Manter a casa organizada tendo um pet pode parecer algo desafiador, a gente sabe. No entanto, algumas ações simples podem te ajudar a construir uma rotina que garanta um lar sempre limpinho e cheiroso. Quer saber como colocar isso em prática?
Neste texto, a equipe do Portal do Dog reuniu uma série de informações sobre o assunto. Não deixe de conferir!
Como manter a casa organizada tendo um pet?
Na hora de manter a casa organizada tendo um pet não existe fórmula mágica ou segredo infalível. Tudo é uma questão de constância e hábitos positivos. Até porque, sabemos que um cachorrinho pode fazer muita bagunça dentro de casa, e isso é inevitável. O que podemos barrar, digamos assim, é o excesso de bagunça e a rotina de limpeza e organização diária que teremos.
Para isso, podemos adotar uma série de ações, como:
1. Estabeleça o cantinho para as coisas do pet
Antes de deixar a comidinha em um canto, a caminha em outro cômodo e os brinquedos para cachorros espalhados por todos os lugares, considere estabelecer um cantinho da casa para as coisas do seu pet.
Avalie qual ambiente pode ser mais apropriado nesse sentido e reúna as coisinhas do cachorro nesse local. Apenas cuidado para não deixar a comidinha tão perto do pote de ração, é preciso que o ambiente seja bem delimitado e organizado para o conforto do cão.
Entretanto, evite deixar cada coisa em um cômodo completamente diferente, não porque isso possa ser realmente um malefício ao pet, mas porque pode atrapalhar a organização da sua casa.
Inclusive, há muitos tutores que elegem um cômodo apenas para as coisinhas do pet. Se essa for a sua realidade e houver um espaço nesse sentido sobrando na sua casa, pode ser uma boa ideia. Experimente.
2. Não exagere na exposição dos brinquedos
Seu cachorro tem uma infinidade de brinquedinhos diferentes? De início, isso pode parecer algo bacana. No entanto, deixar tudo isso à mostra pode fazer com que o cachorro acabe transformando a sua casa em uma verdadeira zona de brinquedos.
Por isso, uma estratégia que pode ser eficiente na hora de manter a casa organizada tendo um pet é revezar a exposição dos itens.
Em uma semana, você pode deixar de 3 a 7 brinquedos específicos disponíveis em um cesto. Depois desse período, pode trocar por outros brinquedos que o seu amigo têm em casa. E assim sucessivamente.
Dessa maneira, além de você não correr o risco de ter milhares de brinquedos espalhados pela casa, você também acabará estimulando a cognição e a motivação do cão, que se sentirá mais instigado na hora de brincar com os itens “diferentes”.
3. Dê limites claros com portões e barreiras
Apesar de considerarmos o pet um membro de nossa família, não podemos nos esquecer de que estamos diante de um animal de estimação, que precisa seguir regras e delimitações claras, até mesmo para manter a sua saúde e bem-estar.
Em se tratando de manter a casa organizada tendo um pet, você pode fazer isso delimitando barreiras específicas e limites para o cão. É fato que ele não precisa circular por todos os ambientes da sua casa e, portanto, colocar portões de cachorro e barreiras no quarto, cozinha ou outros ambientes que você julgar necessário é um bom caminho.
Desse modo, torna-se possível limitar a circulação do cão e consequentemente a quantidade de ambientes que ele pode acabar bagunçando no dia a dia.
4. Mantenha uma rotina de exercícios e atividades
Para manter a casa organizada tendo um pet é preciso estar atento a outro ponto muito importante: a rotina do seu cão precisa ser contemplada com exercícios e atividades capazes da entretê-lo.
Sabe por quê? Porque sem esse tipo de atividade o cachorro poderá ficar no tédio e com muita energia acumulada, o que pode levá-lo a ter comportamentos destruidores dentro de casa.
Esses comportamentos, mais tarde, podem resultar em muita bagunça e sujeira nos mais diversos cômodos.
Portanto, se você quer que a sua casa esteja sempre ajeitada, lembre-se de dar ao seu cão o que ele precisa para ter comportamentos mais tranquilos dentro de um ambiente fechado.
Não negligencie esse ponto, pois muito da bagunça pode estar associada à falta de exercícios e de atividades interessantes para os cães.
5. Limpe as patinhas do cachorro
Além de passear com o seu cachorro, lembre da importância dos cuidados com as patas dele. Esses cuidados estão relacionados com a higiene e limpeza antes de entrar em casa. Afinal, imagine uma situação na qual o seu amigo de quatro patas passeia por diversos ambientes ao ar livre, brincando em parques, no barro e na grama… Imagine como ficará a patinha dele no final dessa aventura!
Logicamente, isso pode fazer com que ele acumule sujidades nas patas, o que poderia desencadear maior bagunça dentro de casa. Portanto, procure adotar o hábito de limpar as patinhas do pet antes de ele entrar em casa depois de um passeio.
6. Escove os pelos com frequência
Para manter a casa organizada tendo um pet, é necessário estar atento a um ponto fundamental: a remoção do excesso de pelos no ambiente.
Especialmente se o seu cão é muito peludinho, a escovação quase que diária pode ser crucial para deixar a casa mais limpa e organizada.
Aproveite esse momento de escovação para interagir e se aproximar do seu amigo de quatro patas, vivendo momentos inesquecíveis com ele. Além de ser uma forma de cuidar do seu amiguinho, você ainda estará unindo o útil ao agradável, ao considerar essa prática como uma forma de deixar a casa mais limpa.
Acredite, esse pequeno hábito pode fazer toda a diferença na hora de garantir a casa mais limpinha.
Leia mais: Meu cachorro não gosta de banho e agora?
7. Faça uma limpeza leve todos os dias
A gente sabe que fazer a escovação dos pelos, limpar as patinhas e manter os brinquedos em um local apropriado já vai fazer toda a diferença na hora de manter a casa organizada tendo um pet. Ainda assim, não existe fórmula mágica que garantirá que nenhuma bagunça ou sujeirinha aparecerá nos ambientes.
A solução, nesse caso, é buscar fazer uma limpeza leve todos os dias. Você pode fazer algo relativamente prático, como passar o aspirador, especialmente nas áreas com maior circulação do pet, e um paninho com algum desinfetante próprio para ambientes com cães.
Dessa maneira, além de remover a poeira e os pelos que podem ficar no ambiente, você poderá desinfetar com produtos próprios e garantir a casa mais cheirosa e agradável.
Mas lembre-se: evite usar produtos que possam ser prejudiciais à saúde canina. O ideal é sempre usar desinfetantes e outros materiais de limpeza que sejam liberados para cômodos com animais de estimação, ok?
8. Treine o seu cachorro
Treinar o seu cachorro também tende a ser uma peça-chave nesse momento. Isso porque os treinamentos podem reduzir comportamentos destruidores e garantir que o pet faça suas necessidades em um local apropriado, por exemplo.
Tudo isso, com o passar do tempo, pode te ajudar a manter a casa organizada tendo um pet. Se você não souber como começar o treinamento do seu cachorro, lembre-se de que existem profissionais especialistas nesse assunto.
Você pode contratá-los para adestramentos mais pontuais ou para uma aprendizagem mais complexa. Fica a seu critério avaliar nesse caso.
9. Desapegue do perfeccionismo
Por fim, é muito importante que você crie consciência da necessidade de desapegar do perfeccionismo. Nós sabemos que ter uma casa sempre impecável, limpa e cheirosa é algo muito aconchegante. Mas, se temos um pet, volta e meia estaremos vendo uma sujeirinha aqui, outra bagunça ali, faz parte.
Desapegar da ideia de ter uma casa perfeita e cultivar hábitos mais equilibrados é um caminho mais saudável nesse caso. Desse modo, você não se sobrecarrega tentando manter tudo impecavelmente organizado, e pode aproveitar mais a rotina e o dia a dia com o seu amiguinho.
Nunca se esqueça de que tudo na nossa vida é uma questão de equilíbrio. Encontre o seu nesse cenário!
Veja também: Cachorro sempre limpinho: Como manter a higiene do pet?