Curiosidades

Cachorro está entediado: o tédio leva à depressão?

Assim como os humanos, o cachorro está sujeito a sofrer com problemas psicológicos, sendo a depressão um dos mais frequentes.

Muitos fatores podem influenciar no adoecimento do pet, mais um problema recorrente é falta de rotina de atividades, que faz com que o cachorro fique entediado.

Os cães são animais inteligentes e sociáveis, precisam de constantes estímulos e companhia. Mas o que acontece quando o cão tem esses cuidados negligenciados?

O problema é que um cão entediado pode representar um perigo a sua saúde, além de contribuir para o desenvolvimento de maus comportamentos.

Quando o cachorro não é estimulado e segue inativo durante o dia, a depressão e outros problemas como ansiedade e estresse podem surgir como consequência.

A depressão é uma doença silenciosa, que pode dificultar no diagnóstico, mas alguns sinais podem indicar que o seu pet está sofrendo com esse problema.

Perda de apetite: a perda de apetite não atrelada a um problema de saúde é um forte indício de que o seu pet não está bem psicologicamente.

Automutilação: um cão depressivo também pode apresentar comportamentos de automutilação.

Isolamento: uma mudança no comportamento do cão depressivo é que ele prefere ficar isolado, se afastando de outros humanos e animais.

Agressividade: o cão pode desenvolver uma agressividade repentina, até mesmo com sua família.

O cão que apresenta sintomas de depressão deve ser encaminhado ao profissional para um diagnóstico seguido do tratamento adequado.