Você sabe como ajudar um gato com medo de pessoas? Sabia que os bichanos podem sentir medo até mesmo de seus tutores?
O medo é algo bem comum, até os animais podem sentir medo de vez em quando, de diversas coisas diferentes.
Porém, é preciso ter um certo cuidado com o medo, quando ele se torna algo excessivo que atrapalha o bem-estar do animal.
Por isso, ficar de olho quando o medo passa dos limites e oferecer o que há de melhor ao pet, nessas horas, é importante para mantê-lo mais saudável e feliz.
Neste texto do Portal do Dog, vamos te ajudar nesse caso. Acompanhe e confira as dicas!

Como ajudar um gato com medo de pessoas?
Quando um gatinho tem medo, seja do que for, ele pode se sentir muito estressado, irritado e ficar muito arisco. Esse não é um comportamento desejado para um animal.
Os gatos são animais naturalmente mais ariscos e um pouco rabugentos em alguns casos, ainda mais com pessoas desconhecidas.
Porém, não é nada normal que o seu gato tenha medo de pessoas, de qualquer pessoa, desconhecida ou não, principalmente de pessoas conhecidas.
Gato com medo de pessoas pode ser algo que atrapalha o bem-estar dele, já que existem muitas pessoas que podem entrar em contato com ele, não é mesmo?
Não é ideal manter o gato isolado em casa, sem ter contato com nenhuma pessoa só por que ele tem medo. Essa atitude pode ser muito prejudicial para o gatinho, já que, quanto mais esse medo é alimentado, mais difícil será para que o gatinho superá-lo.
Portanto, o ideal para ajudar um gato com medo de pessoas é tentar ao máximo com que ele interaja com pessoas, sejam conhecidas ou não, de forma saudável.
Veja mais: Conheça as 6 principais raças de cães da Noruega
Mas lembre-se, a nossa orientação é sobre uma socialização saudável e não uma socialização forçada. O gato só vai superar um medo como esse se seus desejos e vontades forem respeitados acima de tudo.
Assim sendo, preparamos algumas orientações que vão te ajudar a ajudar o seu bichano, veja abaixo:
1. Criação de um ambiente seguro
A principal forma de ajudar um gato com medo de pessoas é criando um ambiente seguro para ele.
Os gatos são animais que precisam se sentir seguros e confortáveis para poder superar seus medos.
Então, um local seguro pode ajudar e muito o seu gatinho a superar qualquer medo que ele tiver, principalmente o medo de pessoas.
Portanto, esse ambiente seguro deve ser calmo, possuir um fluxo controlado de pessoas, principalmente de pessoas estranhas e, é claro, deve ser um local para que o gato fique à vontade e não mais nervoso e com medo.
Ele precisa ter o seu espaço de refúgio, o seu cantinho tranquilo. Assim, quando ficar com muito medo, poderá se acomodar nesse local.
2. Socialização controlada e respeitosa
A socialização dos gatinhos com as pessoas é algo importante para que ele supere o medo delas.
Porém, isso deve ser feito da maneira correta, nada de forçar ou apressar o seu gatinho a nada.
É importante que essa socialização seja controlada. O interessante é que apenas aos poucos as pessoas comecem a interagir com o gato, sempre respeitando o espaço dele.
Uma socialização controlada e respeitosa, na qual você sempre respeite os desejos do pet, é de grande auxílio para que ele se adapte com novas pessoas e perca o medo delas.
Confira também: Cachorro pode comer tomate? Saiba aqui!
3. Associações positivas
Para ajudar um gato com medo de pessoas, é interessante que você aposte em associações positivas.
Ou seja, é legal que você mostre para o seu gato que as pessoas são legais. Para fazer isso, crie memórias boas do seu gato com as pessoas que convivem com vocês. Por exemplo, permita que um conhecido dê um petisco para o seu gatinho, sem invadir o espaço dele, é claro.
Você pode utilizar reforço positivo para que seu gatinho vá se adaptando melhor com as pessoas ao redor dele. Nesse caso, sempre que seu gatinho interagir com alguém presenteie ele com algum carinho, petisco ou elogios.
Assim, ele vai realizar associações positivas com as pessoas e perder os medos aos poucos.
4. Introdução gradual
Nenhum gato vai perder o medo se for forçado a interagir com pessoas enquanto ele tiver medo delas.
Portanto, se você deseja que o seu gatinho perca o medo de pessoas, é interessante que realize uma introdução gradual.
Essa introdução gradual deve ser feita com calma, nunca forçando o seu gatinho a nada.
É preciso respeitar o tempo dos bichanos para que eles não fiquem com mais medo e ansiosos.
Portanto, apresente pessoas aos poucos, deixe que os gatinhos decidam a hora de interagir e se eles não quiserem fazer isso, respeite-os sempre.
Assim, a introdução gradual de novas pessoas na vida do gato vai ajudá-lo a ir perdendo o medo aos poucos.
Porém, isso deve sempre ser feito aos poucos, nunca force o seu bichano, ok?
Veja mais: 5 sinais de que seu cachorro está comendo demais
5. Paciência acima de tudo
Ajudar um gato com medo de pessoas pode ser uma missão um tanto quanto difícil, ainda mais se o medo do gatinho já estiver avançado.
Porém, é necessário que você tenha paciência com o bichano, afinal, ele está sentindo medo.
Um animal com medo pode se sentir ansioso, estressado e muito assustado, por isso, é preciso ter paciência acima de tudo.
Realize qualquer socialização e introdução de novas pessoas sempre com calma e muita paciência, beleza?
Dê tempo ao tempo
Acima de tudo, é importante tratar o gato com amor e paciência, e apresentar a ele pessoas boas e carinhosas. Assim, aos poucos, ele conseguirá superar o medo que ele tem de pessoas. Faça isso sempre gradativamente, com respeito e com muito carinho.
Lembre-se sempre de que forçar qualquer situação e interação, ao invés de ajudar, poderá piorar tudo, pois o trauma poderá ser cada vez maior – e sabemos que não é isso que você deseja, é claro.
Então, pense bem sobre esses fatores e boa sorte! Caso precise de ajuda para lidar com esse tipo de situação, lembre-se de procurar um profissional em comportamento felino.
Confira também: Veterinário revela uma raça de cachorro que nunca teria em casa