Deixar o cheirinho do pet, passando um pano nele e depois deixando esse pano em áreas estratégicas, pode ajudá-lo a se sentir mais tranquilo e “em casa”, digamos assim.
Essas mudanças bruscas podem gerar ansiedade, confusão, enfim! Por isso, tente manter a rotina de sono e alimentação do seu amigo peludo.
Assim, ele terá mais facilidade para compreender onde está no espaço, dirigindo-se ao pote de comida com mais tranquilidade.
Manter sempre uma rotina de alimentação no mesmo lugar
As áreas perigosas devem ter barreiras sendo o cachorro cego ou não. Mas, no caso dos pets que não enxergam, esse cuidado é ainda mais indispensável – especialmente quando o animal não conhece a área por onde está transitando.
Ofereça brinquedos e objetos com diferentes cheiros para que ele possa se entreter e se orientar melhor no ambiente onde está. Faça isso aos poucos, apresente aromas diferentes, esconda petiscos, enfim!
Desenvolver um comando verbal, como “aqui estou” ou simplesmente chamar seu nome antes de tocá-lo, pode ajudar a evitar sustos e evitar os desconfortos por trás disso.
Um local de descanso fixo e confortável oferece segurança para um cachorro cego. Escolha um lugar tranquilo, longe de áreas com muito movimento, e mantenha a caminha ou almofada sempre no mesmo lugar.