Relaxamento para cães estressados: O que fazer?

Existe relaxamento para cães estressados? Sabemos o quão ruim pode ser uma situação de cachorro estressado. Ele sofre, você sofre e começa-se a criar um clima ruim no ambiente. Tudo que queremos, é ver nossos pets felizes e confortáveis em casa, não é mesmo? Por isso, acompanhe o texto e nossas dicas.

Relaxamento para cães estressados: O que fazer?

Quando um cachorro está estressado, muitas vezes parece que mais nada irá ajudá-lo. Qualquer situação de desconforto no ambiente faz com que ele torne-se um cão agressivo ou mesmo comece a latir sem aparente motivo. Assim sendo, isto acontece por uma série de razões.

Relaxamento para cães estressados
Foto: Freepik

E para corrigir o problema, nada melhor do que descobrir a razão pela qual o problema ocorreu, não é mesmo? Desta forma, antes de nos aprofundarmos no relaxamento para cães estressados, queremos dar uma dica valiosa. Assim sendo, preste atenção no seu cachorro. Veja o que ele está fazendo durante o dia e interprete o ambiente que ele vive.

Se for um ambiente de muito movimento, pessoas passando, outros animais por perto ou mesmo um trânsito intenso, o estresse pode surgir como uma consequência. Por isso, a primeira coisa é tentar aliviar o ambiente de uma forma geral. Depois, você poderá apostar em algumas alternativas. Veja abaixo.

Música calma pode ajudar no relaxamento para cães estressados

Uma dica muito valiosa é apostar em uma música calma no ambiente para o cachorro sentir-se calmo e sereno. Mas claro, isso depois de conseguir equilibrar e conter todos os estímulos para o estresse que mencionamos anteriormente. Caso contrário, não terá muito efeito.

Assim sendo, deixe o cão em um recinto que ele sinta segurança e conforto, com uma ração de qualidade, água, caminha e brinquedos. Isto fará com que ele sinta-se amparado e entenderá que não há nada com o que se preocupar. Talvez na primeira tentativa ele seja resistente. Mas tenta uma segunda, terceira… até ele se condicionar.

Relaxamento para cães estressados
Foto: Freepik

O ambiente precisa ser de relaxamento

Assim como mencionamos anteriormente, o relaxamento para cães estressados não acontece se não houver um ambiente que permita isso. Ou seja, se o cão tiver muitos estímulos negativos o dia inteiro, a consequência disso será um nível alto de angústia e ansiedade.

É claro que isolar o animal também não vai resolver. Isto só fará com que ele torne-se um cão entediado e não um cão relaxado. Assim sendo, o equilíbrio é fundamental!

Evite contato com outros cães

Para alguns cachorros, o contato com outros cães é de longe uma das atividades que eles menos gostam. É claro que há formas de construir este relacionamento saudável. Mas nem sempre isto poderá ser feito do dia para a noite. Assim sendo, tente evitar deixar o seu cachorro em um local com mais animais.

Se você mora em uma casa com quintal, por exemplo, evite de deixá-lo fora no momento em que tiverem cachorros andando na rua. Isto fará com que ele evite de querer defender o território e, consequentemente, ficar estressado.

Veja também: Como Acostumar Dois Cachorros a Conviverem Juntos?

Relaxamento para cães estressados
Foto: Freepik

Não brigue com o cachorro de forma agressiva

Brigar com o seu cachorro de forma agressiva é totalmente desnecessário. Para entender como o relaxamento para cães estressados funciona, você precisa levar em conta os itens que o deixam desta forma. E brigar em tom de ameaça ou violência só fará mal ao animal.

É claro que corrigi-lo é importante. Mas isto deve ser feito de uma forma inteligente. Por exemplo, uma palavra curta e sonora de forma rápida é muito mais útil do que uma frase com palavrões e um excesso de raiva.

Ao contrário do que muita gente pensa, os cães não entendem o que dizemos. No entanto, eles conseguem interpretar o que estamos querendo dizer. Ou seja, uma palavra dura, curta e seca será um sinal de que eles estão fazendo o que não pode.

Por exemplo, “não!”.

É muito mais efetivo do que, por exemplo, “pare de fazer isso se não você vai ficar sem petisco!”. Ele não entenderá, ficará estressado e continuará a fazer o que não deve.

O adestramento pode ajudar no processo

E por último, o adestramento de cachorro. Esta é uma das atividades mais saudáveis para qualquer animal. O relaxamento para cães estressados passa, diretamente, por esta ação. Assim sendo, nunca hesite em procurar um profissional para auxiliar no processo. Boa sorte!

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Cão pula da janela de carro em movimento: saiba o que o CTB determina sobre transporte de pets
Um vídeo gravado em Quintana (SP) mostrou um Dachshund pulando da janela de um carro em movimento, reacendendo o alerta...
“O cão é uma ferramenta viva”: especialistas destacam os desafios para a regulamentação do treinamento de cães de alerta para diabetes tipo 1 no Brasil.
Os cães de alerta médico para diabetes tipo 1 são treinados para detectar alterações glicêmicas antes dos primeiros sintomas, oferecendo...
Marrocos criminaliza cuidar de animais abandonados: multa de R$ 1.500. Entenda a lei e o que a motiva
Lei do Marrocos sobre animais de rua prevê multas pesadas para quem alimentar cães e gatos sem autorização oficial...
O retorno da raiva no Peru: um alerta sobre as desigualdades em saúde nos países em desenvolvimento.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia revelou falhas graves no sistema de vigilância da raiva em áreas pobres do Peru,...
Img de rastreio

Localize algo no site!