Assim como as pessoas, os cães podem sofrer de albinismo, ausência de pigmentação da pele. Além do cuidado usual dos cães, o cachorro albino requere atenção adicional à derme para evitar o desenvolvimento de problemas de saúde.
Neste artigo, apresentamos em detalhes o albinismo em cães, o cuidado com cachorro albinos que você deve fornecer ao seu animal de estimação para evitar queimaduras ou câncer e problemas comuns desta doença.
O cachorro albino têm a mesma anomalia que outros animais albinos. Como resultado, o albinismo não assume outra forma em cães. Essa abordagem geralmente é controversa, especialmente quando não há informações suficientes sobre o assunto.
Algumas pessoas argumentam que o albinismo não é uma característica desejável em cães, pois é acompanhado por muitas deficiências biológicas associadas. Essa opinião certamente prevalece em muitos padrões de raça de cães.
Outros argumentam que os cães albinos podem viver adequadamente se receberem os cuidados necessários e que não há motivos para proibir sua reprodução. No entanto, sem ignorar o fato de que o cachorro albino também têm o direito de receber amor e cuidados necessários, deve-se saber que eles são mais propensos a problemas de saúde que podem limitar sua qualidade de vida e até levar a sérias dificuldades.
Cachorro albino – Tudo sobre Albinismo
Se as características do cachorro albino podem ser semelhantes às de outros animais albinos, essa anomalia tem algumas peculiaridades no melhor amigo do homem.
Para conhecimento, nenhum caso de cão com albinismo completo foi descrito ainda. Todos os albinismos descritos sobre cães são albinismos parciais.
Enquanto isso, o albinismo parcial significa que há uma pequena quantidade de pigmento e, portanto, pode ser confundido com outras anormalidades. Esta pode ser a razão pela qual muitos cães brancos às vezes são confundidos com cães albinos, além da cor de seus pelos.
Características de cães albinos
No entanto, as principais características de um cachorro albino são:
- Pele rosada ou pigmentação muito leve: A pele dos chamados cães normais tem uma pigmentação visível, mesmo que os pelos sejam brancos, para que você possa vê-lo separando os pelos das costas. Em vez disso, a pele do cachorro albino é muito clara e geralmente rosada. Alguns cães albinos podem ter sardas e pintas, mas a pigmentação geral é quase inexistente.
- Focinho rosa: O cão albino possui focinho cor de rosa ou muito claro devido à ausência de pigmentação da pele. No entanto, nem todos os cães com focinho cor de rosa são albinos. Um cão com focinho rosa, mas com pigmentação na pele, lábios, pálpebras e olhos não é albino.
- Queixos e pálpebras despigmentados: O queixo e as pálpebras são outros dois indicadores de albinismo em cães. Quando são rosados, o cão pode ser albino. No entanto, como no focinho, todos os cães com lábios e pálpebras rosados não são albinos.
- Olhos muito claros: O cão albino geralmente tem olhos azuis muito claros, cinza ou verdes. Às vezes eles têm olhos castanhos claros. No entanto, nem todos os cães de olhos claros são albinos. Olhos rosados são comuns em outros animais albinos, mas raros em cães.
Infelizmente, os recursos acima podem ser confusos e levar a erros de diagnóstico. Muitos cães têm uma ou mais dessas características sem serem albinos, e alguns cães albinos podem ser considerados cães normais. No entanto, o diagnóstico de albinismo em cães deve ser feito por um veterinário qualificado. Falaremos sobre isso no final do artigo.
Doenças do cachorro albino
A ausência de pigmentação reduz a visão do cachorro albino, em parte porque a zona pigmentada da retina é menos desenvolvida e em parte porque a íris despigmentada permite que mais luz passe do que deveria.
Além desses problemas, o cachorro albino geralmente sofre de estrabismo (falta de paralelismo dos olhos) e nistagmo (movimentos oculares rápidos e involuntários).
Além da visão deficiente, o cão albino tem fotofobia. Em outras palavras, ele evita locais com muita luz, repulsa por estimulação excessiva que recebe. Isto se deve em grande parte à despigmentação da íris.
Os problemas de visão geralmente facilitam o diagnóstico de albinismo em seres humanos, portanto eles também devem ser levados em consideração em cães, embora sejam mais difíceis de identificar.
Por outro lado, a pele do cachorro albino é muito mais sensível à radiação solar. Assim, queimaduras, tumores e câncer de pele são mais comuns nesses animais.
Além disso, existe uma relação entre albinismo e surdez. É por isso que muitos cães albinos também são surdos. Embora isso nem sempre aconteça, se você tem um cachorro albino, é aconselhável fazer alguns testes de audição.
Transtornos comportamentais em cachorros albinos
Devido ao seu estado de saúde particular, o comportamento do cachorro albino também é alterado.
Os problemas de visão e audição podem causar reação exagerada diante de situações comuns que os cães podem perceber como ameaças.
Timidez e agressividade
Assim, não surpreende que muitos cães albinos sejam muito tímidos ou agressivos (neste caso, é bastante agressivo devido ao medo).
A fotofobia também pode causar comportamentos estranhos. Cães albinos que sofrem podem adotar hábitos anti-sociais e passar muito tempo isolados sem ter contato com suas famílias.
Além disso, a maioria dos cães albinos tem dificuldade em socializar. A socialização do cão albino não fornece resultados confiáveis, portanto esses animais tendem a ter vergonha de pessoas e situações desconhecidas. No entanto, eles geralmente se sentem à vontade na família ou com pessoas que conhecem.
A pele sensível também é um fator potencial para comportamento agressivo e reações inesperadas.
Devido a esses problemas comportamentais e outros diretamente relacionados à estimulação excessiva e dificuldades cognitivas, o treinamento de um cachorro albino pode ser um sério desafio.
Além disso, não há casos conhecidos de cães albinos com boas habilidades durante testes de trabalho ou obediência, ou em situações da vida real.
Diagnóstico do cachorro albino
Apesar de extensa pesquisa sobre o genoma canino e doenças hereditárias de cães, pouco se sabe sobre o albinismo em cães.
É possível que os genes envolvidos estejam nos genes nos cromossomos, como em outros mamíferos. No entanto, nenhuma informação foi conclusiva em 100%.
Infelizmente, o diagnóstico de albinismo em cães só seria confiável através da análise genética, mas, como não possui marcadores genéticos normais, é baseado em características visíveis.
Portanto, a pessoa responsável pelo diagnóstico de albinismo deve ser um profissional experiente sobre o assunto.
Idealmente, ele deve ser diagnosticado por um veterinário, mas o criador do cão também pode fazê-lo se tiver conhecimento suficiente sobre o assunto.
Se você tiver dúvidas sobre o seu cão ou cão que deseja adotar, pergunte ao seu veterinário de confiança, porque os cães albinos são propensos a certas doenças e precisam de cuidados específicos.