Como tutores atentos e sempre preocupados, é completamente normal que as pessoas se preocupem se o cachorro respira rápido enquanto dorme.
Ver o pet adormecido e tranquilo pode ser um alívio para muitos porque isso indica que o animal está bem e aproveitou bem o dia. Então é hora de repor as energias.
Ver o cão sonhando então, é um espetáculo para tutores apaixonados e, às vezes as cenas rendem até mesmo fotos belíssimas e filmagens fofas!
Mas se a respiração for rápida, ofegante e pesada, isso passa a ser motivo de preocupação. O animal pode estar agitado com um sonho ruim ou, pode também ter um problema médico sério que provoque isso.
Então, se você quer entender por que o cachorro respira rápido enquanto dorme, chega de dúvidas. Este post está repleto de informações completas para você!
Por que meu cachorro respira rápido enquanto dorme? O sono do cão
Antes de falarmos sobre o porque o cachorro respira rápido enquanto dorme, vale a pena explicar como é o padrão de sono deste animal de estimação tão incrível.
De maneira geral, o padrão de sono canino é bem parecido com o que acontece com os humanos.
Sendo assim, você precisa compreender as duas principais fases que compõem o sono desses animais.
O sono de ondas lentas é mais leve e, nesta etapa o cão fica tranquilo e tende a reduzir aos poucos a sua atividade cerebral.
O coração então passa a ter batimentos mais lentos e a respiração também diminui. É bem comum que esta fase do sono dure um período de tempo relativamente longo.
Há ainda o que se chama de sonho paradoxal, que corresponde a uma fase de sono profundo, também chamado de REM.
Nesse caso, é possível ver o animal movimentar os olhos rapidamente. As vezes ele chega a abrir uma parte das pálpebras.
É comum ver o seu cão movimentar também outras partes do corpo quando ele está em sono profundo.
A característica desta etapa do sono é uma atividade cerebral muito grande, que é bem maior em relação à atividade característica dos momentos de vigília.
Geralmente esta fase do sono dura apenas alguns minutos e, se repete várias vezes ao longo de todo o descanso do animal.
Mesmo que a musculatura fique bem relaxada, o cachorro respira rápido enquanto dorme profundamente. Além disso, o padrão de respiração pode ser irregular.
Uma coisa interessante de se saber é que o padrão de sono dos animais muda bastante conforme a idade do pet.
Assim como acontece com os humanos, os cães mais jovens dormem mais e, a quantidade de horas tende a diminuir bastante na idade adulta.
Os cães têm sono predominantemente leve
Os cachorros são parentes próximos de lobos, o que significa que possuem o instinto selvagem de permanecerem sempre em alerta caso ocorra um ataque.
É assim que o animal descansa em grande parte do dia, estando sempre preparados para responder adequadamente e prontamente a algum estímulo.
Cheiros e sons são estímulos suficientes para acordar um pet que se encontre neste estágio do sono.
E se você tem a sensação de que o seu cachorro dorme o dia inteiro, saiba que isso realmente acontece.
No entanto, ao invés de dormirem por várias horas como os humanos, eles dão pequenos cochilos.
É claro que com a convivência com os humanos o padrão de sono dos animais se alterou bastante ao longo do tempo.
Então, pode acontecer de você ter um cãozinho que passa a noite toda dormindo ao seu lado.
De qualquer maneira, o mais importante é que os animaizinhos conseguem descansar bem, mesmo que façam apenas cochilos curtos.
Cachorro respira rápido enquanto dorme em sono profundo
Se você quer compreender melhor o porque o cachorro respira rápido enquanto dorme, então precisa olhar mais com calma para o estágio de sono profundo.
Se você já se preocupou quando viu o seu cachorro respirando rápido e se agitando durante o sono, saiba que isso é normal.
Durante o sono REM a atividade cerebral aumenta muito, ocasionando movimentações involuntárias e uma respiração rápida e descompassada.
Patas, orelhas, cauda e boca podem se movimentar e, em alguns casos o animal até abre os olhos durante esta etapa do sono.
É bem possível que em alguns momentos você também veja o seu animalzinho dando golpes ao mesmo tempo em que faz sons com a boca. Pequenos latidos, grunhidos e choros costumam acontecer com frequência.
Além disso, a própria posição do corpo do animal pode definir se ele ficará mais ou menos ofegante, uma vez que isso depende de as vias aéreas estarem mais ou menos abertas.
É comum que o tutor se preocupe, sobretudo quando o animal realiza esses movimentos espasmódicos acompanhados de uma respiração muito rápida e descompassada.
No entanto, na maioria das vezes essa é apenas a apresentação normal do sono e não há nada com o que se preocupar.
É preciso interferir se o cachorro respirar muito rápido durante o sono?
Como você pode perceber, se o cachorro respira rápido durante o sono não significa que ele tenha algum problema.
Na maior parte das vezes ele está apenas passando pelo sono profundo e, rapidamente tende a voltar às ondas curtas.
Sendo assim, a resposta é não. Se o seu animalzinho estiver apenas dormindo profundamente e não tiver nada de errado com ele, não é preciso fazer nada.
Inclusive, fazer com que o animal acorde subitamente quando ele estiver neste estágio pode ser prejudicial.
E é bem provável que ele fique desorientado, pelo menos por alguns segundos. Isso acontece porque o cérebro demora um tempo para retomar o seu estado normal.
Sabe aquela sensação estranha de quando você acorda assustado por ter um sonho estranho? Pois a questão é exatamente a mesma com os animais de estimação.
Caso o seu animal acorde desorientado, procure calmamente dizer o nome dele e, ofereça o máximo de segurança que puder.
Cuide da qualidade do sono do seu animalzinho
Como você viu, o sono é importantíssimo para o repouso dos animais, mesmo que ele seja mais leve e curto.
Sendo assim, é extremamente importante que o cão tenha um local tranquilo e confortável para descansar sempre.
Oferecer ao animal uma cama macia em um ambiente tranquilo vai ajudar ele a relaxar sempre e ter um descanso mais eficiente.
Assim, se você perceber que o cachorro respira rápido enquanto dorme, terá a certeza de que isso acontece apenas por conta do sono profundo e não porque o animal está desconfortável.
Por que o cachorro respira rápido, de forma ofegante
É bem comum que em alguns momentos você perceba que o cachorro respira rápido e, isso faz parte do organismo do cão e serve como uma adaptação às diferentes situações.
O primeiro deles é que os cães não transpiram como os humanos e, por isso, eles precisam respirar mais rapidamente para fazer a troca de calor com o ambiente de maneira adequada.
Sendo assim, não se assuste ao perceber que o cachorro respira rápido enquanto dorme depois de uma sessão de exercícios físicos.
O mesmo pode acontecer se o ambiente estiver muito quente, uma vez que ele usará dessa estratégia para a manutenção de uma boa temperatura corporal.
Quando é um problema se o cachorro respira rápido enquanto dorme?
Se é normal ver encontrar um cachorro que respira rápido enquanto dorme, então você deve estar se perguntando quando isso é e quando não é normal.
Existem casos em que realmente o animal pode precisar da sua ajuda e é bom que você saiba reconhecer essas situações de risco para o cão.
Conhecer bem o seu cachorro é o primeiro ponto a se conhecer para detectar quando um animal precisa de ajuda.
Antes de mais nada, pense se o seu pet tem algum problema de saúde que justifique uma preocupação maior.
Caso o cão tenha problemas cardíacos, diabetes ou doenças pulmonares, este pode ser um motivo a mais para se preocupar.
E mesmo que você desconheça possíveis problemas desse tipo, fique sempre atento a alguns sinais que podem surgir caso o seu cachorro esteja respirando rápido enquanto dorme por conta de uma situação preocupante. Os principais a se conhecer são os seguintes:
-
Apatia: quando o cão sofre de problemas cardiovasculares, ele vai ficar desanimado e ofegante. Nesse caso, o seu nível de energia tende a cair e o animal se cansa mais facilmente;
-
Tosse: em alguns casos, este é um indicio bem claro de que o animal está com problemas para conseguir respirar. Sendo assim, em caso de tosse frequente, visite um médico veterinário;
-
Língua arroxeada: a não ser que você tenha um cão de língua escura, caso perceba que o animal está com a língua roxa, este é um sinal de baixa oxigenação. Nesse caso, deve buscar por um médico veterinário;
-
Cachorro respirando rápido e tremendo: pode ser um sinal grave de intoxicação e outros problemas, uma vez que pode haver uma alteração neurológica;
-
Ansiedade: respiração rápida e inquietação também indicam que o seu animalzinho está ansioso ou com algum outro problema. Se ele não conseguir se movimentar bem, este é um sinal ainda mais específico de problema nervoso.
Mesmo que esses sejam os sinais mais comuns de um cachorro que respira rápido por conta de um problema de saúde, diarreia, vomito e febre também são fortes indicativos.
Se isso acontecer, tenha em mente que o problema pode ser sério e, que o animal precisa da atenção especializada de um profissional veterinário.
Existe algum remédio caseiro para cachorro que respira rápido?
Se perceber que o seu cachorro respira rápido enquanto dorme e houver sinais de que o pet está com algum problema de saúde
De maneira geral, quando encontrar seu cachorro ofegante, o indicado é analisar a situação. Se não há motivos para a respiração acelerada, é fundamental buscar ajuda de um veterinário.
É totalmente contra indicado dar qualquer remédio caseiro para o animal, uma vez que isso pode agravar ainda mais o problema.
Além disso, se o animal não for corretamente diagnosticado, será impossível fazer o tratamento correto.
Sem controle de doses e efeitos colaterais, fica difícil conseguir curar o pet. Além disso, uma das principais causas de intoxicação em animais é justamente o uso de medicamentos caseiros.
Hoje em dia o mercado veterinário e pet conta com produtos de qualidade, que possuem eficácia comprovada contra os mais diferentes tipos de problemas. Então, vale a pena apostar neles.
Cachorro respira rápido enquanto dorme: braquicefálicos
Uma das explicações mais pertinentes para cachorro que respira rápido enquanto dorme, diz respeito ao tipo de focinho e aspecto da face do animal.
Se o seu pet for de uma raça de focinho achatado, conhecida como braquicefálica, é preciso ter uma atenção especial à respiração.
Isso porque a face tem um aspecto diferente, fazendo com que haja pouco espaço para a passagem do ar.
Assim, se torna bem mais difícil realizar o resfriamento do corpo e, dessa maneira realizar o controle da temperatura.
Nesse caso, o pet pode ter algumas complicações. Em caso de superaquecimento do corpo, ou intermação, o animal pode ter uma série de prejuízos.
Algumas raças são mais propensas a este tipo de problema, como é o caso do Pug, Buldogue Francês, Shih Tzu, Boxer, Lhasa Apso e Maltês.
Então, se você tiver um animal dessas raças e perceber que o cachorro respira rápido enquanto dorme, certifique-se de que isso acontece apenas por agitação norma e, não por conta de um problema mais grave.
Filhote de cachorro respira rápido enquanto dorme
Para os animais jovens, é muito normal que a respiração seja bem mais rápida em relação à dos adultos.
Mesmo em repouso, os filhotinhos possuem uma taxa respiratória que fica entre 15 e 40 respirações por minuto.
Para você ter uma ideia, em animais adultos esse número deve ficar entre 10 e 30 respirações a cada minuto.
Da mesma maneira, o coração dos filhotinhos de cachorro tende a bater bem mais rapidamente em relação ao órgão de um animal adulto, sem que isso seja um problema real.
Normalmente, ver um cachorro que respira rápido enquanto dorme é algo bem normal, mas fique sempre atento para descartar possíveis problemas.