Coronavírus: é perigoso acariciar cães?

Existem muitas perguntas que mantêm os donos de cães preocupador por causa do novo coronavírus. Muitos donos se perguntam: o que fazer se eu tiver que ficar em quarentena? Mas a questão de saber se você deve acariciar cães na rua provavelmente surgirá em algum momento. Descubra se você pode ou não acariciar cães em dias de coronavírus!

Embora os pesquisadores atualmente não acreditem que animais de estimação possam infectar pessoas com o vírus, se uma pessoa infectada tossir ou espirrar no pelo do cachorro, você poderá entrar em contato com o vírus enquanto o acaricia.

Tempo de sobrevivência do vírus na pele do cachorro

Não foram encontrados resultados de pesquisa sobre o tempo de sobrevivência dos vírus na pele de cães. Os Centros Americanos de Controle e Prevenção de Doenças informam que atualmente não há evidências de que o vírus possa se espalhar da pele de animais para humanos. No entanto, se e por quanto tempo os coronavírus pode sobreviver em peles não foi adequadamente investigado.

Os coronavírus sobrevive até 72 horas em aço e plástico e até 24 horas em papel. Mas os especialistas assumem que o pelo não é um bom meio para o vírus.

Quais cuidados devo ter ao acariciar cães?

mulher vestindo mascara facial e hoding um cachorro 66269 809
Mulher com máscara e cachorro – Foto: Freepik

Em geral, ao lidar com animais de estimação, lave bem as mãos antes e depois de tocá-los. Se você tocar em outros cães enquanto caminha, não deve tocar o rosto antes de lavar as mãos.

Se possível, as pessoas infectadas devem evitar qualquer contato com seus animais de estimação. Isso pode impedir que os vírus entrem no pelo e nas membranas mucosas dos animais ao tossir ou espirrar.

Se os cães estavam em contato com uma pessoa infectada e eu acariciar os cães, estou em risco?

Atualmente, a ciência assume que os animais não podem transmitir o coronavírus aos seres humanos. No entanto, a situação está se desenvolvendo muito dinamicamente.

Inúmeros institutos de pesquisa acompanham de perto os desenvolvimentos atuais e fornecem informações sobre possíveis novas descobertas. De qualquer forma, é aconselhável observar os regulamentos básicos de higiene como lavar bem as mãos com sabão depois de tocar no animal.

Eu testei positivo para o coronavírus. Como devo me comportar com meus animais de estimação?

mulher em um traje de protecao andando com um cachorro 1157 31677
Pessoa em traje de proteção – foto: Freepik

É melhor evitar contato próximo com seu animal de estimação. Talvez alguém da sua casa possa cuidar disso. Caso contrário, você deve reduzir ao máximo o contato com o animal e tentar não tocar o nariz, a boca ou os olhos do animal e, por exemplo, não deixar o cachorro lamber o rosto.

Lembrando que a lavagem regular e completa das mãos também é muito importante. Você também pode usar uma máscara para reduzir o risco de contágio por gotículas. No entanto, os animais não precisam usar uma máscara!

Posso passear com meu cachorro apesar da quarentena?

Se você foi indicado para quarentena em casa devido a uma possível infecção pelo coronavírus, você não deve sair de sua casa nem mesmo passear com o cachorro. Se você tem um jardim, pode deixar seu cão correr sozinho. Caso contrário, você deve ver alguém para levar seu cão para passear.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Cão pula da janela de carro em movimento: saiba o que o CTB determina sobre transporte de pets
Um vídeo gravado em Quintana (SP) mostrou um Dachshund pulando da janela de um carro em movimento, reacendendo o alerta...
“O cão é uma ferramenta viva”: especialistas destacam os desafios para a regulamentação do treinamento de cães de alerta para diabetes tipo 1 no Brasil.
Os cães de alerta médico para diabetes tipo 1 são treinados para detectar alterações glicêmicas antes dos primeiros sintomas, oferecendo...
Marrocos criminaliza cuidar de animais abandonados: multa de R$ 1.500. Entenda a lei e o que a motiva
Lei do Marrocos sobre animais de rua prevê multas pesadas para quem alimentar cães e gatos sem autorização oficial...
O retorno da raiva no Peru: um alerta sobre as desigualdades em saúde nos países em desenvolvimento.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia revelou falhas graves no sistema de vigilância da raiva em áreas pobres do Peru,...
Img de rastreio

Localize algo no site!