O latido é uma comunicação canina normal, mas ver o cão latindo muito ou com muita frequência, é um dos problemas mais relatados pelos donos de cães. Isso pode ser irritante e pode levar a situações infelizes com os vizinhos.
Para ser capaz de lidar com o cão latindo, você deve primeiro determinar o que está causando o latido do cão. Uma vez que você responder o “porquê”, será muito mais fácil encontrar qual é a solução para o problema.
Razões comuns para cão latindo
Os cães latem porque funciona, seja para espantar um intruso, para se acalmar, para chamar a atenção ou para liberar a frustração. Enfrentar o latido do seu cão primeiro requer que você identifique o impulso por trás da vocalização do seu cão. Estes são os tipos mais comuns de comunicação canina:
- Procura de atenção: Latido na esperança de conseguir algo, seja a sua atenção, recursos como comida ou brinquedos, ou o acesso ao exterior.
- Territorial: Latindo quando alguém ou algo entra em uma área que o cão considera sua.
- Alarme: Latido em resposta a ser surpreendido por algo, como um ruído súbito e inesperado.
- Frustração: Latir para sinalizar irritação e impotência, como quando uma bola rola sob o sofá e o cachorro não consegue alcançá-la.
- Tédio: Latido quando o cachorro está com tédio.
- Medo: Um tipo de latido que é muitas vezes mal interpretado. Enquanto o latido de medo soa ameaçador, é o resultado de um cachorro tentando colocar distância entre si e algo assustador.
- Excitação: Preparação de refeição, passeios de carro ou a visão de uma coleira pode desencadear este tipo de latido alegre.
- Angústia de separação: Cães que não gostam de ficar sozinhos se envolvem nesse lamentável latido. Não é o mesmo latido feito por cães que passam por uma verdadeira ansiedade de separação, já que a angústia é uma forma mais branda e manejável de desconforto canino do que a verdadeira ansiedade de separação.
Cão latindo: como fazê-lo parar?
Aqui está uma lista de seis técnicas que podem ajudar a impedir o seu cão de latir. Embora todos possam ter muito sucesso, você não deve esperar resultados milagrosos da noite para o dia. Quanto mais tempo o seu cão estiver praticando o comportamento de latir, mais tempo levará para ele mudar seus hábitos.
Algumas dessas técnicas de treinamento exigem que você tenha uma ideia de porque seu cão late.
Lembre-se sempre de manter essas dicas em mente durante o treinamento:
- Não grite com seu cachorro para ficar quieto (isso faz parecer que você está latindo junto com ele).
- Mantenha suas sessões de treinamento positivas e otimistas.
- Seja consistente para não confundir o seu cão. Todos em sua família devem aplicar os métodos de treinamento toda vez que seu cão latir de maneira inapropriada.
Remova a motivação
Se ele latir para as pessoas ou animais que passam pela janela da sala, administre seu comportamento fechando as cortinas ou colocando seu cão em outra sala.
Se ele late para transeuntes quando ele está no quintal, traga-o para a casa. Nunca deixe o seu cão fora sem supervisão durante todo o dia e noite.
Ignore o latido
Ignore o latido do seu cão pelo tempo que for necessário para ele parar. Isso significa que você não deve dar nenhuma atenção enquanto estiver latindo. Sua atenção apenas o recompensa por ser barulhento. Não fale com ele, não toque nele e nem mesmo olhe para ele. Quando ele finalmente se calar, mesmo para respirar, recompense-o com um prazer.
Para ter sucesso com este método, você deve esperar o tempo que for necessário para ele parar de latir. Se ele latir por uma hora e você finalmente ficar tão frustrado e chegar a gritar com ele para ficar quieto, da próxima vez que ele provavelmente vai latir por uma hora e meia. Ele aprende que, se ele apenas late o suficiente, você lhe dará atenção.
Dessensibilize seu cão ao estímulo
Gradualmente, acostume-se com o que quer que o esteja causando latidos. Mova o estímulo um pouco mais para perto (talvez alguns centímetros ou alguns metros para começar) e dê guloseimas. Se o estímulo sair de vista, pare de dar ao seu cão deleites. Você quer que seu cão aprenda que a aparência do estímulo leva a coisas boas (guloseimas).
Ensine ao seu cão o comando “quieto”
Pode soar absurdo, mas o primeiro passo desta técnica é ensinar seu cão a latir ao comando. Dê ao seu cão o comando para “latir”, espere ele latir duas ou três vezes e depois coloque um petisco saboroso na frente do nariz dele. Quando ele pára de latir para farejar o petisco, elogie-o e dê-lhe o petisco. Repita até ele começar a latir assim que disser “late”.
Uma vez que seu cão possa latir de maneira confiável no comando, ensine-lhe o comando “quieto”. Em um ambiente calmo, sem distrações, diga-lhe para “latir”. Quando ele começar a latir, diga “quieto” e coloque um petisco na frente do nariz dele. Elogie-o por ficar quieto.
Para parar o cão latindo, mantenha seu cão cansado
Certifique-se de que seu cão esteja fazendo exercícios físicos e mentais suficientes todos os dias. Um cão cansado é um bom cão e aquele que tem menos probabilidade de latir de tédio ou frustração. Dependendo de sua raça, idade e saúde, seu cão pode exigir várias caminhadas longas, bem como um bom jogo de perseguir a bola e brincar com alguns brinquedos interativos.