É possível aumentar a expectativa de vida do gato? Você já deve ter se questionado sobre isso, não é mesmo?
Quando temos um pet em casa, é comum querer que eles vivam muito. E sabe o que é ótimo? É possível fazer com que eles passem mais tempo conosco!
Os gatos são grandes companheiros, eles são leais, são calmos e gostam de ter seu próprio espaço. Quem não gostaria que um parceiro assim vivesse mais?
Com isso, você sabe quanto tempo vivem os gatos? Sabia que é possível aumentar a expectativa de vida deles? Venha com a gente do Portal do Dog saber tudo sobre esse assunto!
Quanto tempo vivem os gatos?
Misteriosos, quietos, algumas vezes até indiferentes, mas sempre grandes amigos de seus tutores. Os gatos são animais incríveis, uma ótima companhia para quem gosta de calmaria e de animais mais quietos.
Eles são animais mais tranquilos, gostam de carinho, gostam de brincadeiras, mas tudo na medida certa.
Quem gosta de uma vida mais tranquila os gatos são ótimos companheiros, eles não exigem tanto dos tutores como outros animais.
Assim, quem tem um companheiro desse deve pensar sempre em quanto tempo vive e como aumentar a expectativa de vida do gato.
Vamos dar início a essa conversa falando sobre o tempo de vida dos gatos, eles têm bons anos de vida, são uma responsabilidade longa e duradoura.
Portanto, os gatos vivem em média 15 anos, em idade de gatos isso é muito tempo, é uma vida bem longa para um gato doméstico. Gatos que vivem na rua podem viver menos por conta dos perigos.
Existem gatos que vivem muito mais tempo do que a expectativa prevista, ainda mais aqueles caseiros que têm uma boa rotina e boa alimentação.
Portanto, os gatos domésticos vivem muito, alguns podem até chegar a 20 anos de idade, alguns gatos até excedem as expectativas.
É uma boa notícia para os tutores dos felinos, não é mesmo? Se bem cuidados, com boa alimentação, carinho e também com as vacinas em dia, é possível que seu gato viva muito.
Leia mais: Benefícios da creche para cachorro: Confira a lista!
É possível aumentar a expectativa de vida do gato?
É comum que uma dúvida surja na cabeça se é possível aumentar a expectativa de vida do gato. Você sabia que é possível?
É bem possível aumentar as expectativa de vida dos nossos amiguinhos, mas é claro, nem sempre bons cuidados vão garantir essa longevidade.
É sempre bom conversar com o veterinário sobre como aumentar a expectativa de vida dos gatinhos.
Claro, nenhuma dica vai garantir que o seu gato viva mais, mas com os cuidados certos é possível que seu gato esteja mais tempo ao seu lado.
Então, é sim possível que seu gato possa viver mais, até mais que as expectativas de vida dele.
Porém, nada vai te dar certeza disso, os gatos podem ficar por muitos anos ao seu lado, ainda mais se ele for bem cuidados, mas durante a vida dele problemas podem surgir, doenças podem acometer seu gato, é bom ter isso em mente.
Veja mais: Quanto tempo dura o cio de uma cachorra? Saiba tudo sobre
Dicas de como aumentar a expectativa de vida do gato
Ter um gato em casa é algo muito positivo para a vida dos tutores, eles são excelentes companhias e muito calmos – exceto nos momentos em que estão cheios de energia e brincando, é claro, rsrs.
Aumentar a expectativa de vida do gato é muito possível, porém, nada vai garantir que seu gato viva o tempo máximo indicado por especialistas, pois há variáveis, claro.
Porém, cuidados básicos podem colaborar com o aumento da expectativa de vida dos nossos amiguinhos.
Oferecemos cuidados básicos diariamente para os nossos gatos, alimentação, carinho e tranquilidade. Mas muitos outros cuidados podem colaborar para que seu gato tenha mais longevidade, como, por exemplo, um bom enriquecimento ambiental.
Assim como os seres humanos, os gatos precisam de mais do que apenas o básico, eles precisam de dedicação por parte dos tutores.
Os gatos precisam de uma boa rotina e cuidados que ofereçam a ele uma boa vida. É possível que eles vivam muito com os cuidados certos.
Porém, como já te alertamos antes, doenças podem surgir na vida do seu gato, acidentes podem acontecer e o seu gato pode não viver tanto quanto as expectativas sugerem, isso pode acontecer.
Mesmo com todos os cuidados certos o seu gato ainda pode viver pouco, mas os cuidados podem ajudá-lo a ficar mais tempo ao seu lado.
Separamos algumas dicas do que fazer para aumentar a expectativa de vida do gato. Qualquer dúvida sobre esses cuidados busque o seu médico veterinário.
Lembrando que os cuidados não garantem, mas ajudam a melhorar a qualidade de vida do gato.
Veja nossas dicas:
1. Alimentação de alta qualidade
O seu médico já disse a você que a sua alimentação pode estar te fazendo mal? Sabe quando só comemos frituras, comidas muito gordurosas, doces demais? Tudo isso faz mal.
Uma alimentação ruim pode diminuir e muito a nossa expectativa de vida. Sabia que isso pode ocorrer também com nossos gatinhos?
Assim sendo, os gatos quando são mal alimentados podem desenvolver doenças e também passar menos tempo ao nosso lado.
Então, um bom jeito de aumentar a expectativa de vida do gato é oferecer a ele uma alimentação de alta qualidade.
Leve em consideração o seu gato por um todo, raça, tipo de pelo, tamanho e também se ele é castrado.
Depois de tudo isso observado, escolha a ração que melhor atenderá o seu gato, que vai deixá-lo mais saudável.
Existem rações próprias para gatos filhotes, para adultos, gatos idosos e também para os gatos castrados, que contém menos gorduras.
Cada tipo de alimentação vai proporcionar a quantidade de nutrientes necessários para os seus gatinhos ficarem bem.
Portanto, uma boa alimentação pode garantir que o seu gato tenha uma boa e longa vida, é importante ter cuidado com o tipo de comida oferecida a seu gato.
Confira também: Gato pode dormir na cama com o dono?
2. Controle de peso para aumentar a expectativa de vida do gato
Junto com uma alimentação de alta qualidade e saudável, é importante manter o peso do seu gato em equilíbrio.
Sabemos que os animais podem facilmente ficar acima do seu peso ideal, somado com a falta de exercícios, eles podem desenvolver doenças.
Dentre essas doenças causadas pelo sobrepeso em gatos, podemos destacar a obesidade felina, diabetes, problemas nas articulações e também doenças no trato urinário.
Os gatos não são animais que se exercitam muito, então, quando estão acima do seu peso ou obesos, é difícil que eles consigam voltar ao seu peso ideal.
Por isso, é muito importante que você tenha esse controle de peso do gato, para que ele não desenvolva doenças por conta do sobrepeso e possa viver mais.
3. Exercícios regulares
Assim como nós, seres humanos, os gatos precisam de exercícios para terem uma boa qualidade de vida.
Os exercícios físicos fazem muito bem para todos nós, inclusive para os gatos. Nos mantém saudáveis, ativos e faz bem até para nossa mente.
São muitas vantagens que os exercícios físicos trazem para nossa vida, vantagens para o físico e para o mental.
Assim, sabemos que os gatos não são os maiores fãs de sair de casa, principalmente com coleiras.
Porém, para aumentar a qualidade de vida dos seus gatinhos, é importante que eles pratiquem exercícios regulares.
Assim sendo, diariamente ou algumas vezes na semana, incentive seu gato a praticar exercícios, vai ser ótimo para aumentar sua longevidade. Você pode fazer isso brincando ativamente com ele.
Leia mais: O que é FIV em gatos? Sintomas, causas e tratamento
4. Visitas veterinárias periódicas para aumentar a expectativa de vida do gato
As visitas ao veterinário são indispensáveis, é ele quem vai dizer como anda a saúde do seu gatinho, se ele está saudável ou precisando de cuidados.
É muito importante que essas visitas sejam periódicas e regulares. Leve sempre seu gatinho para realizar check up gerais.
Assim, ao levar seu gato periodicamente ao veterinário, você saberá como anda a saúde dele e se o gato tiver alguma doença não aparente, vocês saberão e terão um tempo maior para cuidar.
5. Vacinações em dia
Todos nós, quando nascemos e até a nossa idade adulta, tomamos diversas vacinas. Essas vacinas previnem inúmeras doenças. A vacinação é importante!
As vacinas não são obrigatórias só para os seres humanos, mas também para os animais, inclusive os gatos.
Quando desejamos que nossos gatinhos passem mais tempo ao nosso lado e que vivam muito e muitos anos, é preciso que tenhamos alguns cuidados.
Dentre esses cuidados, ressaltamos a importância de manter suas vacinas em dia, elas podem salvar a vida do seu bichano.
Assim sendo, as vacinas são indispensáveis, elas podem garantir que o seu gato fique saudável por um bom tempo, por isso, sempre as mantenha em dia se quiser que seu gato viva por muito mais tempo.
Veja mais: Como limpar corretamente os potes do cachorro?
6. Telar a casa e não permitir andar na rua
Impedir que o seu gato ande pela rua, principalmente sem supervisão, pode colaborar com o aumento da expectativa de vida dele.
Um gato que vai para a rua está sendo exposto a diversos perigos e doenças diferentes.
Por isso, sempre que possível, impeça-o de sair de casa, você poderá também telar as janelas e manter as portas fechadas.
Um gato na rua pode sofrer acidentes, pegar doenças, se perder e ser envenenado, por isso, evite que ele saia, pelo bem dele.
7. Enriquecimento ambiental para aumentar a expectativa de vida do gato
O enriquecimento ambiental é super importante para manter o seu gato bem e saudável, principalmente mentalmente.
Como eles são animais mais caseiros, é importante que a sua casa tenha brinquedos e outros materiais com os quais possa interagir.
O enriquecimento ambiental pode ser realizado de diversas maneiras, tanto proporcionando diversão para o gato em casa, quanto preparando locais tranquilos para alimentação e descanso.
Assim sendo, o enriquecimento ambiental pode fazer muito bem para o gatinho e colabora efetivamente com sua longevidade.
Leia mais: Remédio caseiro para cachorro que não quer comer
8. Estimulação mental e socialização
Por último, gostaríamos de ressaltar a importância de sempre estimular seu gato mentalmente.
É muito importante que você o mantenha ativo para que ele não fique preguiçoso e acomodado.
Outra questão importante para que o gato viva muito é a socialização. Sabemos que os gatos não gostam muito de socializar, porém, faz muito bem para eles.
Ter uma companhia em casa, outro gatinho para eles poderem brincar e socializar fará muito bem e servirá como estímulo mental para seu gato.
Além disso, proporcionar interação com outras pessoas e até animais de amigos pode ser bem útil. Mas sempre converse com o veterinário sobre como fazer isso.
Sabemos que não é possível prever quanto tempo o nosso gatinho viverá e nem garantir que ele vá viver muito.
Porém, com os cuidados certos, podemos tê-los ao nosso lado por muitos e muitos anos.
Esperamos que essas dicas te ajudem e até o próximo artigo!
Veja mais:
Por Marciliano
Matéria muito boa. Tenho uma gata e me interessei muito pelas dicas.