Alergias a grama em cães são reações alérgicas. Mesmo que o cachorro não esteja diretamente em contato com a grama, ele ainda pode apresentar sintomas, pois os pólens são transportados pelo ar.
As alergias são geralmente mais intensas na primavera e no outono, quando a quantidade de pólen é mais alta. Muitos cães com alergia a grama também desenvolvem alergias a pulgas ou certos tipos de alimentos.
Vermelhidão na pele, Coceira intensa, Lamber ou morder as patas e Espirros e olhos lacrimejantes.
Em casos raros, uma reação alérgica grave chamada anafilaxia pode ocorrer, exigindo atenção veterinária imediata. Sintomas de anafilaxia incluem inchaço no rosto, dificuldade para respirar, vômito e diarreia.
A alergia a grama é geralmente provocada por pólens de gramíneas comuns, como bermuda, azevém, feno e festuca. O contato direto ao rolar na grama, ou mesmo a inalação do pólen.
Principais causas da alergia a grama em cães
Durante a primavera e o outono, os níveis de pólen aumentam, formando uma fina camada de poeira amarela, facilmente absorvida pelo nariz, olhos, boca e pele do cachorro.
Para identificar se seu cachorro é alérgico à grama, o veterinário fará uma avaliação detalhada dos sintomas, como duração, intensidade e a época do ano em que ocorrem.
Caso o tratamento inicial não seja eficaz, testes alérgicos específicos podem ser realizados. A testagem intradérmica, conduzida por um dermatologista veterinário, é o método mais preciso para diagnosticar alergias.
Para o cachorro com alergia a grama outro método utilizado é o exame de sangue, que mede os níveis de anticorpos específicos para diferentes alérgenos.
Um diagnóstico preciso ajuda a evitar tratamentos desnecessários e permite criar um plano de tratamento personalizado, seja com medicações, mudanças no ambiente ou imunoterapia.
Banhos frequentes com shampoos hipoalergênicos ou de aveia. Limpeza após passeios ao ar livre. Antialérgicos e Suplementos de ácidos graxos.
Para casos moderados a graves, o veterinário pode prescrever tratamentos mais intensivos, como: Corticosteroides, Medicações para alergia e Imunoterapia.
Identificar quais tipos de grama causam reações no seu cachorro pode ajudar a evitar crises. Sempre que possível, evite áreas com gramíneas específicas durante passeios e monitore se há piora dos sintomas em locais específicos.
Cachorro com alergia a grama: como evitar
Coisas para não fazer no tratamento de câncer do seu pet
Cachorro sempre com fome: o que pode ser?