Os gatinhos são animais que se cuidam muito bem sozinhos, mas você sabia que é possível dar banho em gato? Muitas pessoas preferem não banhar seus felinos, muito pelo mito de que gato não gosta de água, e também por estarem satisfeitos com o autocuidado que os gatinhos têm.
Contudo, você pode sim dar banho no seu bichano, não tem problema algum, contanto que você realize o banho corretamente ou leve seu gato para um pet shop.
Assim sendo, pensamos em algumas dicas que vão facilitar a rotina de banho do seu amigo peludo e vamos te ensinar a como dar banho em gato. Acompanhe este conteúdo completo do Portal do Dog e aproveite para tirar as suas dúvidas!
Os gatos precisam de banho?
Como já comentamos, os gatos são animais que realizam sua própria higiene, não necessariamente eles precisam ser banhados.
Entretanto, você pode sim dar banho no seu gatinho caso haja necessidade. Você só precisa banhá-lo corretamente ou levá-lo a um local especializado nisso, como os petshops.
É importante ter algumas precauções na hora de dar banho em gato. Você precisa ter acessórios que vão te ajudar nesse momento. A temperatura da água tem que ser adequada para não machucar o seu gatinho e é necessário também o uso do secador de cabelo para deixar seu gato sequinho pós-banho.
Além disso, você pode também procurar ajuda de profissionais sempre que possível, afinal, eles sabem como manusear corretamente os equipamentos para dar banho em gatos e outros animais, e o risco do seu gatinho se machucar vai ser bem menor.
Procure profissionais qualificados para a tarefa, para que seu amigo de quatro patas fique seguro.
E lembre-se, os gatos não necessitam de muitos banhos, pois eles já fazem sua própria higiene diária. Você pode optar por um banho por mês, e se seu gato for peludo, realize a tosa do pelo em um profissional qualificado, de acordo com as instruções veterinárias.
Com isso esclarecido, vamos te dar algumas dicas para te ajudar a realizar essa tarefa que pode, muitas vezes, ser bem difícil. Acompanhe.
Passo a passo para dar banho em gato
Nós separamos para você um passo a passo e algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor do seu gatinho na hora do banho. É importante que você consulte um veterinário para saber se o banho em casa é uma solução viável para seu gatinho, antes de começar essa empreitada, combinado?
Abaixo deixamos um guia para facilitar a leitura:
- Equipamentos adequados
- Reforço positivo;
- Deixe o gatinho se ambientar;
- Hora do banho;
- Esse é o momento de secá-lo.
Leia agora nossas dicas que vão te ajudar a cuidar melhor e com mais consciência do seu gato.
1. Equipamentos adequados para dar banho no gato
Para dar banho no seu gatinho, em casa, é importante que você tenha equipamentos adequados para realizar essa tarefa. Os gatos são animais sensíveis, e todo cuidado é pouco na hora do banho.
Assim sendo, é fundamental que você organize o equipamento que você vai utilizar.
- Você vai precisar de toalhas, pelo menos duas, e se achar necessário você pode utilizar mais;
- Algodão para proteger o ouvido de seu gatinho e também para limpar os detalhes onde só nossa mão não resolve;
- Shampoo e condicionador próprio para gato. Não utilize qualquer produto no seu gatinho, você pode causar irritações nele. Vá ao pet shop e procure produtos especializados para gatos e próprios para a raça do seu pet, se possível.
Você pode optar por colocar seu gato na banheira ou em uma bacia, mas cabe a você decidir se é viável. É mais adequado dar banho no gato em um lugar espaçoso ou um local que seja fácil de limpar após o banho. Pode ser o banheiro de sua casa.
Confira também: Como criar um ambiente divertido para o gato?
2. Reforço positivo ao dar banho no gato
Antes de começar todo o processo de dar banho em gato, você pode utilizar os reforços positivos para estimulá-lo. Eles vão te ajudar a manter seu gato calmo antes de banhá-lo. Procure, inclusive, sempre deixá-lo o mais confortável possível antes de iniciar o banho.
Como sabemos, os gatos não são os maiores fãs de água, por isso, esse momento deve ser o menos estressante possível.
Tente estas dicas para acalmá-lo:
- Ofereça petiscos para ele, assim ele se sentirá querido e vai ser mais carinhoso;
- Faça carinho nele e deixe-o à vontade e relaxado;
- Você pode massagear seu gato. Dê atenção para regiões como as orelhas, perto da boca e na cabeça, são locais que os gatos gostam de carinho e vão te ajudar a conquistar a confiança dele.
Os gatos precisam se sentir seguros e amados e o reforço positivo pode ajudar com isso. Eles vão entender que eles serão recompensados se eles se comportarem e seguirem as ordens do tutor corretamente.
Você verá como essa dica vai te ajudar a cuidar melhor do seu gatinho. Ele ficará mais obediente e mais solícito para as tarefas que precisa fazer.
3. Deixe seu gatinho se ambientar
Antes de começar o banho do seu gato, deixe ele se ambientar no espaço onde o banho será realizado. Não dê banho no gato antes de deixá-lo entender a situação. Seu gato pode se assustar caso você só o coloque para tomar banho de uma vez.
Experimente:
- Deixar a água ligada para que seu gato se acostume com o barulho;
- Deixar que ele cheire e explore o ambiente um pouco antes do banho;
- Molhar ele aos pouquinhos, para que ele vá se adaptando à ideia e à temperatura da água;
- Se desejar, utilize um difusor com feromônio. Se seu gato sentir o cheiro, ele vai se sentir mais calmo e confortável naquele ambiente, logo, ele ficará mais relaxado e deixará você cuidar dele.
Esses pequenos passos vão ajudar seu gatinho a se ambientar melhor e a não se assustar quando, de fato, for tomar o banho.
Se ele passar por uma experiência ruim, pode ser que ele não queira mais que você dê banhos nele, ele pode ficar assustado e consequentemente mais agressivo.
Por isso, tente sempre, na medida do possível, fazer com que essa experiência seja sempre agradável. Inclusive, fazer esse tipo de apresentação e ambientação gradativa também pode ajudar.
Isto é, ao invés de apenas mostrar o ambiente quando o seu pet já estiver no dia de tomar banho, você pode experimentar ir mostrando essa situação aos poucos, cada dia um pouco mais, até o fatídico momento do banho.
Veja mais: Cuidados essenciais com o gato idoso: Confira aqui!
4. Hora do banho
Chegou o momento que você vai começar o banho do seu gato. Após a ambientação do seu gato no espaço, comece o banho aos poucos. É importante que água esteja em uma temperatura adequada, quente demais ou gelada pode machucar seu gato e assustá-lo.
Além disso, tome cuidado com os olhos e ouvido do seu animal. Cuidado para que a água não chegue a esses locais e cause algum problema com seu bichinho ou o assuste. No ouvido, a água pode causar infecção, por isso, todo cuidado é importante!
Passe o shampoo delicadamente e cuidado novamente para não ir para lugares indesejados do corpo do gato, logo após, enxágue bem e em locais como o rostinho você pode utilizar uma toalha molhada para auxiliar na limpeza com um pouquinho de espuminha, sem deixar que isso entre em contato com olhos, nariz e boca.
Repita o processo delicadamente com o condicionador e enxágue bem para não ficar resquícios na pele do gatinho.
Se quiser, você pode tentar tirar os nós do pelo do gatinho enquanto o condicionador estiver no pelo dele. O condicionador vai ajudar a desembaraçar o pelo mais facilmente. Porém, é preciso MUITO cuidado neste momento, e suavidade nos movimentos, pois o gatinho pode estar mais sensível, e “puxões” nos pelos podem assustá-lo e machucá-lo.
Se preferir, espere o pelo secar um pouquinho, depois do banho, e use esse momento para poder escová-lo com cuidado e atenção. Assim, será possível ter menos sensibilidade do pet presente durante o momento.
5. Momento de secar seu amigo peludo
Após o banho de seu gatinho, você deve secá-lo com as toalhas que separou no início do processo.
Se você utilizar o secador para acelerar o processo, lembre-se de ajustar a temperatura para uma que não seja muito quente. Uma temperatura alta demais pode machucar o seu gatinho. Atente-se a isso. Também não deixe o secador muito próximo ao pelo e à pele do gatinho.
Mas seria bom evitar o uso do secador, eles são barulhentos e podem assustar o gato. Se você tiver uma opção específica para pets, ótimo! Pois esses secadores podem, em alguns casos, ser menos barulhentos.
Por fim, escove-o para remover nós do seu pelo, com delicadeza e carinho. Aproveite esse momento para se conectar com ele, dando atenção e mimos.
Lembre-se, todo esse processo pode ser estressante para seu gatinho, por isso, você sempre deve dar carinho para ele e mostrar o quanto ele é amado. Faça tudo para que ele se sinta o mais confortável possível.
Veja também: Cuidados e dicas para lidar com unhas quebradas em cachorros
Dicas finais para cuidar do pet
Se o seu gato não se mostrar confortável com o processo, é melhor deixar para outro momento. É fundamental que você respeite o seu amiguinho. Esse pode ser um momento muito assustador para ele, por isso, deve ser feito na hora certa, pois uma experiência ruim pode deixá-lo traumatizado.
Dar banho em gato não é uma tarefa fácil e pode ser muito estressante para o seu pet. Deixar o ambiente confortável é com toda certeza uma ótima aposta.
Cada dica que demos aqui vai te ajudar com seu bichinho, mas você deve ter cuidados consigo mesmo. Você deve ter cuidado para que o gato não se assuste e acabe machucando você. Se possível, corte as unhas do seu gatinho.
Outro ponto que vale ser mencionado é que se a rotina de banho for feita desde que seu gato é pequeno, ficará mais fácil que ele se acostume, e quando ele for grande, ele já estará totalmente à vontade com o momento.
Sempre procure um veterinário para tirar dúvidas de como dar banho, de quais produtos utilizar e qual a frequência adequada para dar os banhos no gatinho.
Por fim, siga nosso passo a passo e nossas dicas para facilitar esse momento. Sempre que possível, procure um profissional para realizar a tarefa, eles são preparados para isso e sabem exatamente o que fazer para manter seu gatinho calmo.
Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e que elas te ajudem na sua rotina de dar banho em gato!
Acompanhe o Portal do Dog para mais conteúdos informativos e com dicas ótimas para cuidados com seus amiguinhos de quatro patas. Até a próxima!
Leia mais: