Há poucas coisas que comemos que nossos cães não tentam e imploram. O pão certamente não é exceção. Mas o cachorro pode comer pão?
Cachorro pode comer pão: é uma boa ideia?
O cachorro é um carnívoro. Isso significa que a carne deve ser o principal componente de sua dieta, mas seu corpo também digere alimentos vegetais.
O pão em si não é prejudicial ao seu cão, então não entre em pânico se ele comer uma ou duas fatias, mas não deve ser de forma alguma um componente permanente, muito menos importante, da dieta!
Claro, tudo depende do tipo de pão, mas em geral pode ser difícil de digerir, contém muitos carboidratos e o excesso de calorias pode tornar seu animal de estimação obeso.
Além disso, deve-se lembrar que alguns cães podem ser alérgicos ao trigo ou a outros ingredientes usados no pão, caso em que você deve evitar totalmente de servi-lo.
Se o cão não apresentar reações alérgicas, o pão não deve ser prejudicial a ele, desde que seja servido ocasionalmente, em pequenas quantidades e não como um dos principais componentes da dieta diária.
No entanto, vale a pena considerar se oferecer pão ao cachorro se justifica de alguma forma, já que pouco acrescenta à dieta do cão além de energia, e pode levar à obesidade e às doenças decorrentes se consumido em excesso pelo animal.
Além disso, você deve evitar pão com vários aditivos, como:
- cebola,
- alho,
- passas,
- nozes ou
- chocolate.
Esses produtos são tóxicos para o cão e podem realmente prejudicá-lo, podendo até levar à morte do animal. Com tantos perigos potenciais, vale a pena considerar se é necessário dar pão ao seu cão.
Um cão pode comer pão com manteiga?
Se você já dá pão para o seu cachorro, pode surgir a dúvida se deve passar manteiga nele. A manteiga em si também não é prejudicial em pequenas quantidades, mas como gordura, aumenta significativamente o já alto valor calórico do pão, o que aumenta ainda mais o risco de obesidade.
Além disso, grandes quantidades de manteiga ingeridas de uma só vez podem causar diarreia, vômitos e até pancreatite.
Além disso, a manteiga geralmente contém sal, que é prejudicial ao cão.
Um filhote de pode comer pão?
Assim como um cão adulto, o pão não deve fazer mal ao filhote. Mas o pão deve ser servido ocasionalmente, em pequenas quantidades – porém, não é recomendado na alimentação diária.
Quando o cão é filhote, vitaminas e minerais na dieta de um cão são especialmente importantes. O alimento que ele consome deve ser muito valioso, e o pão não é um deles.
Além disso, o período do filhote é o momento em que desenvolvemos hábitos específicos em nosso animal de estimação. Se, durante esse tempo, o cão se acostumar com o fato de comer o pão que sobrou, será muito difícil erradicar esse hábito no futuro.
Os cães podem comer pão branco?
Desde que o pão não contenha ingredientes tóxicos para os cães, o pão branco é seguro para os cães comerem. Embora o pão integral seja a alternativa “mais saudável”.
Os cães podem comer pão integral?
Sim, os cães podem comer pão integral, desde que não haja outros ingredientes potencialmente prejudiciais.
O pão integral é visto como a escolha “mais saudável” de pão para as pessoas, e o mesmo vale para cachorros. O pão integral tem maior quantidade de fibras e menos carboidratos. No entanto, seu cão deve comer apenas pequenas quantidades de pão, independentemente de ser branco ou integral.
Pode comer torrada?
Uma vez que torradas são apenas pão que foi cozido novamente, ainda é seguro para os cães comerem. Mas só se seu cachorro não for alérgico e o pão usado não tenha ingredientes prejudiciais.
Muitos cães realmente gostam de torradas, então alimentá-los com uma pequena torrada de vez em quando não vai machucá-los.
Assim como o pão, a torrada é bastante segura como uma guloseima ocasional.
Cachorro não pode comer massa crua de pão
Embora seus ancestrais possam ter comido carne crua, uma coisa que os cães nunca devem comer crua é massa de pão.
O calor do estômago de um cachorro atua como uma espécie de forno e, uma vez que a massa entra, ela continua a crescer, inchando e pode até distender o intestino.
Pior ainda, o etanol, um subproduto do fermento do pão, pode deixar seu cachorro bêbado. Se você sabe que seu cão comeu massa crua, ou se observa sinais de intoxicação por álcool, como convulsão, depressão, fraqueza, hipotermia, caminhada instável ou mesmo coma, você deve ligar para o veterinário imediatamente.
Pão pode causar diarreia no cachorro?
Embora o pão simples geralmente não cause problemas estomacais em cães, alguns filhotes podem ficar doentes ou ter diarreia após comer alguns.
Assim como qualquer alimento, o pão tem o potencial de causar distúrbios gastrointestinais, dependendo das sensibilidades individuais do seu cão.
Se o seu cachorro parece ter problemas de estômago ou diarreia depois de comer pão, especialmente se ocorrer novamente, é possível que ele tenha intolerância ao glúten ou alergia ao trigo.