Quanta água o gato deve beber?: Os gatos precisam de água potável todos os dias para uma saúde ótima. A água é necessária para ajudar os rins a remover as toxinas do sangue. A água também ajuda outros órgãos a se manterem hidratados e saudáveis.
A desidratação em gatos é perigosa e pode ser fatal se não for tratada. Então quanta água um gato adulto deve beber?
Quanta água um gato adulto deve beber por dia?
A necessidade de água depende da dieta. Assim, o corpo de um gato é composto por 67% de água. Essa é a mesma porcentagem de água que eles pegam e comem na natureza.
Em contraste, a comida seca para gatos contém apenas cerca de 10% de água, enquanto a comida enlatada para gatos contém cerca de 78% de água.
Embora os gatos possam beber mais instintivamente em climas quentes, é importante saber quanto ele bebe regularmente. Se ele repentinamente começar a consumir mais água e outros sintomas também surgirem, é necessária uma consulta imediata com um veterinário.
Um gato que come comida seca o tempo todo precisa de mais água potável adicional do que um gato que só experimenta comida enlatada. Da mesma forma, um gato alimentado com uma combinação de comida seca e enlatada também precisa de mais água potável.
Dra. Jennifer Coates, em seu artigo para PetMd.com, desenvolveu uma fórmula segundo a qual um gato adulto pesando 4,5 kg em uma dieta de comida seca requer cerca de um copo de água por dia.
Um gato semelhante com comida enlatada requer cerca de dois terços de um copo de água por dia.
Razões pelas quais o gato não bebe água
- O gato come comida que já contém a quantidade de água ideal.
- Ttigela desconfortável. Você pode tentar trocar a tigela de água por outra com bordas mais largas para tornar mais fácil para o seu gato beber a água.
- Água velha ou de má qualidade. Os gatos são muito caprichosos e podem se recusar a beber líquidos se não atenderem às suas necessidades.
- Doença grave. Via de regra, nesses casos, o gato recusa não só água, mas também comida, ou ingere-a em menor quantidade, sem demonstrar muito apetite. Neste caso, o animal deve ser levado ao veterinário.
Tente descobrir o motivo da recusa do gato em beber água. Observe se ele bebe água de outras fontes, mas se recusa a beber o líquido da tigela, tente substituí-la ou colocá-la longe da tigela de comida. Alguns gatos geralmente não bebem água se esta estiver perto de comida.
Se o seu gato costuma ficar ao ar livre, há uma grande probabilidade de que ele esteja obtendo a quantidade necessária de líquido de fontes externas. Podem ser poças comuns, o que, é claro, é muito perigoso.
Neste caso, é possível treinar o animal limitando sua saída para a rua.
- Veja também: Rabo do gato: 7 fatos interessantes. Confira!
Qual a razão da importância da água para o animal?
Apesar do fato do corpo de um animal ser quase 70% composto por água, sua quantidade no corpo deve ser constantemente reabastecida. Existe água no sangue, ossos, músculos, e água está envolvida em processos importantes:
- Enriquece as células com oxigênio;
- Mantém o equilíbrio da temperatura do corpo;
- Molha as articulações e as membranas mucosas;
- Ajuda a digestão e assimilação de nutrientes;
- Remove toxinas;
- Participa do processo de respiração.
Se a umidade não entrar no corpo por um longo período, a urina torna-se mais concentrada, o que pode causar urolitíase, inflamação da bexiga e várias doenças renais.
Se o animal não receber uma taxa diária de água, ele pode morrer de desidratação.
- Veja também: Tratamento de Gatos: Como eles são tratados nos países do mundo?
Quantas vezes devo trocar a água do gato?
A água potável do seu gato deve ser trocada todos os dias. Você pode simplificar esta tarefa e comprar um bebedouro automático ou uma fonte especial com um filtro que limpa a água corrente.
Recomendações sobre quanta água o gato deve beber
Sempre, independentemente da dieta, mantenha água fresca e limpa de fácil acesso ao gato.
Fique atento a sinais de desidratação. Um bom teste é puxar facilmente a pele do gato. Se ela voltar imediatamente, o gato está suficientemente hidratado. Se ela estiver se recuperando lentamente, suspeite de desidratação.
Experimente adicionar água à comida do seu gato ou adicionar um cubo de gelo à água potável para aumentar o interesse dela pela água.
Saiba quanta água seu gato costuma beber. Se ela parar repentinamente de beber água ou começar a beber quantidades excessivas regularmente, chame o veterinário.