Uma mordida de cachorro pode significar uma série de complicações para a vítima. Quem tem cachorro em casa sabe da importância dos cuidados e prevenções deste aspecto. Seja com vacinas em dia ou com o tratamento do temperamento do cão. Assim sendo, se você está procurando alternativas para tratar uma mordida de cachorro, acompanhe o texto.
Mordida de cachorro – Saiba o que fazer
Se tem uma situação que gostaríamos de não passar, é a de uma mordida de cachorro. Dependendo da raça, do porte e dos cuidados do animal, este acidente pode ser muito grave, podendo levar a vítima a procedimentos médicos altamente complexos.No entanto, alguns cuidados básicos devem ser tomados para que a ferida não fique maior e nem agrave a situação. Acompanhe para entender.
Faça a limpeza da pele
Fazer a limpeza da pele é um dos pontos mais importantes no tratamento de uma mordida. A boca de um cachorro pode ser altamente contaminada por bactérias e microorganismos. E uma das situações mais graves que pode ocorrer com a vítima, é sofrer com alguma doença pós-mordida.
Por isso, sempre busque a limpeza do local antes de qualquer ação. Lave com água, sabão e água oxigenada. Desta forma, você poderá ajudar no controle de qualquer proliferação bacteriana. Entretanto, este é apenas uma medida provisória. Pois o que você deverá fazer mesmo, é levar a vítima a um pronto socorro o mais rápido possível. Lá o tratamento será muito mais adequado.
Tenha ingredientes para receitas caseiras em casa
Se você tiver um cachorro em casa, por mais dócil e carinhoso que ele seja, lembre-se de ter algum tipo de receita caseira para ajudar a lavar o machucado. Entretanto, esta situação só é possível para mordidas menos agressivas. Ou seja, se a mordida for feia ou profunda, não pense duas vezes: procure um hospital o mais rápido possível.
Assim sendo, em casos menos agressivos, você poderá fazer a lavagem do local da mordida com mel e açafrão. O mel possui particularidades calmantes e o açafrão possui características antissépticas. Uma mistura dos dois para a lavagem do machucado poderá ajudar na recuperação.
Outra situação que pode ser extremamente útil, é comer alho para o processo de cicatrização. Além disso, comer frutas ricas em vitamina C poderá ser altamente poderoso para o organismo se recuperar de possíveis danos na imunidade.
Como tratar uma mordida de cachorro?
Agora que você já entendeu como agir rapidamente em caso de mordida de cachorro, é hora de entender como funciona um tratamento adequado. Como falamos, a boca dos cachorro pode ser extremamente contaminada com bactérias maléficas para o ser humano. E isto é prejudicial para o organismo, uma vez que estas bactérias se manifestem através da mordida.
Assim sendo, um tratamento poderá ser basicamente com o controle séptico do acidente. Desinfetantes e soluções para eliminar os micro-organismos é o primeiro passo, que você pode fazer em casa antes de ir para o pronto socorro, lavando a ferida.
Entre outras situações, os médicos irão avaliar a real gravidade do acidente. Uma mordida de cachorro pode ser inofensiva ou pode ser destruidora. Tudo dependerá de uma série de aspectos, como a motivação do animal, a força imposta, a raça, o tamanho dos dentes, etc.
Caso a ferida seja extremamente grave, ou seja, com rupturas grandes na pele, é possível que a equipe médica faça algum tipo de enxerto no local para que a ferida cicatrize e a região volte a ter um bom aspecto visual. Mas este é um caso extremo em que a intervenção médica é mais profunda.
Outro ponto fundamental para o tratamento de uma mordida de cachorro, é verificar se há algum tipo de sangramento contínuo no local da mordida. Caso haja, faça pressão no machucado para que, de alguma forma, o sangue não continue saindo em excesso.
Após o tratamento da mordida, é muito provável que a equipe médica peça para que você refaça os curativos durante um período. Isto geralmente acontece em casos de mordidas profundas, onde a aplicação de medicamentos deve ser mais constante.
Mas, como já falamos, cada caso é um caso e você sempre deve buscar ajuda médica.
Cuidado com a raiva canina
Infelizmente, muitos donos de cachorros ainda negligenciam este tipo de doença nos animais domésticos. A raiva canina é uma doença muito séria que leva o bicho a óbito. Desta forma, uma das formas de transmissão é justamente através da mordida. Ou seja, se o cão estiver infectado com o vírus da raiva, muito provavelmente uma mordida em um ser humano pode ser o suficiente para a transmissão.
Um dos sintomas mais comuns do vírus da raiva em seres humanos, são as alucinações, febre, sintomas parecidos com os de gripe e o desenvolvimento de um estranho medo de água. Caso algum destes sintomas seja identificado após uma mordida, um médico deve ser procurado imediatamente.
A melhor forma de evitar este tipo de contaminação, é fazendo as vacinas do animal em dia. Nunca deixe de vacinar o seu cachorro. Esta é a única forma de prevenir uma série de problemas maiores que podem ser provocados por uma simples mordida. E acredite: por mais simples que a mordida possa ser, as bactérias podem se proliferar. Pois o contato com sangue já é o suficiente.
Bactérias transmitidas por mordida
Já sabemos que uma quantidade enorme de bactérias podem ser transmitidas para o ser humano, através de uma mordida de cachorro. Mas, quais são elas? Veja 5 tipos mais comuns:
• capnocytophaga canimorsus – Trata-se de gengivites e otites;
• eikenella – Infecta principalmente a região da cabeça;
• enterobacter – Pode causar diarréia e infeções urinárias de diversos níveis;
• estafilococos – Responsável pode causar otites, infecções cutâneas, renais e endocardite;
• estreptococos – Pode causar faringites, infecções cardíacas, pneumonia e até infeções na pele;
Todo cuidado é pouco
Agora que você já sabe o que fazer quando sofrer uma mordida de cachorro, lembre-se que todo cuidado é pouco. Por mais que o cachorro pareça inofensivo, o instinto dele sempre será de caça. Portanto, faça as vacinas necessárias, não subestime uma pequena mordida e procure sempre um médico para o tratamento.