Você sabe quais são os melhores brinquedos para cachorro? Está é uma das dúvidas mais comuns aqui do Portal do Dog. Na verdade, podemos afirmar logo no início do texto: não há um melhor brinquedo. Mas há o brinquedo certo, na hora certa. Assim sendo, separamos uma série de critérios para você levar em consideração na hora de comprar, montar ou entregar um novo brinquedo ao seu cão. Acompanhe.
Melhores brinquedos para cachorro
Vamos começar a falar um pouco sobre os melhores brinquedos para cachorro? Antes de mais nada, precisaremos dar um passo para trás e entender muitas outras coisas relacionadas ao cão. A função de um brinquedo, basicamente, é manter o animal entretido, certo? Mais ou menos.
Sim, um brinquedo serve para brincar. Mas esta brincadeira deve ser levada a sério em diversos sentidos. Apenas deixar o cão livremente brincando pode não ser uma boa ideia.
A não ser que o brinquedo correto esteja no momento certo. Por exemplo, um cão poderá ficar horas entretido com algum objeto emborrachado. Ele morderá, colocará na boca, e provavelmente nada demais pode acontecer, a não ser ele enjoar com o tempo.
Agora, se você proporcionar um brinquedo com peças que podem se soltar ou mesmo ele rasgar mordendo, acidentes podem ocorrer. Por isso é sim importante selecionar os melhores modelos.
E, além disso, é importante saber o que seu cachorro gosta. Talvez o brinquedo emborrachado não seja o preferido com relação a algum que proporcione estímulos de caça. E vice-versa. Acompanhe para entender melhor.
Veja também nosso artigo com Brincadeiras para o verão com o seu dog.
Faça uma análise do comportamento do seu cão
O primeiro passo, então, para encontrarmos os melhores brinquedos para cachorro, é fazer uma análise com base no comportamento do animal. É importante entender que, conforme mencionamos, nem todos brinquedos serão a melhor opção para cada raça de cachorro.
Talvez o brinquedo que um Labrador Retriever goste de brincar, seja um completamente diferente do que um Poodle, por exemplo, goste. E isto vai ocorrer com todas as raças e comportamentos. Pois eles terão realidades diferentes, estilos de vida diferentes, estímulos diferentes e, acima de tudo, vidas diferentes.
Analisar o comportamento canino nem sempre é a tarefa mais fácil do mundo. Se você não tiver o acompanhamento de um profissional especializado, poderá fazer constatações equivocadas. Assim sendo, a principal recomendação sempre será entender seu cão com a ajuda de um profissional. Ele conseguirá interpretar comportamentos e ajudar você a entender também.
Com base nisso, ficará muito mais fácil para escolher os melhores brinquedos para cachorro. Pois você estará fazendo algo vital: indo direto ao ponto. Além de ser mais fácil, é muito mais saudável para o animal.
Entenda a função de cada brinquedo
Conforme já mencionamos anteriormente, cada brinquedo será único. Por mais que a função básica deles seja entreter o cão com você em casa ou não, entender a função de cada peça é importante. Se você entender a função de cada brinquedo, poderá facilmente determinar o ideal com base no que o seu cão precisa ou quer naquele momento.
Há brinquedos de todos os formatos, estilos, cores e texturas. Um será importante para mantê-lo ativo e gastar energia. Outro será importante para mantê-lo entretido por horas. Outro será importante para fazê-lo parar de morder móveis da casa. E assim por diante.
Ou seja, interpretar cada situação é mais do que importante: é primordial. Afinal, o cão não saberá o motivo de receber um brinquedo ou outro. Ele pegará todos da mesma forma, brincará com todos da mesma forma e depois deixará de lado da mesma forma.
Ou seja, para o cão é indiferente. Assim como para ele pode ser indiferente urinar em qualquer lugar, caso não haja um adestramento de cachorro que o ensine o que é certo e o que é errado.
O que queremos dizer, é: o cão não tem o pensamento racional que nós temos para criar situações que tragam um comportamento mais sociável e equilibrado (humanamente falando, claro).
Use os brinquedos certos nos momentos certos
Esta dica é muito importante e será fundamental para determinar os melhores brinquedos para cachorro. Pois a partir desse critério, de fato, poderemos eleger os melhores, pois a escolha será com base no que já vimos até aqui: necessidade e comportamento.
Como você já sabe, existem brincadeiras para todas as horas. Assim como também existem brinquedos para as horas e momentos certos. Por exemplo, um brinquedo de morder pode ser uma ótima opção para cães que adoram devorar os móveis e a casa de um modo geral. Já os brinquedos que estimulem a imaginação pode ser ótimo para cães idosos com indícios de demência canina.
Ou seja, tudo é uma questão de ponto de vista e de necessidades. Além de, obviamente, ter os brinquedos que servirão apenas para entretenimento ou canalização de energia.
Por exemplo, um brinquedo caseiro que faça o animal ter que tirar a ração presa em algum recipiente, pode ser uma ótima alternativa para evitar o estresse ou até mesmo evitar a solidão dos cães em casa sozinhos. Pois pegar a ração será um tremendo desafio e eles passarão horas tentando fazer isso. Ainda mais se começarem a ficar com fome!
Melhores brinquedos para cachorro que estimulem a mente do animal
Conforme mencionamos anteriormente, há brinquedos que podem ser ótimas alternativas para estimular a mente e o cérebro do animal. E eles não são bons apenas para cães mais idosos.
São muito bons também para cães em fase de crescimento ou mesmo adultos. Assim, estaremos tomando providências interessantes para proporcionar mais tranquilidade e bem-estar aos cães no futuro.
Por exemplo, você poderá comprar brinquedos e escondê-los pela casa. Isto fará com que o cão tenha um objetivo, semelhante ao brinquedo com ração. O objetivo de buscar e encontrar os brinquedos escondidos, canalizará muita energia que, se ficasse estocada, poderia trazer malefícios para saúde do bicho. Procure por brinquedos com este objetivo!
Brinquedos que tirem o animal do tédio
Você sabe como livrar os cães do tédio? Esta é uma questão muito discutida. Afinal, um cachorro entediado pode facilmente contrair doenças físicas, como obesidade canina, ou mesmo mental, como a demência. E você não quer isto para seu animal de estimação, não é mesmo?
Uma dica é escolher os melhores brinquedos para cachorro que estimulem diversos sentidos e entregá-los de forma isolada para o cão. Nunca forneça todos os brinquedos de uma vez, pois isto causará uma sensação de estresse e excesso. E seu cão nunca terá a sensação do “novo”, que é fundamental para tirá-lo do tédio.
Esconda brinquedos pelos cômodos, em baixo do sofá, em locais que estimulem a caça e assim garanta que o cachorro fique ativo durante o dia ou noite de forma equilibrada para não acumular energia demais.
Melhores brinquedos para cachorro na medida certa
Por último mas não menos importante, os melhores brinquedos para cachorro são aqueles que provocam a sensação de novidade. Ou seja, evite exagerar na quantidade, pois isto fará o cão enjoar não só de um, mas de todos. E acredite: eles vão enjoar. E quando isto acontecer, será muito difícil reinseri-los em um curto período de tempo.
Mantenha o equilíbrio, ofereça brinquedos aos poucos, proporcione sempre o senso de novidade e boa sorte!