Confira!

Guia completo das 5 picadas de insetos mais comuns em cães

Esses aracnídeos possuem cor escura e seu corpo é achatado, permitindo que se fixem facilmente na pele do cão. Eles se alimentam do sangue do hospedeiro, o que pode levar à transmissão de doenças graves.

Carrapatos

Os sinais e sintomas de infestação por carrapatos em cães podem variar. Em alguns casos, os carrapatos podem ser visualizados diretamente sobre a pele do animal, especialmente nas áreas mais quentes e com menos pelos, como a cabeça, as orelhas e a região inguinal.

Carrapatos

Recomenda-se o uso de pinças ou instrumentos apropriados para retirar o carrapato, segurando-o firmemente pela base, próximo à pele do animal, e realizando um movimento suave e contínuo para retirá-lo por completo.

Carrapatos

As abelhas e vespas podem representar um risco para os cães.  Enquanto a maioria dos cães pode sofrer apenas uma reação local leve, alguns podem desenvolver uma resposta alérgica grave, conhecida como anafilaxia.

Abelhas e Vespas

É recomendado remover imediatamente o ferrão da pele do cão, utilizando uma pinça ou uma unha limpa para retirá-lo com cuidado. Após a remoção do ferrão, aplicar uma compressa fria no local.

Abelhas e Vespas

Coceira excessiva; Inchaço e vermelhidão; Mudanças comportamentais; Lambidas excessivas e Marcas visíveis na pele.

Como identificar se meu cão foi picado por um inseto?