Você sabe como escolher a melhor gaiola para passarinho? É importante escolher uma que vá atender todas as necessidades do animal acima de tudo.
Quando decidimos criar um passarinhos, é muito importante estar por dentro de tudo sobre eles para oferecer sempre os melhores cuidados possíveis.
E quando pensamos em cuidado, estamos falando também da segurança do animal e, querendo ou não, a gaiola pode oferecer essa segurança.
Venha saber mais sobre esse assunto e aprender a escolher a melhor gaiola neste guia do Portal do Dog. Confira abaixo.
Como escolher a melhor gaiola para passarinho?
Para criar um passarinho em casa, você deve ter diversas questões em mente, principalmente para garantir o bem-estar do animal.
A princípio, é importante pensar no ambiente onde você vive. Será que ele é adequado para a criação de um pet desse? Sua casa conta com a presença de outros animais que podem ver o passarinho como presa?
É importante pensar em questões como essas para garantir ao passarinho uma boa qualidade de vida e muita segurança.
E quando pensamos na segurança do pássaro, é inevitável pensar em uma gaiola, pois é bem comum criar os passarinhos nela.
A gaiola pode proporcionar uma segurança maior para os pássaros domésticos, pois pode ajudar a mantê-lo longe de possíveis predadores.
Gostaríamos de ressaltar a importância de manter o passarinho o mais livre possível, se na sua casa for possível criá-lo fora da gaiola, como em um viveiro grande, melhor ainda.
Se isso não for possível, é interessante que você saiba como escolher a melhor gaiola para ele.
Portanto, uma gaiola deve garantir conforto, segurança e ser interativa para não deixar o pet no tédio.
Veja mais: Como parar soluço de cachorro?
Assim sendo, veja abaixo algumas dicas que serão fundamentais na hora de escolher a melhor gaiola. Confira:
1. Tamanho adequado
Para escolher a melhor gaiola é importante que você se atente ao tamanho dela, esse é um dos passos mais importantes.
Por mais que o seu passarinho seja pequeno, é interessante que você escolha uma gaiola que tenha espaço para o passarinho viver tranquilamente.
Evite gaiolas pequenas demais e que limitem os movimentos do seu pássaro, elas podem deixar o seu pet estressado demais.
Uma gaiola com espaço pode ajudar o pássaro a se sentir mais livre e a vontade naquele ambiente.
Uma forma de saber o tamanho ideal é medir o seu passarinho com as asas abertas – ou ter em mente uma média desse tamanho. A partir disso, escolha gaiolas que tenham, no mínimo, duas vezes esse tamanho.
Dessa forma, o passarinho poderá bater as asas tranquilamente dentro da gaiola, o que é ótimo para que ele possa se “esticar” e assim ficar mais confortável.
2. Formato da gaiola
O formato da gaiola também é muito importante, principalmente para garantir uma melhor adaptação do seu pet.
Gaiolas que possuem formatos muito comuns, como as cilíndricas, podem ser muito limitantes para o pássaro.
Já as gaiolas quadradas e retangulares são as melhores, pois possuem mais espaço para o pássaro ficar mais à vontade.
Portanto, quando você for escolher uma gaiola para o seu pássaro, sempre prefira aquelas que o formato facilite a vida do seu pássaro e não o limite.
Lembre-se, ele passará horas e horas dentro da gaiola, por isso, é importante que ela proporcione um espaço agradável para o seu amiguinho.
Leia mais: Como cachorro pega raiva e o que fazer?
3. Material
Para escolher a melhor gaiola, também é importante escolher uma que possua um material adequado para o seu tipo de passarinho. É possível encontrar, no mercado, gaiolas de madeira e de metal.
Porém, nem sempre você vai poder trazer qualquer uma dessas para o seu passarinho.
Algumas espécies de pássaro podem facilmente destruir uma gaiola de madeira, pois é um material mais frágil.
Por outro lado, nem toda espécie vai se dar bem em uma gaiola de metal, por isso, para elas é interessante a gaiola de madeira.
Porém, se o seu pássaro não danificar a gaiola de madeira, você pode optar por ela que, muitas vezes, pode ser mais barata e acessível.
Leia mais sobre a espécie de passarinho que você deseja criar dentro da gaiola, pois esse conhecimento pode te ajudar a selecionar o melhor material possível.
4. Barra
Uma gaiola deve sempre ser bem pensada para facilitar a vida do animal, proporcionar entretenimento e não limitá-lo.
Por isso, é muito interessante que você escolha gaiolas que possuam barras verticais, pois elas ajudam o passarinhos a subir com mais facilidade.
E é muito importante que elas não sejam próximas demais para o passarinho não se machucar ou ficar preso, e também não podem ser muito distantes uma da outra para o pássaro não fugir.
É interessante que ela tenha uma distância adequada na qual o passarinho possa brincar nelas sem correr nenhum risco.
Veja mais: Quanto custa um cachorro salsicha?
5. Acessórios e equipamentos
Quando você adota um cachorro ou um gato, sempre compra acessórios e brinquedos para que ele se sinta o mais à vontade possível, não é mesmo?
Então, ao escolher uma gaiola para o seu passarinho, é importante pensar no mesmo, no conforto e na distração do pet.
Portanto, opte por gaiolas que possuam equipamentos nos quais o passarinho possa se divertir.
Além disso, é interessante que ela possua acessórios como suporte para bebedouro ou comedouro, além de poleiro para o pet ficar à vontade.
Pense que o passarinho ficará dias e dias nesse espaço, portanto, ele merece um ambiente que supra todas as necessidades físicas e psicológicas dele, concorda?
6. Facilidade de limpeza
Se desejar escolher a melhor gaiola para o seu pássaro, você deve levar em consideração que ela precisa ser de fácil limpeza.
Quanto mais prática e rápida for de limpar, melhor será para o seu passarinho e para você.
Sabemos que os pássaros fazem uma sujeira e tanto, não é mesmo? Por isso, a gaiola ideal deve proporcionar facilidade na limpeza.
Claro que você não deve focar só nisso, deixando de lado os outros pontos que mencionamos, mas esse cuidado pode facilitar o dia a dia de qualquer tutor.
Veja também: Veja as 6 melhores raças de cachorros para quem tem família grande
Essas são dicas bem básicas que vão te ajudar a escolher a melhor gaiola para passarinho, garantindo o máximo de conforto, segurança e bem-estar para ele.
Se quiser dicas personalizadas para a espécie do seu pet, converse com um veterinário, pois ele poderá te ajudar melhor com esse assunto.