É importante que você como tutor do gatinho esteja atento aos sinais como: Isolamento, Miados excessivos, Agressividade, Perda de apetite, Mudanças na rotina de sono e mais.
Os gatos precisam ter estabilidade e uma rotina que não os deixe estressados. Portanto, você, como tutor, deve sempre garantir a estabilidade nos seus dias.
O barulho também pode ser muito incômodo e causar estresse nos gatinhos, então, o local para refúgio deve ser silencioso. Também deve ser calmo, ter uma iluminação aconchegante que não assuste o gato.
Se você notar que seu gato é muito sensível aos barulhos, evite-os em casa, e se os barulhos externos incomodarem ele, também leve-o para um lugar aconchegante da casa.
A limpeza da caixa de areia é muito importante para que o pet realize suas necessidades contratempos que o impeça. Sempre mantenha a caixa de areia limpa para que o seu gato não tenha episódios de estresse com isso.
Se você oferecer uma dieta equilibrada, o gato poderá ficar menos estressado, pois vai ingerir a quantidade suficiente de comida que vai saciá-lo. Um gato com fome e mal alimentado pode ficar muito estressado e agressivo.
Não importune seu gatinho com carinho ou brincadeiras o tempo todo. Ele precisa de momentos para descansar e relaxar.