Curiosidades

Colocar cachorro de castigo vale a pena?

A verdade é que existem inúmeras circunstâncias que precisam ser levadas em consideração. Afinal, castigar por castigar nunca vai ser um bom caminho.

No entanto, um isolamento pensado e estratégico pode sim fazer a diferença.

Colocar o cachorro de castigo pode até parecer uma situação bastante promissora do ponto de vista de limites.

Afinal, a gente é acostumado, desde criança, a entender que o “castigo” ajuda na hora de mostrar o que pode e o que não pode.

Porém, as coisas não são assim tão simples. Um cãozinho, quando se sente preso ou isolado, pode não condicionar isso a um limite por alguma coisa que ele aprontou. 

Afinal, ele não é racional e nunca vai entender que ele “está de castigo” por algo que ele fez. Então, castigar o cachorro não é recomendável em hipótese nenhuma.

Porém, não podemos simplesmente abolir a ideia de que a limitação de espaço ou isolamento sejam ruins para o dog. Nesse caso, sim, essas situações podem ajudar.

Afinal, tudo vai depender das circunstâncias estabelecidas para que o pet perceba que ele está isolado por algum motivo.

Por exemplo, se o seu cachorro estiver latindo que nem doido em casa e você quer que ele pare, simplesmente trancá-lo no quarto não vai resolver.

No entanto, um isolamento estratégico e feito especialmente para delimitar o espaço de convívio do cão, é útil. Principalmente quando o dog acabou de chegar no novo lar.

Nesse caso, a limitação de espaço ajuda ele a ficar menos estressado e ansioso.

Ou seja, tudo está relacionado como o contexto. Colocar cachorro de castigo em um contexto punitivo, não é nada recomendável.