Você sabe como dar banho em cachorro com dermatite? No artigo de hoje vamos trazer um passo a passo prático para banho terapêutico em cachorro com diagnóstico de dermatite.
A dermatite canina é uma inflamação que causa bastante desconforto para o doguinho. Afinal, além de deixar a pele avermelhada, ela coça muito e pode causar feridas e descamação.
Saiba que a DAC (Dermatite atôpica canina), como também é conhecida, atinge cerca de 30% da população canina.
Suas causas são multifatoriais. Como a predisposição genética, alergias e alterações imunológicas.
O banho com shampoo específico para dermatites caninas é uma das formas de tratamento para essa inflamação na pele do cachorro.
A seguir, o Portal do Dog separou uma série de etapas de como dar banho em cachorro com dermatite.
Mas também, algumas dicas para o tutor preservar a saúde do cãozinho diagnosticado com essa infecção.
Como dar banho em cachorro com dermatite
Antes de começar o passo a passo de como dar banho em cachorro com dermatite, saiba que um dos benefícios do banho terapêutico em cães com essa inflamação está relacionado ao controle da infecção. Bem como, a reposição de gordura e água.
Assim sendo, o contato com shampoos específicos, sabonetes e formulações desenvolvidas para o tratamento da dermatite canina ajudam a aliviar a coceira e evita que o problema se espalhe.
Contudo, é preciso saber a maneira correta de banhar o cão com dermatite, passando pelo processo de preparação da água, limpeza dos olhos e orelha do cachorro.
É preciso aguardar alguns minutos para o produto fazer efeito e saber o modo correto de secar o cachorro com essa infecção de pele tão severa.
Outros benefícios dos banhos terapêuticos para cachorro com dermatite também devem ser observados. Como por exemplo, a regulação das glândulas infecciosas, controle da descamação e o efeito calmante no cãozinho.
Agora que você já conhece os benefícios de dar banho em cachorro com dermatite, siga o passo a passo para essa tarefa tão importante para a saúde do seu cachorro.
Como dar banho em cachorro com dermatite – Separe todos os materiais para o banho
O primeiro passo para dar banho em cachorro com dermatite será separar todos os materiais para banhar o doguinho.
No entanto, como a pele do cachorro está sensível, não utilize bucha ou as unhas para esfregar o produto no cachorro. Ao invés disso, use algodão e paninhos macios para fazer a limpeza.
A seguir, montamos uma lista de outros produtos e equipamentos para dar banho em cães com dermatite.
- Algodão para proteger os ouvidos;
- Shampoo e condicionador para dermatite;
- Loção para fazer a limpeza dos ouvidos e olhos;
- Escova para a pelagem do cachorro;
- Toalha para secar.
É importante que o shampoo, condicionador e loção para olhos e ouvidos seja recomendado por veterinário, pois cada cachorro responde de uma forma ao tratamento conforme seu organismo.
Escove os pelos do cãozinho
Antes de colocar o dog na água, escove os pelos do cãozinho com ajuda de uma escovinha própria para sua pelagem.
Essa etapa é importante para remoção de peles mortas e pelos desgrudados do couro do cachorro.
Desembarace os nós dos pelos com bastante cuidado para não machucar a pele sensível do seu amiguinho.
Como dar banho em cachorro com dermatite – Comece lavando os ouvidos e olhos
O banho do cachorro com dermatite de fato começa lavando os ouvidos e olhos do animal, já que a infecção também afeta essas regiões do corpo.
Por isso, é recomendado uma loção exclusiva para limpar essas áreas mais sensíveis do cachorro que saem prejudicadas.
O primeiro passo é umedecer dois algodões com a loção, depois passar em cada olho do cachorro, na direção de dentro para fora.
Na limpeza dos ouvidos do cãozinho com dermatite, utilize algodão, umedeça com a loção e passe em toda a orelha do doguinho, inclusive nas dobrinhas.
Se necessário, aplique algumas gotinhas da loção de tratamento da dermatite no ouvido do cachorro, massageando bem a área e aguardando o cerúmen virar líquido e sair sozinho.
Para finalizar, coloque dois algodões em cada orelha do cachorro para evitar o contato com água e umidade que pode causar otites.
Forneça água com temperatura agradável para o dog
Na etapa seguinte a limpeza dos olhos e ouvidos, forneça água com temperatura agradável para o dog se banhar.
Como falamos no início, a ideia é proporcionar um banho terapêutico e relaxante para tratar a questão da dermatite.
Se o cachorro já está habituado aos banhos em casa, lave-o como de costume, deixando a cabeça sem molhar.
Caso contrário, comece molhando devagar, começando com as patas e terminando de molhar no pescoço.
Para a lavagem da cabeça do cachorro com dermatite, utilize o pano úmido sobre toda a área da cabecinha do cachorro.
Aplique o shampoo e condicionador específico para dermatite
Após umedecer todo o corpinho do cachorro, aplique o shampoo e o condicionador específico para dermatite logo em seguida.
Na verdade, você precisa começar pelo shampoo que será aplicado em todo o corpo do cão, devendo ser massageado com bastante cuidado.
Verifique se começou a surgir uma leve espuma e deixe o produto agir uns minutos, conforme escrito no rótulo da embalagem.
Em seguida, aplique o condicionador para tratamento de dermatite e, assim como o shampoo, deixe o produto agir conforme o recomendado.
Utilize brincadeiras e conversas afetivas com seu cachorro, sempre verificando se ele está confortável no banho terapêutico.
Remova toda a espuma do pelo do cachorro
Para finalizar o banho, remova toda a espuma do pelo do cachorro, sem tirar as bolas de algodão do ouvido do doguinho.
É importante que toda a água seja retirada do pelo do animal, eliminando qualquer probabilidade de proliferação de fungos que possam prejudicar ainda mais o tratamento da dermatite canina.
A água agradável à temperatura do cão é importante para deixá-lo mais calmo e pronto para prosseguir com o banho de tratamento.
Processo de secagem do cachorro com dermatite
No processo de secagem do cachorro com dermatite, você pode usar uma toalha de algodão bem macia e/ou o secador de cabelo.
Experimente usar a toalha em todo o corpinho do cachorro para eliminar o excesso de água e depois utilize o secador de cabelos no corpo do pet.
Para secar o cachorro com dermatite usando o secador, programe em uma temperatura agradável para a pele do doguinho e evite secar as orelhas com o aparelho.
Mantenha o aparelho em uma distância de 5 a 10 cm, em um ar mais morninho para evitar a irritação da pele.
Na secagem da orelha e região do rosto, use uma toalha seca ou algodão, sempre em movimentos delicados e gentis.
Dicas e recomendações gerais para banhar o cachorro com dermatite
Aprender como dar banho em cachorro com dermatite é uma etapa bastante importante do tratamento. Porém, é preciso escolher os produtos corretos para tratar a infecção.
Alguns cães podem ter um efeito rebote com o uso de um produto específico, sendo necessário sempre a recomendação de um médico veterinário.
Se você, tutor, não quer errar durante os banhos terapêuticos, veja também algumas importantes dicas e recomendações gerais para banhar o cachorro com dermatite.
Use sempre produtos indicados para a inflamação
A primeira dica para banhar o cachorro com dermatite é sempre usar produtos indicados para a inflamação.
Os shampoos, condicionadores e loções irão depender do histórico clínico do cachorro e seus sintomas.
Por exemplo, se a pele está em um nível de descamação secundária, o recomendado é usar produtos à base de enxofre e ácido salicílico com formulação antiseborreica.
Frequência de banhos do cachorro com dermatite
A frequência de banhos do cachorro com dermatite também é um ponto importante. Quando estão fora de crise, podem ser lavados em banhos terapêuticos duas vezes por semana no início do tratamento.
O ideal é sempre seguir as orientações do veterinário e rótulo dos produtos, pois em tempo de crise os banhos têm efeito tranquilizante.
Além disso, em alguns casos os banhos com produtos hidratantes tendem a trazer mais benefícios e conforto para o pet.
Deixe a espuma agir por um tempo no cãozinho
É importante que o tutor deixe a espuma agir por um tempo na pelagem do cãozinho, agindo de 10 a 15 minutos sobre a pele.
Neste tempo de espera, você pode ir massageando a pele do cachorro com bastante cuidado e com intuito de relaxamento.
A remoção completa da espuma com água abundante irá garantir que sujeiras não fiquem na pele do cachorro, possibilitando a sua hidratação natural.
Utilize condicionador sem enxágue no cachorro
Aproveite e utilize condicionador sem enxágue no cachorro com dermatite, sendo estes encontrados em formato de spray ou creme.
Mas lembre-se, não é qualquer condicionador: é aquele exclusivo para o tipo de dermatite diagnosticada no cãozinho.
Esse tipo de produto ajuda a hidratar a pele do cachorro, diminui a perda de água e restaura a barreira cutânea.
Sempre consulte um veterinário
Antes de dar banho em cachorro com dermatite, sempre consulte um veterinário para tirar todas as dúvidas e realizar o melhor tratamento para seu melhor amigo.
Como trouxemos acima, cada cão é um caso clínico a ser investigado, por isso, a importância de fazer a consulta para obter o diagnóstico correto.