Mesmo que o tutor seja o principal responsável pela educação dos pets, é inegável que existem muitos valores que podemos aprender com os animais de estimação.
Os mais falados são o amor incondicional e a lealdade ao dono, mas existem muitas outras coisas que o seu animalzinho é capaz de te ensinar.
Esse é um dos motivos que leva a convivência com os animais domésticos a ser algo tão especial para as pessoas em geral.
Você já deve até imaginar algumas das coisas que podemos aprender com os animais, mas são tantas que fica até difícil listar aqui. Então, continue lendo esse texto para conhecer as mais importantes.
Existem muitas coisas que podemos aprender com os animais
Muito se fala sobre a necessidade de adestramento dos animais de estimação, de modo que eles se tornem educados e comportados.
Mas a verdade é que muitas vezes o animalzinho consegue nos ensinar muito mais lições de vida do que os humanos realmente podem oferecer a eles.
Não é novidade para ninguém que ter um animalzinho de estimação é algo transformador, capaz de mudar completamente os hábitos dos indivíduos.
É praticamente impossível não passar por uma transformação e se perceber uma pessoa completamente diferente depois de levar um novo animalzinho de estimação para casa.
Mas você sabe quais são realmente os valores que podemos aprender com os animais? Falaremos sobre alguns deles a seguir.
1. Aprender com os animais a ter um senso de responsabilidade
Só o fato de ter que se preocupar com outro ser vivo e se ver empático em relação às suas necessidades já é algo absolutamente transformador.
A rotina é completamente alterada quando se deve cuidar de um pet, uma vez que são tantas as tarefas fundamentais.
Além disso, existem mudanças significativas nas experiências e nas perspectivas de vida, o que influencia diretamente sobre o tutor.
Disciplina e rotina são fundamentais e essenciais. Inclusive, ter um animal de estimação ajuda pessoas desorganizadas a desenvolverem hábitos mais saudáveis e a se concentrarem.
Isso porque deve-se adquirir uma consciência profunda de que os animais são conscientes e, dependem diretamente do tutor para serem cuidados.
A partir do momento em que uma espécie foi submetida ao processo de domesticação e, está trancada dentro das casas das pessoas, os animais dependem completamente do ser humano.
Assim, a vida dele está nas mãos do tutor e, é preciso haver disciplina para se conseguir manter o animalzinho sempre bem saudável e feliz.
Os principais cuidados com os animaizinhos estão relacionados à alimentação, oferecer carinho e praticar atividade física.
A socialização também é importantíssima para que o pet tenha uma boa convivência em casa e na rua.
2. Valores que podemos aprender com os animais: brincar e ser feliz
Muitas pessoas crescem e, com isso vêm cada vez mais responsabilidades do mundo adulto. Com isso, é comum que se deixe para trás o hábito de brincar e a diversão.
Mas quando se tem um animalzinho de estimação, é possível redescobrir tudo isso e perceber que não existe idade e nem hora para uma boa brincadeira.
Ter um pet obriga a pessoa a colocar isso em prática, uma vez que o animalzinho mesmo demanda por momentos de entretenimento.
Essa pode ser, inclusive, uma excelente oportunidade para se conseguir fortalecer o vínculo entre pet e tutor.
Geralmente, independentemente da idade, quem tem um animalzinho de estimação se obriga a brincar, deixando vir à tona um lado mais inocente e divertido.
3. Aprenda a cuidar de uma criança
Ter um animal de estimação é uma baita responsabilidade e, mesmo que não seja a mesma coisa que ter uma criança, ainda assim é bastante complexo.
Sendo assim, para pessoas que pretendem um dia ter filhos, cuidar de um animal de estimação é um ótimo treino.
Com um pet, tanto o sendo de cuidado quanto a vontade de se ensinar vêm a tona e, isso é extremamente importante no momento em que se tem uma criança.
4 . Se manter dentro do orçamento
Ter um animal de estimação pode não ser o maior investimento que você vai fazer na sua vida inteira, mas é inegável que isso requer uma certa quantia de dinheiro.
Existe a necessidade de cuidar da alimentação, saúde e, também manutenção do bem estar do pet de algumas maneiras diferentes.
Com tantas coisas para cuidar e investir o seu dinheiro, você vai precisar de um bom controle financeiro para se manter em dia com as suas coisas e conseguir dar conta de tudo.
Um dos valores que podemos aprender com os animais também é que urgências acontecem e você vai precisar ter algumas economias justamente para esses momentos.
Dessa maneira é possível dar conta de todos os gastos e, aprenderá a se preparar para as urgências que surgirem.
5. Aprender a lidar com a morte de entes queridos
Como você deve saber, os animais de estimação em geral vivem bem menos tempo do que uma pessoa.
Por mais que você o queira sempre por perto e deseje que ele viva muitos e muitos anos, é inevitável que em um dado momento ele vai partir.
E é bem provável que você ainda esteja vivo nesse dia. Então, você deverá ser forte para conseguir lidar com a morte do seu pet.
Por mais difícil que isso possa parecer, esse sofrimento também é necessário para que cada um possa crescer internamente.
Quando perdemos um animalzinho de estimação, a perspectiva pela qual enxergamos a vida também se transforma de certa maneira.
Assim, é possível se preparar muito melhor para a perda de entes queridos no futuro, sejam eles familiares e amigos.
Os processos são extremamente difíceis, mas eles são necessários e inevitáveis.
6. Amar incondicionalmente
Você já deve ter ouvido que os animais são capazes de amar incondicionalmente e, se você tem um pet, deve ter percebido isso.
Este é um dos mais importantes valores que podemos aprender com os animais. Para amar, é preciso cuidar do outro sem pedir nada em troca.
E é justamente isso que aprendemos a fazer quando aprendemos a amar o nosso animalzinho de estimação.
Mesmo com tantas diferenças entre as espécies e tantas barreiras na comunicação, é possível desenvolver um vínculo fortíssimo e muito duradouro,
E é isso que faremos quando cuidarmos do nosso animal de estimação. Não importam as barreiras de comunicação, ou as diferenças entre nossas espécies e as deles, o vínculo será forte.
O tutor é capaz de fazer praticamente qualquer coisa para manter o animal muito bem e saudável.
Os animais de estimação também são conhecidos por saber quando o tutor está triste e, por sempre permanecer por perto dando o apoio quando mais é necessário.
Essa é uma troca constante de valores, na qual um cuida do seu e, se pode aprender muito sobre o que significa amar verdadeiramente.
7. Apenda a viver o momento presente
Se tem um valor que podemos aprender com os animais é o de se manter muito mais no momento presente.
Infelizmente, o ser humano se liga demais ao passado e, também tem o hábito de pensar frequentemente no futuro.
Por mais que os animais sejam capazes de armazenar bastante informações, eles só as processam quando necessitam, no momento certo.
Por isso, de certa forma eles conseguem se manter muito mais felizes e satisfeitos, uma vez que se mantém apenas no momento presente.
O passado já foi e o futuro ninguém sabe ao certo como poderá ser. Por isso, a única coisa que se pode fazer é apreciar o momento presente da melhor maneira possível.
8. O amor pode ajudar a superar o medo
Existem muitas situações na vida das pessoas que provocam a sensação de medo, o que pode fazer com que até mesmo os mais gentis e meigo se transformem em agressivos e arredios.
No entanto a melhor maneira de se enfrentar situações como essa é estando em situação de amor.
Da mesma forma como os cães são capazes de superar medo e insegurança com amor, você também é capaz de aprender como fazer isso.
Conseguindo aprender com os animais como superar problemas e viver com muito mais amor, você poderá ter uma existência muito mais tranquila e significativa, independentemente das situações que encontre pela sua trajetória.
9. É importante aprender com os animais a não guardar rancor
Não tem jeito, a maioria dos humanos tem problema com situações desagradáveis e, acabam ficando ressentidos com elas.
Apesar de as demais espécies também terem experiências ruins, parece que apenas os seres humanos guardam rancor.
Sobretudo em relação ao tutor, o você não vai ver o seu pet virar a cara e ficar ressentido porque você não o levou para passear ou não deu aquele petisco que ele tanto ama.
Levando em consideração que o rancor é um peso emocional muito forte que impede as pessoas de seguirem adiante com as suas vidas, a partir do momento que você abandonar esse sentimento, será capaz de seguir adiante.
10. Aprenda a ser feliz em todos os momentos
Os cães são seres apaixonantes, que quando estão bem fisicamente e têm comida, água e saúde, sempre parece que estão sorrindo.
Isso também vale para os outros animais de estimação, mas a alegria dos cachorros é verdadeiramente contagiante.
Cães estão sempre correndo, pulando e buscando objetos para brincar com o tutor. O que importa é que eles espalham alegria e emoção por onde quer que passem.
E se o seu cão é capaz de se sentir feliz e brincar o tempo todo, você também pode aprender a fazer isso.
E é ainda melhor se você puder brincar e se exercitar, uma vez que poderá ficar muito mais saudável e com o seu bem estar em dia.
Conclusão
Viu só como existem muitos valores que podemos aprender com os nossos animais de estimação?