Ele é um cão agitado, carinhoso, atencioso e muito atento. E dentro de cada uma destas características, há uma série de nuances que devem ser levadas em consideração.
O Border Collie é um cachorro que teve suas origens no Reino Unido. Por lá, trabalhava principalmente como guia de rebanhos e organizador de grandes travessias de ovelhas.
Por isso, esta raça de cachorro adora brincar, correr, se divertir e gastar energia com as mais diversas situações que você pode oferecer ou que ele encontrar pelo caminho.
Mas, esta questão de se divertir sozinho pode ter um lado negativo. Como ele é um cão que adora gastar energia, ele pode se sentir tentado a fazer isso quando uma moto ou bicicleta passar na rua.
Sim, ele pode latir bastante quando ve pessoas estranhas. Mas isso significa que o animal não foi adestrado para entender que pessoas estranhas são normais e que não há necessidade de agitação.
Muito espaço. Ou, muita prática de exercícios. Esta talvez seja a resposta mais coerente para proporcionar tudo que o temperamento do Border Collie necessita.