Conheça os 16 mitos e verdades sobre Husky Siberiano, o cãozinho que mais parece um lobo e possui qualidades incríveis.
Mesmo que não seja popular no Brasil, o Husky Siberiano é uma raça de cachorro de porte médio bastante querida.
Afinal, seu temperamento é dócil. Mas por mais que muita gente não acredite, ele ainda gosta de estar com a família.
Conhecer as características dos animais de estimação é uma excelente forma de tomar os devidos cuidados com o pet. Além disso, ajuda na tomada de decisão na hora de adotar um exemplar da raça.
Para te ajudar a decidir entre adotar e criar uma rotina para seu amigo, montamos esse post aqui no Portal do Dog com os mitos e verdades sobre Husky Siberiano. Não deixe de conferir!
Mitos e verdades sobre Husky Siberiano
Existem vários mitos e verdades sobre Husky Siberiano, a raça de cachorro com uma fisionomia semelhante ao lobo e com carinha de cachorro bravo.
Mas lembrando que toda raça de cachorro (inclusive sem raça) precisa de cuidados especiais para viver em harmonia com sua família e em respeito aos seus instintos e temperamento.
Assim sendo, no caso do Husky Siberiano, esse dogão tem muitas características interessantes que fazem dele um cachorro muito querido pelas pessoas.
1- Huskies Siberianos são cachorros bastante independentes
Verdade. O primeiro fato entre os mitos e verdades sobre Husky Siberiano é que eles são cachorros bastante independentes.
Mas isso não quer dizer que a raça de cachorro é egoísta. Na verdade, o Husky Siberiano gosta de ficar na dele em alguns momentos.
Assim sendo, saiba que é da raça não querer ficar muito no colo do tutor, passando alguns momentos do seu dia mais reservado no seu canto.
2- Mitos e verdades sobre Husky Siberiano: Gostam de neve
Verdade. Um dos fatos dessa raça de cachorro médio é que o Husky Siberiano gosta bastante de estar na neve.
Além disso, ele possui porte físico para aguentar as temperaturas extrenas, inclusive, abaixo de zero graus Celsius.
Talvez por isso que o Husky não é tão comum no Brasil devido ao clima tropical e muito calor. Mas isso não quer dizer que não existam exemplares em território brasileiro.
3- Essa é uma raça de cachorro agressiva
Mito. Muita gente acredita que o Husky Siberiano é uma raça de cachorro agressiva e traiçoeira, mas não é verdade.
O fato de o cachorro ser bravo e agressivo está mais ligado ao seu convívio com pessoas e outros animais.
Por isso, o adestramento e socialização do cachorro desde cedo é importante para não correr o risco de tornar o membro da família um cachorro bravinho.
4- Os Huskies Siberianos são cachorros preguiçosos
Mito. Mesmo com um comportamento mais independente e reservado, os Huskies Siberianos não são cachorros preguiçosos.
Pelo contrário, a raça é conhecida por gostar de brincadeiras e praticar exercícios físicos boa parte do seu tempo.
Sendo assim, o tutor, antes de adotar ou comprar um filhote de Husky Siberiano, deve saber que a raça vai demandar tempo de atividades físicas e brincadeiras.
5- Cães da raça Husky Siberiano tem um uivo potente
Verdade. Os Huskies são uma raça de cachorro bem parecida com os lobos. Por isso, tendem a ter um uivo potente.
Os especialistas em estudos sobre a raça e o universo dos cães apontam que o uivo de um Husky Siberiano pode chegar até 16 km de distância.
Quando se dá de cara com um Husky Siberiano e seu uivo, você poderá confundi-lo com um lobo, devido à aparência e instinto.
6- É um cachorro originário da Sibéria
Verdade. Como o nome diz, o Husky Siberiano é um cachorro originário da Sibéria, região da Rússia, durante a pré-história.
Uma tribo nômade chamada Chukchi criou os primeiros cães dessa raça. Lá, eles eram muito usados como cães trabalhadores para puxar trenó, por exemplo.
No entanto, a raça também era bastante usada para acompanhar os tutores junto às atividades de caça, pois são considerados cães resistentes e inteligentes.
Com sua chegada ao Alasca em 1909, os Huskies continuaram sendo usados para puxar trenós, inclusive participando de corridas.
7- Essa é uma raça de cachorro bem próximo do Akita
Verdade. Essa é uma raça de cachorro bem próximo ao Akita, uma raça que simboliza o Japão, onde é bastante popular.
Segundo a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), o Husky Siberiano pertence ao Grupo 4 das raças, junto à família dos Spitz.
Uma das principais características é sua semelhança aos lobos selvagens que viviam no Ártico e com traços semelhantes ao Spitz Finlandês, além do Akita Inu.
8- Está no grupo de raças de cães com heterocromia
Verdade. Outra característica do Husky Siberiano é que ele está no grupo de raças de cães com heterocromia.
Ou seja, cada olho do cachorro pode conter uma cor diferente. É um fenômeno nato do cachorro desde filhote e que não atinge a sua saúde.
Na verdade, o Husky Siberiano com olho azul e castanho é bastante diferente, ainda mais combinando com as diferentes tonalidades de sua pelagem.
Mitos e verdades sobre husky siberiano: 9- Possui pelos entre os dedos
Verdade. Uma das curiosidades verdadeiras sobre a raça de cão Husky Siberiano é que ele possui pelos entre os dedos.
A característica de possuir pelos no meio dos dedos deriva da necessidade que o cachorro tem de proteger as patas em contato com a neve.
Afinal, as patas dos cachorros precisam de cuidados e isso a natureza se encarrega também de providenciar.
10- É um dogão bastante apegado à família e seus tutores
Verdade. Afinal, ele é um dogão bastante apegado com a sua família e seus tutores.
No entanto, nem por isso eles vão ser cachorros grudentos. Eles apenas gostam de estar em companhia de pessoas confiáveis.
Os Huskies adoram brincar. Portanto, não irão medir carinho para a sua família e outros animais de estimação e seus aumigos.
11- Raça de cachorro médio que pode viver em apartamento
Mito. Infelizmente, para quem mora em apartamento ou casa pequena, a raça de cachorro do Husky Siberiano não é indicada para viver em espaços limitados.
A raça é conhecida pela sua energia e modo divertido de ser, podendo não se adaptar em locais muito fechados.
Além disso, saiba que o Husky Siberiano não gosta de ficar sozinho em casa. Podendo, assim, agir com comportamentos inapropriados, como fugir ou roer o sofá.
Mitos e verdades sobre husky siberiano: 12- Não se dão muito bem com gatos
Verdade. Apesar de seu temperamento dócil e amigável, os Huskies não gostam muito de gatos e nem de pássaros.
O fato é que os Huskies Siberianos gostam de caçar gatos e pássaros, devendo investir em petiscos para adestramento e socialização se você tem gato em casa.
Lembrando que o Husky não é um cachorro agressivo. A sua carinha de bravinho só engana e pode ser muito amigável se houver paciência, amor e cuidado em seu lar.
13- Mitos e verdades sobre Husky Siberiano: Eles gritam!
Verdade. Faz parte da nossa lista de mitos e verdades sobre Husky Siberiano afirmar que eles são comunicativos.
Afinal, os Huskies Siberianos são reconhecidos por serem uma raça de cachorro falante. Muitos tutores salientam que eles realmente conversam.
Eles conseguem imitar sons humanos, os latidos saem como se fossem palavras numa tentativa de fala ou latido com uivo bastante diferente.
Mitos e verdades sobre husky siberiano: 14- Não é indicado tosar
Verdade. Devido à pelagem dupla da raça, não é indicado tosar um Husky Siberiano para não acometer a sua saúde.
A pelagem densa e grossa é ideal para equilibrar a temperatura corporal do cachorro, tanto em climas mais frios como na neve e o tropical como no Brasil.
Um Husky tosado perde sua proteção térmica, podendo estar exposto às temperaturas intensas e consequentemente problemas de saúde por isso.
15- Podem ingerir menos comida que outros cães
Verdade. Os Huskies podem ingerir menos comida que outros cães do mesmo porte. Isso acontece devido à sua condição física e instinto.
Os cães dessa raça tendem a controlar o metabolismo porque foram criados para percorrer longas distâncias, como por exemplo, transportando trenós em meio à neve.
Eles aproveitam melhor o armazenamento de gordura no organismo, mas isso não quer dizer que devem comer menos. Mas sim, ter uma dieta saudável.
16- Huskies Siberianos têm predisposição a pulgas e carrapatos
Mito. Muita gente acredita que os Huskies Siberianos têm predisposição a pulgas e carrapatos devido à densa pelagem.
Na verdade, não existem raças com predisposição a proliferação desses parasitas e pragas. Esse fator está mais ligado à prevenção das contaminações.
Portanto, invista em banhos, use vermífugos e antipulgas para prevenir o aparecimento dessas pragas.
Consulte um veterinário para indicar o melhor tratamento, caso seu Husky esteja com pulgas e carrapatos.
De modo geral, os Huskies são cachorros limpos e não tem um odor ruim e forte. Por isso, não necessitam de banhos muito frequentes.
Em alguns casos, um banho por mês já é o suficiente para limpar o cachorro, principalmente quando você faz a escovação correta e necessária dos pelos.
No quesito pelagem do Husky, é preciso salientar que a troca de pelos acontece a cada seis meses e pode haver uma perda maior de pelos nesses períodos.
Esses foram os mitos e verdades sobre Husky Siberiano. Se gostou já compartilha esse post com outras pessoas que também podem gostar do conteúdo.