi constatado de acordo com uma pesquisa realizada pelos principais psicólogos animais da América.
- As omoplatas do cão não são presas pelos ossos ao resto do esqueleto, sendo mantidas no lugar pelos músculos e ligamentos. Isso lhes permite maior flexibilidade e extensão da perna ao correr.
- Estima-se que existam entre 500 e 600 raças de cães separadas no mundo.
- Cães machos urinam inclinando as pernas, a fim de aumentar a quantidade de área que cobrem com a urina, e o odor erótico marca uma área em particular.
- Filhotes machos não inclinam as pernas para urinar até ficarem mais velhos e, quando filhotes jovens, cães machos e fêmeas urinam da mesma maneira agachando.
Mais Curiosidades
- Cerca de 25% dos cães tendem a roncar quando estão dormindo.
- Enquanto a maioria dos cães gosta de nadar, alguns cães não sabem nadar.
- Quando assustados ou para indicar submissão, os cães enfiam o rabo entre as pernas. Assim, eles impedem o acesso às glândulas de cheiro ao redor do ânus. Essas glândulas carregam informações de identificação sobre o cão que podem ser facilmente “decodificadas” por outros cães.
- As três raças de cães que se acredita estarem no topo da escala de inteligência canina são o Border collie, o poodle e o golden retriever.
- Os cães menos inteligentes são o cão afegão, o Basenji e o Bulldog.
- Ao contrário da crença popular, os cães podem enxergar em cores, embora sua visão do espectro de cores não seja tão sensível quanto a dos seres humanos, e muitas vezes tenham muitos dos mesmos traços visuais que os daltônicos. Contudo, a gama de visão de cores do cão é mais alta em condições de pouca luz.
- Os cães não têm noção do tempo da mesma maneira que nós, embora os relógios do corpo ditem sua necessidade de comida e de ir ao banheiro, e é por isso que os donos costumam pensar que seus cães estão respondendo a horários específicos do dia com uma maneira consciente de que tempo passou.
Agora que você conheceu algumas curiosidades sobre cachorros que tal adotar um? Existem muitos cães precisando de um colo amigo!
Formada em computação, adoro ler e escrever sobre o mundo animal, acredito na fonte inesgotável de sabedoria da natureza. Considero-me sortuda por ajudar os interessados em entender e melhorar o bem-estar de seus animais!
Seja o primeiro a comentar!