Como fazer o cachorro viver mais é algo que todo mundo gostaria de saber. No entanto, não existe receita para isso, tampouco sabemos o que pode acontecer no dia de amanhã. Mas podemos tomar alguns cuidados extras e garantir uma saúde mais prolongada para o nosso melhor amigo o que, consequentemente, poderá fazer a vida dele ser mais longa. Acompanhe o texto.
Como fazer o cachorro viver mais?
Entender como fazer o cachorro viver mais deveria ser um pré-requisito para qualquer dono de cachorro. Pois isto não garante somente mais tempo com o melhor amigo, mas também, uma saúde e qualidade de vida acima da média para o bicho. No entanto, nem sempre é assim.
Há milhares de cachorros abandonados ou que sofrem maus-tratos. E estes, infelizmente, não poderão ter a sorte de ter um dono que zele pelo bem estar e bem viver. Desta forma, acompanhe o texto para entender como você pode fazer para o seu cachorro ficar mais tempo com você e aproveitá-lo ao máximo.
Faça exames e vacine-o regularmente
Um das principais atividades rotineiras para quem quer ter um cachorro saudável é, obviamente, vaciná-lo e fazer exames de rotina. Aqui não tem muito segredo, afinal, cães são como humanos, pois precisa sempre estar em dia com a saúde e controlar a saúde de forma mais ativa.
E uma das formas que você poderá fazer isso, é levar o seu cachorro ao veterinário com frequência para ele ser avaliado e tomar as vacinas que são necessárias para controlar doenças.
Deixe o seu cão descansar
Assim como é importante o ser humano ter um tempo para descansar e relaxas, o mesmo acontece com os cachorros. Entender como fazer o cachorro viver mais passa diretamente em dar a ele o tempo necessário para que ele descanse.
Por exemplo, se ele estiver dormindo, não acorde-o. Não deixe-o estressado com provocações ou brincadeiras exageradas. Pois isto deixará ele ativo, ansioso e muito estressado. O que é péssimo para a saúde dele.
Não deixe seu cão ficar muito gordo
Infelizmente, obesidade canina é tratado como fofura ou “excesso de saúde”. O que é completamente errado. Pode até ser que um cão fique com um aspecto de fofo quando mais gordinho. Porém, isso não é nada saudável para ele por diversos motivos.
Um cão obeso pode desenvolver uma série de doenças graves e, muitas vezes, incuráveis, como a diabetes. Além disso, eles podem sofrer de pressão alta, dificuldades respiratórias e uma série de problemas gastrointestinais. Cuide da saúde do seu cão, mantenha-o ativo e alimente-o adequadamente.
Exercício físico também é importante para os cães
Falando em obesidade canina, uma das formas mais saudáveis de manter um cão longe deste problema, é fazê-lo praticar exercícios físicos. E isto também dependerá de você. Ou seja, você também deverá sair da sua zona de conforto.
Para tanto, é importante levar seu cão para passear com regularidade. Leve-o para brincar no parque e, se ele for obediente, soltá-lo para correr em locais abertos e que não comprometa a segurança de ninguém.
Ofereça muito carinho e afeto
Além de todas estas dicas de saúde e cuidados com o seu cão, é importante também entender que eles precisam de carinho e afeto. Um cachorro é muito sentimental e pode necessitar de muita atenção de seu dono. Ou seja, quanto mais presente você for na vida dele, melhor será para a saúde mental e física do cachorro.
Amor, carinho e muitas brincadeiras fazem parte de uma vida longa e saudável. Desde que feitas de uma forma adequada e inteligente, isto será um remédio para muitos problemas relacionados ao estresse. Pois assim, o cachorro sairá do ócio e passará a ser mais ativo, o que é ótimo.
Castração é fundamental
Embora muita gente não concorde, castrar o cachorro é uma das formas de deixá-lo ainda mais equilibrado e adequado a uma rotina. Seja o cachorro macho ou fêmea, a castração poderá controlar diversos comportamentos que, quando feito da forma profissional e correta, é positivo.
Aplique e boa sorte
Agora que você já entendeu como fazer o cachorro viver mais com alguns passos práticos, esperamos que consiga transformar estas ações em longevidade. Como falamos, não existe receita. Mas existe formas de deixar o seu cachorro com o máximo de bem estar possível. E isto já é um grande passo.