Isso é bem comum, afinal, as mudanças de comportamento podem ser muito positivas, porém, nem sempre vai agradar aos tutores.
Evita reprodução exagerada, Menos cachorrinhos sendo abandonados na rua, Diminui o risco de câncer de mama em fêmeas, Diminui o risco de câncer de próstata nos machos e Deixa o cachorro mais tranquilo e mais caseiro.
O cachorro fica mais sedentário e mais suscetível a obesidade, O seu cachorro não vai mais reproduzir, Incontinência urinária em cadelas ainda muito jovens e os machos podem ter displasia de quadril caso castrados jovens demais e Risco de hipotireoidismo.
O que muda em um cachorro castrado em sua maior parte com toda certeza é o comportamento do animal. Ele não vai ficar tristonho e desanimado, mas há chances de ficar mais calmo e fugir menos de casa.
As mudanças podem ser bem positivas, por isso, vale a pena ir conversar com um médico veterinário para saber mais sobre a castração. Você e o seu cachorro podem se beneficiar muito desse procedimento se você optar por realizá-lo.
Câncer de mama e o câncer de testículos são as doenças comuns que os cachorros podem ter. A castração é uma excelente opção, principalmente para evitar o uso de anticoncepcionais, já que esses remédios aumentam a possibilidade do desenvolvimento de doenças.
Cachorros que são castrados têm mais tendência à obesidade, já que praticam menos exercícios por livre e espontânea vontade. Então, eles comem mais e se exercitam menos.
Lembre-se da importância de conversar com um veterinário para ficar por dentro de todos os benefícios e desvantagens de realizar a castração.
Para as fêmeas, é recomendado que a castração seja feita pelo menos entre o primeiro ou segundo cio dela.
Nunca castre o seu cachorro cedo demais, isso pode trazer complicações para seu desenvolvimento e também não deve esperar demais para fazer o procedimento.