As raças de cachorros mais populares podem variar de acordo com o momento, uma vez que de certa forma cria-se uma tendência.
Mesmo que as pessoas nunca deixem de amar os cães e querer ter esses animais em casa, ainda assim as raças mais queridas mudam por conta de características da sociedade.
Há algum tempo, era mais comum ter animais de grande porte, mas hoje em dia, as raças mais amadas são as de pequeno porte.
Isso se deve à uma mudança de hábitos, como a tendência das pessoas de morarem cada vez mais em apartamentos e casas menores.
O comportamento animal também interfere nessa escolha, sendo que os mais quietinhos e tranquilos são mais desejados também.
Você sabe quais são as raças de cachorros mais populares atualmente no Brasil? Neste texto falaremos sobre eles.
Por que algumas raças de cachorros são mais populares do que outras?
A relação entre humanos e cães é muito antiga e, ao longo do tempo as duas espécies foram se aproximando cada vez mais.
O homem percebeu que poderia também se beneficiar de algumas habilidades caninas, como a de caça, pastoreio, da força física e resistência deles.
Foi assim que em muitos lugares o homem passou a selecionar os animais com características que fosse vantajosas para eles por algum motivo.
Assim começaram a surgir as raças diferentes. Com a globalização, as raças se espalharam pelo mundo e, algumas se tornavam mais populares em relação a outros por algum motivo.
Na época em que o homem morava muito mais nos campos do que nas cidades, os animais de grande porte eram os mais comuns.
Isso porque esses cachorros eram fortes, tinham habilidade para o pastoreio, para a caça e para tracionar carroças.
Mais ou menos da mesma maneira, os humanos continuaram a criar animais de companhia de acordo com as características da sociedade em um determinado momento ou, das suas próprias necessidades.
Sendo assim, hoje em dia, as raças de cachorros mais populares são as de pequeno porte e, que sejam capazes de se adaptar a pequenos espaços.
Além disso, cada vez mais as pessoas adotam animais como seus filhos. Por isso, os cães mais populares são os mais carinhosos.
É assim que as raças caninas possuem como que uma tendência, como se fosse moda, realmente.
Sendo assim, essas raças acompanham o perfil da sociedade e a forma como as pessoas vivem, mais especificamente.
Quais são as raças de cachorros mais populares do Brasil hoje?
Sabendo que as raças de cachorros mais populares acompanham as tendências do perfil dos seus tutores, fica mais fácil imaginar quais são elas.
Estão falaremos sobre as mais comuns de se encontrar atualmente. Mas tenha em mente que isso muda com o passar do tempo.
1. Vira-Lata
Mesmo que esta não seja oficialmente uma raça reconhecida, é impossível negar que o vira-latas está entre os cães mais populares que existem atualmente.
Os cruzamentos entre raças diferentes estão por todo lugar e, mesmo que hoje em dia haja bastante controle da reprodução de animais de rua, existem muitas ninhadas que nascem o tempo todo.
Diante disso, os vira-latas são sempre os mais comuns nos movimentos de adoção de animais, o que é maravilhoso.
De maneira geral, os animais híbridos são mais resistentes a doenças e, carregam bem menos características genéticas relacionadas a doenças hereditárias.
Além disso, os vira-latas são mais adaptáveis e, de maneira geral possuem uma boa índole, apegando-se bastante ao tutor.
Hoje em dia, a maioria dos cães classificados como “sem raça definida” (SRD), é de porte médio ou, até mesmo pequeno.
Sendo assim, eles são ideais até mesmo para as pessoas que vivem em apartamentos e casas menores.
Além disso, esses animais ficam menos doentes, dando bem menos gastos aos seus tutores. E, também costumam viver mais do que cães de raça pura.
2. Shih-Tzu
O Shih-Tzu é uma das raças de cachorro mais populares atualmente, pois ele tem uma série de características que se encaixam perfeitamente na vida das pessoas hoje em dia.
O cãozinho originário da China é de pequeno porte e tem uma alta capacidade de socialização com os humanos.
Além disso, ele é muito bonito, fofinho e, se dá muito bem com crianças, sendo um animal muito brincalhão e companheiro, inclusive para os pequeninos.
A vizinhança também não terá problema com um Shih-Tzu, uma vez que os animais da raça latem pouco e são bem tranquilos.
Por fim, se deve considerar que esta se tornou uma das raças de cachorros mais populares também porque a raça é muito carinhosa e, ainda gosta de passar algum tempo no colo do tutor.
3. Yorkshire é uma das raças de cachorro mais populares
Pode-se dizer que o Yorkshire já foi mais popular, mas ainda assim continua sendo uma das raças que mais atraem os tutores.
Mais uma vez, uma das razões é o porte pequeno do pet. Além disso, eles são bem inteligentes e se socializam facilmente.
Outro ponto positivo dessa raça é que ao mesmo tempo em que se dá bem quando tem muita gente ao seu redor, o Yorkshire também consegue passa algum tempo sozinho.
Por outro lado, os animais da raça geralmente são bem barulhentos, uma vez que possuem um instinto de guarda forte.
Então, você vai ser avisado sobre qualquer problema, mas os seus vizinhos podem não gostar tanto assim disso.
4. Poodle
Hoje em dia o Poodle já não está mais entre as três raças de cachorros mais populares no Brasil. Apesar disso, este belo e sociável cãozinho não sai de moda.
Isso se deve sobretudo à sua personalidade e, também à inteligência do pet, que pode ser adestrado com facilidade e, gosta muito de brincar com o tutor.
Outro ponto a favor desta raça é que existem três tamanhos e, o tutor pode escolher aquele que se adapte melhor ao seu local ou estilo de vida.
O Poodle também é um pet muito bonito, que geralmente adora carinho. E ainda é possível fazer tosas de estilo diferente, para deixar o pet ainda mais incrível e fofinho.
5. Raças de cachorros mais populares: Lhasa Apso
O Lhasa Apso é um cão belíssimo, que chama a atenção de qualquer pessoa que cruze com ele pelo caminho.
Quando os pelos estão longos, são muito vistosos, bonitos e esvoaçantes. No entanto, a manutenção é difícil e, exige bastante dedicação por parte do tutor. As idas ao pet shop devem ser bem frequentes.
Outro ponto que merece atenção aqui é que o Lhasa Apso é um animal independente, que não gosta tanto assim de colo.
Por outro lado, ele se apega ao tutor e gosta bastante de brincar e se divertir. Mas eles fazem isso sem nunca deixar de proteger tudo o que é deles. Isso gera até mesmo uma certa possessão excessiva.
6. Buldogue Francês
Até pouco tempo atrás pouco se ouvia falar sobre o Bulldog Francês, mas atualmente, esta é uma das raças de cachorros mais populares no Brasil.
Isso se deve à personalidade dócil do cãozinho, que se dá bem inclusive com crianças e, que adora uma boa brincadeira.
Leal às pessoas que convivem com ele, este pet é ótimo para viver em apartamentos e casas pequenas.
Além de ser pequeno, ele necessita de pouca atividade física diariamente. Por outro lado, a teimosia pode atrapalhar um pouco a relação com este cão.
Por mais que a teimosia seja um ponto de destaque da raça, o Bulldog Francês é muito inteligente e, está sempre disposto a fazer qualquer coisa pelo tutor.
7. Golden Retriever
Já há algum tempo que o Golden Retriever está entre as raças de cachorros mais populares que existem.
Esta é uma das únicas raças de porte grande que ainda são populares e, isso se deve ao seu caráter dócil e muito apegado ao tutor.
O Golden Retriever é um cão muito amável, que adora brincar e, que está sempre pronto para acompanhar o seu tutor em qualquer aventura.
Além disso, os animais da raça se adaptam facilmente ao ambiente e, a diferentes situações. Isso sem falar que são super obedientes e inteligentes.
Conseguem conviver super bem com pessoas de todas as idades, desde as crianças até os idosos, pois são capazes de lidar bem tanto com uma rotina mais tranquila, quanto mais agitada.
8. Labrador é uma das raças de cachorros mais populares
Bastante semelhante ao Golden Retriever em vários aspectos, o Labrador também é um dos cachorros mais populares de grande porte.
Com uma pelagem mais curta e mais simples de manter em relação à do Golden, o Labrador consegue ter a mesma gentileza e capacidade de conviver com pessoas de qualquer faixa etária.
E a inteligência deste cão é impressionante. Além de espertos, eles sempre querem agradar o tutor. Por isso, aprendem os comandos com poucas repetições.
Mesmo que tenha uma fama de bagunceiro, com um bom adestramento é possível deixar o cão bem mais tranquilo e apto para uma convivência tranquila.
E quando as necessidades por atividade física são satisfeitas diariamente, o animal também tende a ficar bem mais calmo.
Por fim, o Labrador é muito apegado com as pessoas da família e, adora acompanhar o tutor em qualquer atividade.
9. Raças de cachorros mais populares: Maltês
Voltando às raças de cachorros mais populares de pequeno porte, o Maltês é um cãozinho que precisa entrar para esta lista.
Na verdade, esta é uma raça extremamente antiga, que já convive com os humanos há muito tempo.
Por isso, pode-se dizer que com o passar do tempo, esses pets foram domesticados muito bem e, hoje em dia possuem excelentes qualidades de animais de companhia.
Um fato interessante é que este pet adora ficar no colo e, também ama uma boa brincadeira com o dono.
Por outro lado, esta é uma raça que tem energia de sobra e que está sempre pronta para o que der e vier.
Além disso, o Maltês é lindo e, é um dos cães mais comuns em competições. Apesar disso, é difícil fazer o adestramento do pet por conta da sai teimosia tão evidente.
10. Pinscher
O Pinscher não só é uma das raças de cachorros mais populares atualmente, como é também uma das mais antigas do mundo.
Isso levou o animal a se adaptar muito bem entre os humanos, mesmo que ele tenha continuado a ser um cão mais independente.
Firme e cheio de personalidade, este pequenino atrai muitas pessoas que buscam por um companheiro que consiga viver bem em casas e apartamentos.
Ele também consegue passar algum tempo sozinho, o que pode ser uma vantagem para quem trabalha fora e precisa deixar o pet.
Mas obviamente, quando você voltar, vai precisar dar toda a atenção ao seu amiguinho para que ele se sinta feliz.
Cães braquicéfalos fazem sucesso, mas exigem cuidados
Depois de ver a nossa lista de raças de cachorros mais populares, você deve ter percebido que algumas delas têm os característicos olhos saltados e o focinho achatado.
Este é o caso do Bulldog Francês, Lhasa Apso e do Shih-Tzu, por exemplo. Mas existem outras, como Pug, Pinscher e, até mesmo o Yorkshire.
Apesar de esses pets serem excelentes companheiros para os seus humanos, o tutor deve estar sempre atento a uma série de questões para evitar maiores problemas.
O formato do focinho desses animais evita que eles consigam fazer uma troca de ar eficiente e, por isso, eles não conseguem resfriar adequadamente o seu corpo.
O palato mole, também é uma estrutura mais alongada nesses cães e, por isso, quando eles respiram, fazem aquele ronco bem característico.
Isso promove uma obstrução parcial e, o cão pode se afogar. Este é um dos principais motivos pelos quais este animal sente muito calor, uma vez que ele não regula a própria temperatura corporal.
Dessa forma, em dias mais quentes é preciso ter muito cuidado com esses animais, disponibilizando sempre água fresca para eles, um local sombreado para descanso e, evitando atividades intensas nas horas mais quentes do dia.
A qualquer sinal de problema, é preciso levar o animal imediatamente ao veterinário.
E aí, o que você achou desta nossa lista de raças de cachorros mais populares? Tem algum deles na sua casa?