Levar seu cão para caminhar em terrenos inclinados, como colinas ou ladeiras, é um ótimo exercício para trabalhar os músculos das patas traseiras e o core (músculos do tronco).
Além disso, esse tipo de atividade aumenta a resistência do seu pet e é ideal para cães de todas as idades, desde que não apresentem problemas articulares. Dica: Comece com caminhadas curtas e aumente gradualmente.
A natação é um exercício completo e de baixo impacto, ideal para cães com problemas articulares ou em fase de recuperação. Esse exercício trabalha quase todos os grupos musculares do cão.
Dica: Utilize coletes salva-vidas para cães iniciantes e sempre supervisione a atividade para garantir a segurança do seu pet.
Esse exercício envolve o cão puxar um trenó ou carrinho com pesos, o que ajuda a fortalecer os músculos das patas dianteiras, traseiras e o core. É mais indicado para cães com um bom condicionamento físico e raças de grande porte.
Dica: Comece com pesos leves e aumente gradualmente. Nunca force o animal a puxar mais peso do que ele consegue.
Subir e descer escadas é um exercício simples e que pode ser feito em casa. Ele fortalece principalmente os músculos das patas traseiras e o core, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação.
Dica: Tenha cuidado com cães de raças pequenas e com predisposição a problemas na coluna, como Dachshunds e Basset Hounds. Para esses casos, prefira degraus baixos e movimentos controlados.
Bolas de equilíbrio ou bolas fisioterápicas são ótimas para fortalecer a musculatura do core e melhorar o equilíbrio do seu cachorro. Coloque o cão em cima da bola e, com cuidado, ajude-o a se equilibrar.
Exercícios com bola de equilíbrio
Dica: Esse exercício deve ser supervisionado para evitar quedas e lesões. Comece com poucos minutos por sessão.
Brincar de puxar e morder com seu cão usando cordas ou brinquedos específicos ajuda a fortalecer os músculos do pescoço, ombros e patas dianteiras. Além disso, essa atividade trabalha a agilidade e o controle muscular.
Dica: Evite movimentos bruscos e não deixe que o cão fique em duas patas durante a brincadeira, pois isso pode sobrecarregar a coluna.
O agility é um esporte canino que envolve uma série de obstáculos, como saltos, túneis e rampas. Ele ajuda a fortalecer todos os grupos musculares do cão e melhora a agilidade, velocidade e coordenação.
Dica: Treine em níveis baixos de dificuldade e aumente conforme o cão se mostra mais confortável e experiente. Evite saltos muito altos para não sobrecarregar as articulações.
Raças de gatos domésticos e seu temperamento
Sinais de gato marcando território e como evitar