O cachorro sem apetite muitas vezes é reflexo de uma rotina entediante. Ou mesmo de algum problema crônico de saúde mental ou física. O fato é que esta situação é muito desconfortável para o animal e, claro, para o tutor. Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre o assunto.
Quando você notar que seu cachorro não está com aquele apetite de sempre ou mesmo que sequer se agita na hora de comer, é sinal de que algo não está certo. Por mais que uma comida natural ou uma ração de qualidade possam ser os “queridinhos” dos animais, nem sempre isto será o suficiente.
O cachorro pode estar passando por um momento ruim e difícil. E nem sempre isto significa que ele não está com fome. Pelo contrário: a fome pode se transformar em mais um problema que, com o tempo, pode virar uma bola de neve. Por isso, mantenha a calma e entenda as principais causas e sintomas abaixo.
Cachorro sem apetite – Principais causas e sintomas
Há diversas causas e sintomas para um cachorro sem apetite ter motivos para não querer comer. É claro que, se o animal tiver fome, ele procurará o alimento. Mas, saiba que nem sempre isto acontecerá. O problema pode ser tão severo que nem mesmo a fome pode ser capaz de fazer o cão se alimentar.
E como você sabe, uma alimentação equilibrada é fundamental para que os nutrientes e vitaminas do animal sejam devidamente supridos. Além de que é de suma importância fornecer tipos de ração que contenham todas as substâncias que o animal precisa.
E justamente por isso, quando ele deixa de se alimentar, você precisa entender o que fazer para recuperá-lo o quanto antes.
Recusa de qualquer comida
Um cachorro “roubando” comida é ruim, pois isto significa que o comportamento dele não está adequado. Agora, um cachorro recusando qualquer tipo de comida, é tão ruim quanto! Pois o comportamento pode ser corrigido com treinamentos. Agora, a saúde precisa de uma atenção muito mais específica.
E este é um dos principais sintomas de um cachorro sem apetite, pois ele sente tanta indiferença para a comida que acaba recusando qualquer uma. Mesmo que seja a ração que ele ama ou aquele prato de carne para cães que antes ele não abriria mão.
Além do cão sofrer, o tutor acaba sofrendo junto. Afinal, saber que algo está errado com o animal e não poder fazer nada muito instantâneo, causa uma sensação de impotência.
Falta de empolgação ao mexer no pote da ração
Falar com os cães na hora de dar comida para eles, faz com que eles criem uma espécie de condicionamento de felicidade. Ou seja, toda vez que você mexer no pote de ração e falar carinhosamente, eles demonstrarão uma felicidade enorme. Afinal, sabem que vão receber comida!
No entanto, um cachorro sem apetite acaba deixando de fazer tudo isso. Ele sequer fica empolgado com o barulho da ração caindo no pote ou com você chamando para comer. Este é um sinal claro de que o animal não está interessado, seja por um motivo ou por outro. E você precisa ficar atento, pois se perdurar o problema por mais de um ou dois dias, é preciso procurar ajuda especializada.
Poucos grãos de ração consumidos por um cachorro sem apetite
Outro sintoma muito claro de uma falta de ânimo para comer, é o baixo consumo. Por mais que os exemplos acima sejam “profundos”, há também situações que o cachorro até come, mas pouco. E isto também significa que ele está sentindo-se mal por algum motivo. Seja por descontentamento da opção de comida, seja por falta de fome.
É muito comum o tutor encher o recipiente da ração na parte da manhã e, ao fim do dia, ainda estar cheio. Muitas vezes sem sinais de que o cão fez qualquer esforço para comer. Isto é preocupante, principalmente se você estiver fora durante boa parte do dia, onde não pode acompanhar o comportamento do animal.
O apetite seletivo
Se o cão rejeita a ração, pode ser que ele esteja na verdade com o famoso apetite seletivo. Ou seja, pode ser que ele não esteja com vontade de comer determinado tipo de ração. E isto também pode ser comum, uma vez que os animais podem facilmente enjoar do alimento.
O que você deve fazer, antes mesmo de “auto diagnosticar” qualquer disfunção, é experimentar a troca da ração. Faça isso por um ou dois dias e veja como o animal reage. Se ele comer normalmente, talvez o problema tenha sido resolvido.
Agora, se a recusa continuar, é melhor não esperar mais e levar o cão a um veterinário. Pois o cão precisa dos nutrientes para a imunidade e energia. Além de que quanto antes identificar qualquer problema mais grave, mais fácil será a cura.
Síndrome da ansiedade de separação
A síndrome da ansiedade de separação talvez seja uma das causas mais fortes de um cachorro sem apetite. Isto faz com que o animal fique completamente sem vontade de continuar suas atividades, inclusive, as alimentícias. Esta ansiedade está relacionada com a presença do tutor na casa.
Por exemplo, se você costuma passar muito tempo fora de casa, o seu cão sente sua falta. E esta sensação de falta pode fazer com que ele sinta-se extremamente triste. Além de que ele realmente acha que foi abandonado quando passa muito tempo sozinho.
E esta sensação é uma das piores possíveis para os pets. Pois eles dependem do dono e sabem disso. Por mais que seja possível criar um cão independente, ele sempre sentirá falta do tutor, do amor e do carinho recebido. Por isso, fique atento e, caso note que o problema da falta de apetite seja isso, busque maneiras de treinar o animal ou contratar alguém para que fique com ele.
Procure sempre um veterinário para tratar o cachorro sem apetite
E por último, a dica principal: se o cachorro está sem apetite, procure um veterinário o quanto antes para relatar o problema. Se for algo mais grave, você terá tempo hábil de tratar. E se for algo mais simples, você terá o conhecimento correto do que fazer. Cuide do seu cão e boa sorte!