Todo responsável por cães deve verificar regularmente os dentes do animal. A doença periodontal é um problema extremamente comum, por isso é bom saber o que fazer para evitá-la. Conheça os fatos sobre os dentes de cachorro!
1. Cães substituem seus dentes de leite permanentemente
Cães nascem sem dentes. Os dentes de leite aparecem nos filhotes nas primeiras semanas de vida, mais precisamente entre as semanas 3 e 4.
Os incisivos crescem primeiro, seguidos pelos caninos e pelo resto dos dentes, os chamados pré-molares. Devido ao fato de os filhotes conhecerem o mundo mordendo, os dentes não são apenas muito afiados, mas também próximos um do outro.
Os filhotes têm 28 dentes de leite. Eles são substituídos por dentes permanentes entre 3 e 8 meses de idade. Vale acrescentar que os filhotes não têm molares.
O processo de troca de dentes leva vários meses para cães. Os dentes de leite que não caíram são chamados dentes de leite persistentes.
Para comparação, um cão adulto deve ter 42 dentes. Esse número, no entanto, depende da raça do cachorro, alguns terão mais, outros menos.
2 – Cães raramente tem cáries
As bactérias encontradas na boca do cão são diferentes daquelas que vivem na nossa. E tudo porque os cães não consomem tanto açúcar quanto as pessoas. As espécies de bactérias responsáveis pela cárie são muito raras na boca do cão.
Cães de raças pequenas são mais propensos a ter problemas dentários. Isso acontece porque os dentes de cães pequenos costumam ser grandes demais para o tamanho da boca. Além disso, os depósitos se acumulam nos dentes do cão, o que pode levar ao tártaro. Por sua vez, o tratamento frequentemente leva à extração (remoção) dos dentes.
3. As raízes dos dentes de cachorro são muito longas
O maior dente na boca de um cão é um pré-molar, que também é chamado de dente ósseo. Os três molares superiores têm duas raízes, enquanto os dois molares inferiores têm três raízes. Além disso, as raízes dos dentes caninos são surpreendentemente longas. A parte de cada dente que pode ser vista acima da gengiva tem apenas cerca de um terço do comprimento de todo o dente, incluindo a raiz.
4. Cada dente serve para algo
Nos cães, os dentes mais importantes são dentes longos e afiados, usados para capturar, levantar ou segurar alimentos ou outras coisas. Além disso, os cães os usam para se defender. Os caninos também seguram e impedem que a língua saia da boca.
Por sua vez, os incisivos são pequenos dentes que servem, entre outros para raspar a carne do osso. Os pré-molares cortam idealmente os alimentos em pedaços menores e os molares esmagam os alimentos.
Dúvidas sobre dentes de cachorro
Os primeiros dentes de cachorro – quando eles aparecem?
Por volta das 3-4 semanas de idade, os primeiros dentes começam a entrar em erupção, são incisivos. Os dentes do filhote são pequenos e afiados e bem juntos. Após 6-9 semanas de idade, o filhote já deve ter um conjunto de dentes de leite, ou seja, um total de 28 dentes.
Você deve saber que a erupção dos dentes não é agradável para um cão, pode machucar, coçar e ele pode sentir desconforto. Portanto, pode morder qualquer coisa que encontrar em seu caminho. É por isso que vale a pena comprar um mordedor para ele, projetado para filhotes e adaptado ao tamanho da raça do animal de estimação. Morder e mastigar o brinquedo vai lhe trazer alívio.
O cachorro está com cheiro desagradável na boca, como evitá-lo?
O mau cheiro na boca do cão é causado pela presença de alimentos em decomposição nas gengivas. A única maneira eficaz de melhorar o cheiro é escovar os dentes todos os dias ou, pelo menos, limpá-los com produtos para os dentes do cachorro.
Para escovar os dentes, você também deve usar creme dental especializado para cães. Você também pode usar um gel de higiene bucal e aplicá-lo na bochecha ou apenas usar um spray bucal. Obviamente, estes devem poder ser usados em cães.
Fonte: www.petmd.com