Adotar um cachorro idoso é uma decisão muito importante, pois eles exigem um cuidado diferente dos cachorros mais novos. Porém, sem dúvidas, também é muito gratificante, bem como pode não ser uma missão para qualquer um.
Pode ser uma tarefa difícil, mas o amor e o carinho que um cachorro vai te dar, pelo simples fato de ter sido adotado, valerá muito a pena, pode acreditar!
Se você tem alguma dúvida se deve ou não um cachorro idoso, fique com a gente, a equipe do Portal do Dog vai te apresentar 12 motivos para adotar um cachorrinho idoso!
Motivos para adotar um cachorro idoso
É muito comum que as pessoas optem por adotar filhotes de cachorro, uma vez que eles são mais fáceis de adestrar e de cuidar. À medida que eles vão crescendo, você vai ensinando tudo o que eles devem saber, como fazer xixi e cocô no local certo, e eles vão se acostumando com isso.
Em contrapartida, um cachorro idoso já vem com diversos costumes que podem não ser fáceis de mudar, e pode levar tempo para você conseguir adaptar seu cachorro idoso com a sua rotina e a da sua casa.
Porém, de todo modo, um cachorro idoso tem muitas qualidades, assim como os filhotes, e, infelizmente, mesmo assim eles são deixados de lado – sem contar que muitos nem conseguem ser adotados.
É fato que muitas pessoas preferem não adotar um cachorro idoso, alegando uma grande variedade de justificativas (nem sempre plausíveis). Isso é bem triste, né? Mas não se preocupe, se você deseja adotar um cachorro idoso ou quer convencer alguém a adotar um, nós vamos te dar 12 motivos que vão clarear sua mente para o assunto. Continue lendo.
Veja também: Cuidados com a pele do cachorro que você precisa ter!
1. Adotar um cachorro idoso gera sensação de satisfação emocional
Adotar um cachorro idoso pode gerar em você uma grande satisfação emocional, uma vez que você pode, inevitavelmente, se sentir bem por ter ajudado alguém que tanto precisava de você.
Com toda certeza, essa é uma ótima razão para cogitar a adoção de um cachorrinho idoso. Além de você se sentir satisfeito pela boa ação, o cachorro vai ser grato a você pelos bons cuidados por toda a vida.
E, de quebra, uma relação linda nascerá dessa interação, fazendo com que a sua escolha traga muitos benefícios para todos os envolvidos.
2. São mais tranquilos e menos enérgicos
Se você tem uma rotina caótica, não tem tempo para arrumar a bagunça que os cachorros fazem, nem tempo para ensinar comportamento para um filhotinho e mesmo assim deseja ter um cachorro, temos a solução para você: um pet mais velhinho.
Isso porque os cachorros idosos são mais tranquilos, uma vez que eles não têm energia como um filhote, são calmos e gostam mais da tranquilidade. É claro que eles podem até fazer um pouco de bagunça, mas com toda certeza são menos energéticos.
Assim, adotar um cachorro idoso pode facilitar mais a sua rotina e você ainda terá um parceiro sempre ao seu lado. Eles são muito leais, e essa tranquilidade poderá fazer com que vocês vivam momentos tranquilos e aconchegantes, um com o outro.
Leia também: Cuidados essenciais com o gato idoso
3. Podem já ser treinados
Muitas vezes, os cachorrinhos idosos são abandonados pelo simples fato de já terem ficado velhinhos. Isso é bem triste, não é? Mas, ainda assim, é uma realidade.
Muitos tutores não veem mais sentido em cuidar de um animal idoso e abandonam eles, como se não fossem uma vida. Embora esse comportamento não tenha a menor justificativa e nós, do Portal do Dog, jamais iremos apoiar essa atitude, ela ainda costuma acontecer por aí, infelizmente.
Nesse cenário, muitas vezes esses cachorros podem já estar treinados quando você desejar adotar, o que pode facilitar muito a sua rotina com ele. Essa é uma ótima opção de adoção. O cachorro vai encontrar um novo lar e você um parceiro que já está treinado. É unir o útil ao agradável, não é mesmo?
4. Adotar um cachorro idoso é receber gratidão e amor
Sabemos que os cachorros são animais naturalmente muito amorosos e muito fiéis ao seu tutor. Eles adoram carinho e espalham amor sempre que podem. Se estão felizes com sua vida, esse amor é multiplicado.
Se você adotar um cachorro idoso, principalmente aqueles que já sofreram muito na vida, você vai receber muito amor e gratidão deles. As pessoas acham que os animais não têm sentimentos, mas eles têm sim e podem demonstrar isso na interação diária.
E acredite, não é apenas o pet que pode ficar “grato”. Você também perceberá que essa relação gerará um sentimento de gratidão mútuo, afinal, um animal de estimação muda as nossas vidas.
Leia mais: Como adequar o ambiente para um cachorro idoso
5. Adotar um cachorro idoso ajuda a combater a solidão
Se você é uma pessoa que vive sozinha e precisa de uma companhia, ou conhece alguém assim, talvez seja o momento de adotar um cachorro. Nesses casos, optar por um cachorro idoso é uma boa ideia.
Muitas vezes, conhecemos idosos que se sentem sozinhos, desejam ter uma companhia, mas não podem cuidar de um cachorro filhote, pois essa tarefa iria exigir muita disposição. Nesses casos, um cachorro idoso é uma excelente companhia.
Assim sendo, se for o caso, adote um cachorro idoso, eles são amorosos e carinhosos, não dão muito trabalho, são mais calmos e serão uma ótima companhia, preenchendo lares que possam estar um pouco mais “vazios”.
6. A chance de fazer a diferença
Adotar é um passo muito lindo e importante na vida de alguém, além de ser significativo e poder mudar vidas – Inclusive a de um cachorro.
Muitas vezes, os cachorros idosos são desprezados, pois as pessoas preferem adotar um filhotinho, afinal, pode ser um desafio, mas eles vão ser criados à sua maneira.
Mas ao adotar um cachorro idoso, você estará fazendo toda a diferença na vida dele. Muitas vezes, esses cachorros já têm sofrido muito e são desconfiados. Se você estiver disposto a dar amor e carinho, mudará a vida deles. E, acredite, isso faz com que a nossa vida mude também.
Quando fazemos a diferença, adotando um pet idoso, estamos mudando a nossa própria história e visão de mundo. Isso pode ser transformador!
Confira também: Como a fisioterapia pode ajudar o seu cão idoso?
7. Ajudam a promover a adoção responsável
Você sabe o que é adoção responsável? Consiste em adotar um bichinho só se você tiver estrutura física (que engloba a estrutura da sua casa também) e emocional para entrar de cara nessa tarefa.
Em muitos casos, as pessoas adotam para agradar os filhos e dar como brinquedo para eles, e isso não está certo. Com o tempo, quando as crianças enjoam do bichinho, os pais se livram deles.
Portanto, se você deseja adotar um animal, esteja ciente que essas atitudes estão erradas e você deve cuidar dele com muito amor até o fim da vida. Eles merecem isso.
Por exigirem um nível de responsabilidade maior, adotar um cachorro idoso vai ajudar na promoção da adoção responsável. Afinal de contas, quando as pessoas notarem que você adotou um pet mais velho, poderão se sentir incentivadas a fazer esse tipo de bem aos animais.
8. Costumam ser mais calmos
Eles são excelentes companhias para passeio e caminhadas ou para simplesmente ficar em casa relaxando.
Cachorros idosos são bem mais calmos que filhotes, e, por isso, eles são excelentes companhias para pessoas que não podem ou não desejam ter muito trabalho cuidando do cachorro.
Assim, se você deseja adotar um cachorro idoso, saiba que eles são mais calmos e poderão acompanhar melhor o ritmo de uma pessoa idosa, por exemplo, ou de crianças mais calmas também.
Além disso, eles podem ser ótimas companhias para quem mora em apartamento e precisa de um pet que não seja tão enérgico, digamos assim.
Leia mais: Como criar um ambiente divertido para o gato?
9. Menor probabilidade de destruição de propriedade
Já te contamos como eles são calmos, né? Mas sabe qual a melhor parte disso? Aquela bagunça monstruosa que alguns cachorros serelepes causam pode não acontecer com os cachorros idosos.
Pela sua idade mais avançada, os cachorros idosos preferem relaxar e aproveitar a vida de forma mais leve, bem como preferem brincadeiras mais calmas e não costumam destruir os objetos.
Assim sendo, a possibilidade de tudo ser destruído por um cachorro idoso é mínima. Se a bagunça te incomoda, um cachorro idoso é uma excelente opção.
Claro que cada caso é único, mas, ainda assim, na maior parte das vezes os pets mais velhos costumam, sim, ser mais tranquilos e quietinhos – e menos “destruidores” ou “furacões”, rs.
10. Adotar um cachorro idoso pode te dar mais tempo para atividades relaxantes
Se você gosta de atividades relaxantes, como caminhadas, passar um tempo lendo ou assistindo algo, e passeios relaxantes por parques ou pela cidade mesmo, adotar um cachorro idoso pode ser uma boa.
Eles não vão exigir muito de você, pois já estão idosos e têm um ritmo muito diferente de um cachorrinho jovem. Eles vão gostar de passeios leves e ficar em casa ao seu lado e, assim, você terá mais tempo para fazer suas atividades relaxantes ou simplesmente passar o tempo descansando em um dia chuvoso.
Veja também: Cachorro bebeu café: o que fazer e como evitar?
11. Potencial de um relacionamento profundo e significativo
Um cachorro idoso já viveu muito e teve experiências diferentes durante a vida. Diferente de um cachorro filhote, ele vai ter mais interesse em construir um leve e bom relacionamento com seu tutor.
Quando você decide adotar um cachorro idoso, você abre portas para uma amizade linda, e juntos vocês poderão construir um relacionamento profundo e significativo. Essa construção será benéfica tanto para o pet quanto para você.
Por fim, se você deseja ter um amigo que vai te apoiar e te amar muito, adotar um cachorro idoso será uma excelente opção.
12. Promovem a compaixão e a empatia
Quando você decidir adotar um cachorro idoso, você pode promover a compaixão e pode servir como um exemplo para outras pessoas tomarem a mesma atitude.
Você vai mostrar para todos ao seu redor a importância da empatia e da compaixão pelos animais, sejam eles quais forem ou que idade têm. É muito importante ter em mente que os animais precisam de amor, assim como os humanos.
Se você deseja ser um bom exemplo para seus filhos, netos, amigos ou familiares, adote um cachorrinho idoso, essa é uma linda atitude e vai ser benéfica tanto para o animal quanto para você e sua atitude será admirável.
Desde que, claro, você faça isso sempre com responsabilidade e respeitando as necessidades do seu amigo peludo, combinado? Eles merecem todo respeito e consideração!
Veja também: Quais cuidados devemos ter com gatos castrados?
A adoção é importante!
Seja de qualquer animal ou qualquer idade, a adoção é sempre um caminho muito importante! Optar por adotar é um passo muito significativo na sua vida e na vida do animal.
Priorizar por adotar cachorros idosos é uma atitude muito linda, muitos deles não tiveram uma vida fácil e você pode ter a chance de mudar a história de algum cachorrinho.
Assim sendo, é importante que você adote com responsabilidade e sempre pensando no melhor para o bichinho. Eles merecem muito amor e carinho e se você estiver disposto a dar, ele vai retribuir em dobro.
Nós do Portal do Dog esperamos que nosso conteúdo tenha clareado sua mente para o assunto e te convencido a adotar um cachorrinho idoso. Até logo!
Veja também: