O cachorro é bom para criança desde que a família se comprometa a fazer uma adoção responsável, é claro. Porém, o que torna essa amizade realmente interessante? Quais são os benefícios por trás dessa convivência?
Quais os benefícios de ter um cachorro na infância?
Cachorro é bom para criança porque promove a responsabilidade
Ao observar o comportamento do cachorro e responder a ele de forma carinhosa e cuidadosa, as crianças podem aprender a lidar com os sentimentos dos outros, promovendo uma compreensão mais interessante das emoções humanas.
Ajuda a estimular a prática de atividades físicas com maior regularidade, espantando aquele excesso de sedentarismo que, muitas vezes, pode prejudicar o desenvolvimento dos pequenos
O cachorro é bom para criança poder se conectar emocionalmente e ficar mais presente no momento vivido, de modo a aliviar tensões causadas pelo estresse e ansiedade.
Momentos de brincadeiras, carinho e até mesmo os desafios de cuidar de um animal de estimação ficam gravados na memória, proporcionando lembranças que a criança levará consigo para a vida adulta.
A convivência diária e o vínculo afetivo que se forma entre a criança e o cachorro ajudam a desenvolver uma apreciação pela vida animal e um desejo de protegê-los e cuidar deles.
Brincar de buscar objetos, escovar o pelo do cachorro e alimentá-lo são tarefas que exigem coordenação e destreza. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento motor da criança.
Esse tipo de interação ajuda a promover o desenvolvimento cognitivo e incentiva a criança a pensar fora da caixa, indo além na sua rotina e experimentando novas ideias e possibilidades durante as brincadeiras.