Quer aprender como cuidar de gato recém-nascido abandonado? Essa é uma missão que vai exigir dedicação e delicadeza da sua parte.
Infelizmente, não é incomum acharmos gatinhos abandonados, principalmente na rua, é uma situação muito triste e desanimadora.
Muitas vezes, podemos achar uma ninhada inteira de gatos abandonados na rua e nem sempre sabemos como proceder.
Achou um gatinho recém-nascido abandonado e não sabe o que fazer e como cuidar dele? Venha com nós, do Portal do Dog, que hoje vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Acompanhe.
Achou um gatinho recém-nascido abandonado? Saiba o que fazer!
Em algum momento da sua vida você já deve ter se deparado com gatos abandonados na rua, se isso ainda não aconteceu, muito provavelmente ainda vai, infelizmente…
É uma realidade muito triste. Muitos animais são abandonados nas ruas todos os dias. Pessoas de má índole abandonam seus pets quando eles não atendem mais às expectativas.
Assim, uma das maiores causas de abandono de animais é causada pelo fato da pet estar prenha.
Pode parecer cruel, e é muito cruel, mas é uma realidade assustadora. As pessoas abandonam vidas na rua, sem pena alguma.
Apesar de abrigos estarem disponíveis para receber os animais e também existir leis que proíbam o abandono, as pessoas continuam a ter essa atitude.
Entretanto, existem pessoas de bom coração que sempre estão dispostas a ajudar os animais abandonados.
Essas pessoas trabalham em conjunto com ONGs e abrigos, recebem os animais com o maior prazer para ter todos os cuidados possíveis até encontrar uma família para recebê-los.
Cuidar de um animal não é uma tarefa simples, principalmente se for recém-nascido, eles demandam muita atenção.
Um gato recém-nascido, que não tem sua mãe para cuidar dele, fica fragilizado e precisa de ajuda.
Veja mais: Como levar o cachorro para passear de bicicleta?
Você quer aprender a como cuidar de um gato recém-nascido abandonado? Vamos te ensinar.
Quando nos deparamos com um ser tão frágil e sozinho queremos fazer o máximo para ajudá-lo.
Podemos sim cuidar de um gatinho recém-nascido, basta ter dedicação e delicadeza para lidar com algo tão delicado.
Entretanto, é preciso avaliar as suas condições e as de sua casa, se é possível receber um animal que vai precisar do máximo de conforto possível.
Se você não estiver preparado, recomendamos buscar alguém que possa ajudar, uma ONG que receba animais, abrigos e também algum conhecido que possa cuidar.
Porém, se sua intenção for realmente ficar com o gatinho recém-nascido vamos te ajudar a cuidar dele da melhor maneira possível!
Saiba que essa é uma atitude admirável e nós do Portal do Dog influenciamos a todos a resgatar os animais em situação de rua para proporcionar uma vida melhor para eles.
Como cuidar de gato recém-nascido abandonado
Para cuidar de gato recém-nascido abandonado, você vai precisar se dedicar muito à tarefa e buscar ajuda sempre que necessário.
Um gatinho que acabou de nascer tem necessidades diferentes de um gato já grandinho. Ele vai precisar de cuidados redobrados e atenção redobrada também.
Assim sendo, é preciso ter tempo para se dedicar a cuidar do gatinho, tempo para alimentá-lo, cuidar da higiene dele e também com diversos outros cuidados.
Um gato é uma vida e deve ser tratado com o maior amor e esmero possível, por isso, inclusive, que ressaltamos a importância de visitas ao veterinário sempre que possível.
Outra questão muito importante quando se deseja saber como cuidar de um gato recém-nascido abandonado é que você deve ter espaço adequado em sua casa para recebê-lo com conforto.
Cuidar de um gato recém-nascido vai exigir muito, por isso, esteja preparado para lidar com todas as situações que envolvem tal tarefa.
Separamos alguns tópicos muito importantes e que devem ser levados em consideração na hora de cuidar de um gato recém-nascido.
Assim, para cuidar de um mini bichano é importante que você esteja atento aos principais cuidados que se deve ter.
Veja a lista que separamos e vamos juntos aprender a como cuidar de gato recém-nascido abandonado.
- Cuidados com a alimentação;
- Visitas ao veterinário;
- Primeiros cuidados;
- Higiene do gatinho;
- Necessidades fisiológicas.
Vamos explorar cada tópico para que você compreenda a importância de se ter todos os cuidados possíveis com o gatinho.
Veja mais: 7 cuidados com o cão sênior: Veja os essenciais!
1. Cuidados com a alimentação
Cuidar de um gato recém-nascido abandonado não é fácil, isso você já sabe. É necessário ter um cuidado dobrado para que ele se desenvolva de forma saudável.
Um passo muito importante para esse desenvolvimento saudável é cuidar da alimentação do gatinho.
Assim sendo, é preciso ter cuidados importantes com a alimentação, um recém-nascido não come qualquer coisa, por isso, esteja atento a isso.
A alimentação ideal para um gatinho que acabou de nascer é o leite materno, mas quando isso não é possível, é necessário buscar novas alternativas.
Você poderá pedir ajuda a amigos e conhecidos que tenham uma gata que esteja amamentando para alimentar seu filhote. Essa é uma alternativa.
Se isso não for possível, você poderá alimentar seu gatinho com leite específico para gatos recém-nascidos.
Para utilizar esse tipo de leite, é preciso buscar orientação veterinária para saber como utilizá-lo.
Outra orientação muito importante é que você não deve oferecer leite de vaca puro para o gatinho.
Esse leite pode ser muito prejudicial para a saúde do seu gato recém-nascido, pode causar muitos problemas intestinais.
Procure sempre a orientação de um médico veterinário para saber qual a melhor forma de alimentar o gatinho, mas reforçamos que se puder alimentá-lo com o leite de uma gata será muito melhor para ele.
2. Como cuidar de gato recém-nascido abandonado: Primeiros cuidados
Os primeiros cuidados com o gatinho recém-nascido são muito importantes, é preciso se preparar para recebê-lo em casa.
É interessante que você tenha alguns preparos antes de levar o gatinho para casa.
A princípio, você deverá acomodar o gatinho em um local quentinho, pois nos seus primeiros dias de vida, pela falta da mãe, o gatinho ainda não sabe se aquecer sozinho.
Por isso, providencie uma cama quentinha e aconchegante para que o gatinho possa se manter aquecido e confortável.
Ir ao veterinário para se precaver de doenças e saber como cuidar melhor do gatinho é muito importante e faz parte dos primeiros cuidados que se deve ter com o bichinho.
Já comentamos com você sobre qual a melhor alimentação para o recém-nascido, assim sendo, siga as orientações para que seu gato fique saudável.
Amor e carinho também fazem parte dos cuidados básicos que devemos ter com o gatinho nos seus primeiros dias de vida.
É importante que ele se sinta acolhido e amado para se acostumar em um espaço sem a presença da mamãe gata.
Assim como um recém-nascido humano, os gatinhos precisam ter primeiros cuidados que vão garantir sua boa saúde, seu desenvolvimento e o desenvolvimento de habilidades felinas.
Leia também: Cachorro é bom para criança? Quais os benefícios?
3. Higiene do gatinho
Normalmente, quando um recém-nascido vem ao mundo, é a mamãe que realiza a higiene dele. Ele não sabe realizar essa higiene sozinho, por isso, precisa de ajuda.
Com os gatinhos acontece a mesma coisa. A mãe gata é quem cuida e realiza a higiene do seu filhote e mantém ele limpinho.
Assim, quando a mãe não está presente para realizar essa higiene, o trabalho será seu.
A mamãe gata lambe o seu gatinho para deixá-lo limpinho, essa ação é reconfortante para os gatinhos.
Não se preocupe, você não precisará lamber o gato, apenas simular essa ação, para realizar a limpeza do gato e confortá-lo.
Com um pano húmido ou um algodão, molhado em água morninha, você passará no corpinho do gato como se fosse uma lambida. Vá limpando toda a sujeirinha que esteja presente no corpo do gatinho.
Bem fácil, não é? Basta você ser delicado e cuidadoso, assim o gatinho vai ficar sempre bem limpo e se sentirá acolhido, se sentirá cuidado.
Essa higiene no gatinho pode ser realizada uma vez por semana, não é necessário fazer mais de uma vez ao dia ou muitas vezes na semana.
Também lembre de limpar as partes íntimas do gatinho, depois das necessidades, pois a mamãe dele também o lamberia nesses momentos.
É importante fazer essa limpeza delicadamente e com cuidado, além de periodicamente, para não permitir acúmulo de bactérias na região íntima do gatinho, o que poderia acabar causando efeitos no bem-estar e na saúde do seu amiguinho.
Quando o gatinho estiver crescido, esse cuidado será dispensável já que ele saberá como se higienizar sozinho.
Leia mais: Como acostumar o cachorro a dormir sozinho?
4. Como cuidar de gato recém-nascido abandonado: Necessidades fisiológicas
Nos primeiros dias de um gatinho recém-nascido, ele não vai buscar a caixa de areia, ele ainda é muito novo. Ou seja, ele vai fazer suas necessidades fisiológicas onde ele estiver.
Mas você sabia que pode estimulá-lo a realizar as necessidades? As mamães gatas fazem isso, também através de lambidas.
Quando não se tem uma gata por perto, é você quem vai ter que ter esses cuidados com o gatinho recém-nascido.
É bem simples, você deverá realizar massagens na barriga do gatinho. Essas massagens devem ser realizadas como auxílio de algodão ou uma gaze, o que você preferir, molhadas com água morna.
Assim, o intuito dessa massagem é estimular o gatinho a realizar suas necessidades.
As mamães gatos costumam lamber seus gatinhos para estimulá-los a fazer cocô e xixi após as refeições. Você poderá tentar nesses momentos também.
Confira também: Como entreter o cachorro quando o tutor está ocupado?
5. Visitas ao veterinário
Você aprendeu a como cuidar de gato recém-nascido abandonado? É bem simples, basta ter cuidado e dedicação e assumir o papel que seria da mamãe gata.
É muito importante que você leve o seu gatinho recém-nascido para visitas com o médico veterinário para checar se está tudo bem com ele.
O veterinário saberá como te passar muitas informações relevantes para cuidar de um gato recém-nascido.
Portanto, escolha um profissional de sua confiança para te ajudar a cuidar do seu pet, isso fará toda a diferença.
Cuidar de um gato recém-nascido que foi abandonado é uma atitude admirável e que deve servir de exemplo para outras pessoas.
Se você não puder cuidar do gatinho, sempre procure abrigos de animais que possam cuidar dele.
Denuncie qualquer atitude de abandono e maus tratos com os animais que você presenciar.
Por fim, esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje e até a próxima!
Veja agora: