Será que o cachorro Chow Chow é perigoso? Esta é uma das principais dúvidas de quem está prestes a iniciar uma adoção. Afinal, muito se ouve falar ou mesmo se lê a respeito do temperamento do Chow Chow e, claro, há sim evidências de que ele pode se tornar agressivo em algumas situações.
Porém, precisamos considerar uma série de contextos para tirar uma conclusão.
Simplesmente afirmar que o cachorro Chow Chow é perigoso, certamente não é o melhor caminho.
Afinal, há muitas maneiras de cuidar de um cachorro e uma delas é oferecendo cuidados e treinamentos específicos. Tudo isso faz parte da qualidade de vida do cão no médio e longo prazo.
E para entender melhor estes aspectos, preparamos um guia completo sobre a possibilidade de existir agressividade canina na raça Chow Chow. Quer entender tudo, antes de adotar o seu cãozinho? Então, continue lendo.
Vamos lá!
O cachorro Chow Chow é perigoso?
Depende. Na realidade, nenhum cachorro é perigoso, desde que não seja “intimado”.
Ou seja, há muita relevância no ambiente em que o animal vive. Muitas ações que um cão exerce no dia a dia, na verdade, podem ser reações ao que acontece a sua volta. E, claro, um Chow Chow pode muito bem se encaixar nestes contextos.
O cachorro Chow Chow é perigoso no momento em que ele se sente intimidado, encurralado, desprotegido e desconfortável. Neste caso, na realidade, o cachorro Chow Chow não é exclusividade.
Afinal, muitos cães vão tentar se defender de alguma situação, caso sintam os itens mencionados anteriormente.
Mas, por que o Chow Chow ganhou uma certa fama de “ser perigoso”? Bom, neste caso, há diversos motivos para considerarmos.
Além das situações de intimidação, o Chow Chow é, ainda, um animal muito teimoso, caso não receba um bom adestramento de cachorro. E isto poderá fazer com que ele “passe da linha” diversas vezes.
Situações que podem deixar o Chow Chow desconfortável
O cachorro Chow Chow é perigoso a partir do momento que ele está desconfortável com algo em sua volta.
E este “algo”, pode ser uma série de situações. E para te ajudar, separamos abaixo algumas delas, para que você possa trazer para sua realidade. Veja:
- Pessoas estranhas no ambiente;
- Objetos ou movimentos que o deixem desconfortável;
- Outros cães na rua;
- Teimosia não controlada em treinamentos;
- Falta de socialização com outros cães;
Falaremos sobre cada um dos tópicos separadamente a partir de agora. Então, acompanhe o texto.
Pessoas estranhas no ambiente deixam o cachorro Chow Chow perigoso
O primeiro aspecto que devemos considerar para entender os motivos de um Chow Chow demonstrar sinais de agressividade canina, é a presença de pessoas estranhas no ambiente. Pois bem, os cães possuem instintos.
Obviamente, defender o território ou atacar aquilo que é estranho, pode fazer parte da rotina deles.
E com um Chow Chow não é diferente. A partir do momento que ele perceber a presença de pessoas estranhas no ambiente em que ele habita, ele pode sim dar indícios de algum ataque.
Poderá rosnar, mostrar os dentes, ficar em posição de ataque, etc. Estas são características prévias de um ato de defesa.
Neste caso, “pessoas estranhas” podem ser visitas, algum entregador, pessoas caminhando na calçada, etc.
Por isso, preste muita atenção em seu Chow Chow para quando alguma situação dessa vier a tona. Assim, você evita acidentes e “descobre” o que poderá tratar em um treinamento futuro.
Objetos ou movimentos que o deixem desconfortável
Outra situação muito comum para deixar um Chow Chow com algum tipo de tendência agressiva, são movimentações estranhas e fora da rotina do dia a dia dele.
Por exemplo, se o animal é calmo e tranquilo e, de uma hora para outra, passa a identificar movimentos anormais a sua volta, ele poderá entender isso como uma ameaça.
Estes movimentos anormais podem ser diversas situações. Desde a mudança de posição de seu banheiro, até a troca da ração. Ou seja, algo que faça ele “quebrar um padrão” de uma hora para outra.
Mas, não são estas ações que fazem ele ficar perigoso. Mas sim, o desconforto que isto causa.
E o desconforto poderá gerar outros tipos de sensações e sintomas no animal que, por fim, poderá levar a algum tipo de agressividade. Uma coisa está ligada na outra.
Outros cães na rua
Esta é uma das maiores causas de um possível estresse de seu cão. O Chow Chow é perigoso, quando confrontado com aquilo que ele quer e precisa defender.
No caso, defender o quintal de outros cães que ele está vendo na rua, pode ser algo que o deixe desconfortável e, como consequência, acidentes poderão acontecer.
Porém, consegue perceber como esta situação está muito atrelada também a outros animais, de outras raças?
Ou seja, não é uma exclusividade do Chow Chow. Embora, claro, isso possa fazer com que o cão se sinta desprotegido e posteriormente possa machucar o tutor, com uma mordida ou mesmo proporcionando algum susto.
Tente manter o seu Chow Chow sempre protegido de situações que poderão deixar ele desconfortável.
E nunca descarte um bom treinamento ou adestramento canino. É isto que fará o animal entender que presenciar outros cães na rua está tudo bem e não há problema.
Teimosia não controlada em treinamentos
O Chow Chow pode ser um cão teimoso. Isto, diferente de alguns outros comportamentos, está muito associado a raça.
seja, é uma característica muito própria. Afinal, o cachorro poderá oferecer resistência para uma série de situações. Situações, estas, que podem agravar algum tipo de periculosidade.
Por exemplo, se o seu Chow Chow está fadado a atacar algum outro cão na rua ou no parque, ou mesmo demonstrar agressividade com alguma visita, ele poderá não lhe escutar. Ou seja, ele poderá desfocar do seu comando e focar somente na atitude dele.
Este tipo de situação é comum e você poderá tratar durante um bom treinamento.
E como uma dica prática, sempre que o animal não lhe der ouvidos, tente fazer algum ruído para que ele se distraia e, desta forma, pare de fazer o que estava fazendo ou ameaçando fazer.
Falta de socialização com outros cães
E por fim, algo muito grave que poderá fazer com que não só o Chow Chow, mas vários outros cães demonstrem algum tipo de periculosidade: a falta de socialização canina.
Este fator é determinante para que eles tenham equilíbrio no dia a dia e possam entender que não são o “centro do universo”.
Um cachorro que não consegue se socializar com outros cães, infelizmente, poderá desenvolver condições muito negativas relacionadas a sua saúde mental.
Logo, você não pode deixar de praticar este exercício de relacionamento. Vá aos poucos, entendendo o animal e, de preferência, induza a socialização do cão ainda quando filhote.
Por Renata
Eu estou arrasada, meu filhote tem apenas dois meses e apesar de todo carinho q recebe, começou um comportamento agressivo preocupante. Não sei o que fazer.
Por Everton
Tenho uma chow chow faz 7 anos, nunca vi ela rosnar para ninguém, se dá bem com crianças (mesmo não tendo sido criada na presença de crianças), se dá bem com outros animais (mesmo estranhos), sempre me obedeceu, nunca levei para adestrar, ensinei o básico que aprendi com vídeos no youtube (como: sentar, deitar, dar a pata, buscar um brinquedo, ir pra casinha…). Já precisei de serviço de pedreiro, eletricista, pintor… e todas essas pessoas estranhas que foram na minha casa, minha chow chow ignora, eles podem fazer carinho nela, e ela só fica abanando o rabo. Atualmente preciso levá-la para tosar, mas a grande maioria dos pet shops da cidade onde moro não aceitam chow chow, e os que aceitam, dizem que o animal tem que ser sedado e precisa estar usando focinheira. Entendo que existam chow chows bravos, assim como outras raças, mas varia muito. Comprei um filhote de border collie e já nos primeiros dias achei ele muito medroso, se assustava com qualquer barulho, depois de alguns meses ele começou a ficar bravo com pessoas estranhas, chegou a morder a mão do meu pai, e dizem que é uma raça tranquila e inteligente. Acho que não dá pra julgar um cachorro pela raça. O temperamento dele vai depender de muitos fatores, mas principalmente da criação desde filhote.
Por Joana
Boa noite. Vc parece colocar a culpa no dono do cachorro. Eu tive um chow chow fêmea. Ele fez adestramento e tudo. Mas mordia constantemente os meus filhos pequenos. Me ignorava e só era mais acessível ao meu marido. Devido aos ataques constantes, deu para o meu pai. Ele simplesmente odiava crianças. Mordia sem dar aviso e matou com uma mordida na jugular o bassê hound do meu pai. Era um cão com pedigree e tudo. Então, não há, desculpas, essa raça nunca mais. Ela é perigosa.