Agressividade contra crianças. Pode ser ciúmes?

“Tenho uma salsichinha (Dachshund) de 11 anos, e nunca tivemos criança em casa. Porém, em 2014 o meu filho nasceu. Desde então a preocupação foi grande, pois ela nunca gostou de criança, mas tentamos uma aproximação gradativa. Hoje, meu filho tem quatro anos e ela ainda não o aceita. Ele é extremamente carinhoso com ela e nunca a maltratou! Ele tenta se aproximar, faz carinho, dá petiscos, mas ela sempre rosna para ele e já chegou a dar umas mordiscadas. Ontem, para a nossa surpresa, ela realmente o atacou, ele deu um beijo nela e acabou levando uma mordida no rosto. Não sei mais o que fazer para que ela o aceite.”

Por Samantha Melo, franqueada e adestradora da Cão Cidadão.

Olá, Thalita. Tudo bem?

É comum associarmos a agressividade dos cães com maus-tratos, mas, na maioria das vezes, esse problema de comportamento ocorre por outras questões, como genética, disfunções hormonais, medo, falta de sociabilização ou treinamento adequado.

O caso específico da agressividade direcionada a crianças, geralmente acontece por conta do jeito que elas agem: correm, gritam, riem alto ou falam com a voz aguda e fazem movimentos bruscos. Para um cão que teve contato comente com adultos, os pequenos podem ser bem assustadores e causar estranheza. Somando isso ao fato de que a Joy deixou de ser a única “bebê” da casa (o que pode tê-la deixado com ciúmes), não é difícil entender o seu comportamento. Mas, calma! É possível revertê-lo ou amenizá-lo.

A primeira coisa a fazer é conversar com o veterinário para um check-up geral! Como dito anteriormente, problemas hormonais podem influenciar no comportamento do animal. Com a certeza de que a saúde dela está em dia, podemos passar para o treino!

O próximo passo é associar a presença da criança com coisas positivas, como você já tentou fazer. A diferença é que isso deve ser realizado com um limite de segurança, ou seja, com o seu filho afastado e longe do alcance dela, mas perto o suficiente para que a Joy tenha contato visual com ele.

Uma boa ideia é usar aqueles portõezinhos para cachorro. Deixe seu filho brincando do outro lado do portão e o incentive a rir e se comportar normalmente. Enquanto isso, ofereça petiscos, carinho e muitos elogios para a mascote. Se ela rosnar bastante, peça para o seu filho se afastar um pouco mais e diminuir o tom de voz. Aos poucos, diminua essa distância até conseguir deixá-lo no mesmo ambiente e até mesmo pedir para que ele a recompense.

Continuando a estratégia de associação positiva, evite ao máximo dar broncas na Joy quando ela der sinais de agressividade ao ver o seu filho, pois ela pode estar encarando a presença dele apenas com coisas ruins. Em vez disso, tente distraí-la com brinquedos e, sem que ela perceba, afaste-a do seu filho.

Outra orientação importante é treinar com frequência comandos básicos de obediência e limite como “senta’, “deita”, “fica” e “não”, sempre os recompensando com petiscos e elogios. Primeiramente, isso deve ser feito longe do seu filho. Com a evolução dos treinos, você pode incorporá-lo no exercício da associação positiva!

Por fim, não deixe de procurar um profissional da Cão Cidadão para ajudá-la nessa missão! Boa sorte!

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Piloto da F1: Charles Leclerc faz pedido de casamento para namorada de um jeito diferente com ajuda de seu cão. Veja como foi!
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, surpreendeu ao pedir a influenciadora Alexandra Mleux em casamento de forma criativa, com a...
Na Argentina: Cachorro idoso é resgatado após dias preso em esgoto e ganha nova vida. Leia o desfecho!
Um cachorro idoso, surdo e quase cego, foi resgatado de um esgoto na cidade de Goya, na Argentina, após uma...
Rafael Vitti adota Leôncio, cachorro de três patas do filme “Caramelo”
Rafael Vitti adotou Leôncio, um cachorro de três patas que participou das filmagens do filme Caramelo, da Netflix. O animal,...
Salvador terá Instituto Médico Legal Veterinário pioneiro. Veja detalhes
Nova unidade especializada em perícias com animais será a primeira do Brasil no Instituto Médico Legal Veterinário...
Img de rastreio

Localize algo no site!