Aprender com o cachorro talvez seja uma das melhores experiências que nós, tutores, podemos ter com nossos animais. No entanto, nem sempre isto é perceptível e de fácil entendimento. Principalmente se você for um tutor de primeira viagem. Entretanto, é bom que você saiba: os cães nos ensinam e muito!
Eles nos ensinam a valorizar determinadas ações. Nos ensinam a ser feliz com coisas que talvez não valorizamos tanto assim. Nos ensinam a amar! E é justamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Aprender com o cachorro pode ser uma ótima forma de enxergar o mundo. Por isso, acompanhe e saiba como!
Aprender com o cachorro – Como eles nos ensinam a ser melhores pessoas?
Um dos principais motivos que faz alguém adotar um vira-lata ou um cachorro de raça mais “nobre”, por assim dizer, é um só: amor, carinho e companhia o tempo todo. E isto é um fato. Os cães são conhecidos pelo clichê de serem os melhores amigos do homem. E esta é uma verdade praticamente absoluta!
Entretanto, nós humanos, temos algo que nos diferencia muito destes bichinhos: a inteligência racional. E ela muitas vezes é usada para fazer o bem, sim. Mas também, muitas vezes é usada para fazer o mal. E esta é a primeira coisa que podemos aprender com o cachorro: fazer o mal nunca vai ser prioridade na lista deles.
É claro que há situações relacionadas com o instinto ou mesmo com o estilo de vida que o cão leva, que o faz ser mais ou menos agressivo. Um cachorro agressivo é, na verdade, reflexo do próprio tutor que, de alguma forma, negligencia alguma situação. O mesmo vale para um cachorro entediado, com medo ou triste. Muitas vezes são reflexos de mal cuidado.
Quando temos a ideia de ter um cão, muitas vezes não nos damos conta de tudo que esta atividade exige. Eles são seres dóceis, carinhosos e amáveis. E todos os dias temos a chance de aprender alguma coisa nova com eles para aplicarmos em nossa vida prática. E é justamente isto que vamos entender a partir de agora. Acompanhe!
Aproveite a brisa do vento
Você já parou para aproveitar a brisa do vento hoje? Parece uma atitude simples (e é!), mas, quem a faz? No dia a dia das pequenas e grandes cidades, as pessoas estão mais interessadas em chegar no horário do trabalho, se fechar em um escritório e só sair quando já estiver escuro. A vida passa e nem percebemos!
Pois bem, infelizmente esta é uma prática real. Com cada vez mais necessidade de profissionais que batam metas ousadas e muitas vezes fora de realidade, por um simples “parabéns!” ao fim do mês ou mesmo algum aumento de salário eventual, práticas simples como aproveitar e sentir o vento bater no rosto acabam sendo deixadas de lado.
Para manter um cão feliz não precisamos de muita coisa. E esta concepção por si só já poderia ser uma forma de aprender com o cachorro uma lição importantíssima! Assim sendo, da próxima vez que você sair de casa, seja para caminhar ou mesmo para ir ao trabalho, observe e sinta o vento bater em seu rosto. Sinta-se vivo!
Saia de casa apenas para sair
Quando foi a última vez que você saiu de casa sem nenhum tipo de compromisso ou de horário marcado? Esta é outra situação que podemos absorver de nossos melhores amigos. Sair de casa para respirar é fundamental! Mas, sair sem ter um lugar para ir ou mesmo uma hora para chegar. Ou seja, saia para espairecer, sem uma rota planejada.
Esta é uma forma de você construir uma bagagem de experiências a cada aventura, pois isto fará seu cérebro ficar ativado por mais tempo e “esquecer” de alguns problemas que eventualmente possam estar te angustiado. Uma boa caminhada simplesmente para observar o movimento na rua pode ser um ótimo exercício de relaxamento.
Observe os pássaros, as pessoas, os carros, os prédios altos, reflita sobre a sua vida, questione se o que você está fazendo da sua vida é realmente o que você gostaria de estar fazendo, etc. Exercícios para o seu bem-estar futuro! E a exemplo disso, os cães gostam tanto de sair de casa apenas por sair, que você precisa evitar que o cão fuja!
Um cochilo nunca é demais
Nós podemos aprender com o cachorro uma infinidade de coisas. E coisas muitas vezes simples, mas que deixamos de lado seja por um motivo ou por outro. E o famoso cochilo é uma destas coisas! Quando foi a última vez que você tirou um cochilo sem hora para acordar, no meio do dia?
Esta também é uma atividade muitas vezes relacionada com o “tempo que sobra”. Afinal, estamos ocupados o tempo todo para tirarmos um tempo para nós mesmos, não é mesmo? Esta negligência com nosso próprio corpo e bem-estar acontece a todo momento e a todo instante. Parece que sempre temos um compromisso urgente ou uma meta atrasada para cumprir, não é mesmo?
Inspire-se na soneca do seu melhor amigo e aproveite para relaxar. E se você notar que não há tempo para fazer isso, é sinal de que você precisa repensar a sua rotina e buscar momentos de mais tranquilidade no dia a dia.
Aprender com o cachorro é comer somente o necessário
Talvez você já tenha ouvido aquele ditado de que nós somos o que comemos, não é mesmo? Pois bem, esta é uma verdade! A alimentação natural dos cães tem se tornado cada vez mais tendência nos lares brasileiros e, a partir disso, podemos constatar que nós também precisamos nos alimentar melhor. E não somente no quesito da seleção dos ingredientes. Mas no quesito da quantidade deles!
Comer somente o necessário não significa comer pouco. Significa suprir uma necessidade fisiológica, que é a fome. O que passar disso, é a gula. Entretanto, um cão pode sim se tornar obeso, se não houver um controle do que ele está comendo. Pois ele acha que a comida acabará a qualquer minuto. Mas nós, racionais, podemos pensar de forma que a comida não seja a saída para o estresse ou ansiedade.
Cumprimente as pessoas que você ama
Um cão sempre será movido por amor e carinho. O que nós podemos aprender com o cachorro é justamente estes sentimentos de maior proximidade com a felicidade. Por exemplo, você pode passar a cumprimentar mais as pessoas que você ama. Fale com elas, seja gentil e demonstre interesse pela existência dela. Afinal, você sabe como um cão se comporta ao ver o dono chegar em casa após o trabalho, não é mesmo?
No entanto, isto não significa que você deve esperar qualquer coisa em troca das pessoas, pois desta forma você não está fazendo pensando nelas. Está fazendo pensando em você, para se sentir bem consigo mesmo.
Aprender com o cachorro é demonstrar emoções ao longo da vida
E esta talvez é a dica mais importante de todas: demonstre emoções! Aprender com o cachorro é uma forma de sermos nós mesmos. Afinal, eles são eles mesmos em muitas situações. Seja de felicidade extrema, seja de tristeza profunda.
Há pessoas que romantizam a felicidade de uma forma que impossibilitam o corpo de manifestar qualquer outro sentimento. Isto é muito prejudicial para sua saúde física e mental. Assim sendo, seja gentil com você mesmo e demonstre emoções ao longo da vida. Seja ela de felicidade ou tristeza.
Por Gilmar Roque Vieira
Tenho um rootvale é o meu querido amigo