Você conhece esportes caninos? Sabia que o seu cachorrinho pode adorar praticar alguns deles?
Cachorros são animais bem ativos e que, se estimulados corretamente, podem ter uma excelente qualidade de vida.
Porém, nem todo estímulo é adequado para eles, é preferível que você escolha esportes que realmente são apropriados para os cães.
Portanto, venha conosco, do Portal do Dog, conhecer 5 esportes caninos que seu cão vai adorar praticar.
5 esportes caninos que seu cão vai adorar praticar
Agitados, brincalhões e muito divertidos… esses são os cães, melhores amigos de seus tutores e companheiros fiéis.
Os cães são animais incríveis, tê-los em casa é um privilégio e tanto, e cuidar deles é um prazer.
Por serem animais ativos, um dos passos principais para cuidar dos cães é influenciar eles na prática de exercícios físicos.
Os exercícios físicos e os esportes são muito importantes para qualquer um de nós, isso não exclui os animais, principalmente os cães.
Claro, outros animais, como os gatos, não são tão ativos, mas a maioria dos cachorros são e se dão super bem com a prática esportiva.
Porém, nem todo esporte pode ser adequado, o seu veterinário pode te ajudar a escolher um esporte que melhor se enquadra na raça, características físicas e possíveis problemas de saúde do seu cão.
Cada cachorro tem suas características e por isso nem todo esporte vai ser bom para eles.
Alguns cães se dão melhor com alguns esportes, enquanto outros não. O legal é achar um que vá fazer bem e com o qual o seu cão vai se adaptar.
Portanto, conhecer melhor os esportes caninos pode te ajudar a escolher um para o seu cachorro praticar. Confira opções legais:
1. Agility
O primeiro esporte canino que vamos compartilhar com você é o agility. Você já ouviu falar nesse esporte?
Essa é uma das práticas de exercícios físicos mais comuns entre os cães, eles se divertem muito fazendo.
O agility consiste em um circuito cheio de obstáculos onde o cachorro deve usar suas habilidades e sua agilidade para superá-lo.
Esse esporte é muito comum entre os cães, muitos tutores optam por ele justamente por ser ótimo para estimulá-los.
Muitos obstáculos fazem parte do agility, como as rampas, os túneis e gangorras, e os cães se divertem muito.
Praticamente, qualquer raça – desde que o pet seja saudável – pode praticar esse esporte, mas é claro que algumas raças se destacam mais que as outras, como é o caso do Boiadeiro Australiano e do Border Collie.
Veja mais: Gatos e Água: Por Que Muitos Gatos Não Gostam de Água?
2. Natação canina
Outro esporte que é muito benéfico para os cachorrinhos, e eles amam, já que é na água, é a natação canina.
Esse esporte segue os mesmos princípios da natação com humanos e pode ajudar muito na saúde física e mental dos cães.
A natação canina é um esporte excelente para os cães que se encontram acima do peso.
Assim como no agility, na natação alguns cães se destacam mais, já que têm mais afinidade com a água. O Golden Retriever é um deles.
Esse é um esporte que consome muitas calorias em sua prática, e também ajuda com problemas musculares e nas articulações.
O cão pode ser auxiliado por um profissional durante a prática desse esporte e também utilizar coletes salva-vidas, afinal, nem todo cão sabe nadar.
Portanto, esse é um esporte canino que muitos cachorros vão amar, até mesmo aqueles que não tem tanta afinidade com a água. Eles se acostumam com o tempo de prática.
Leia mais: Como evitar que o gato arranhe o sofá?
3. Flyball
Você já ouviu falar no Flyball? Não é um esporte tão comum quanto os outros dois que citamos, porém, é muito benéfico para os cães e também divertido.
Esse esporte é para aqueles cães que amam bolinhas, creio que não exista nenhum que não goste.
Seis cães são reunidos para praticar o Flyball, e não apenas um. Eles são desafiados a passar por obstáculos até chegar na sua bolinha e levá-la para o tutor ou treinador.
É claro que pode ser praticada só por um cão, mas o mais divertido nesse esporte é que todos os cães tentam alcançar os objetivos.
Portanto, reúna os cães e participe do desafio! Eles vão amar muito esse esporte em equipe, pois, além de divertir, ajuda os cães mais ativos a gastarem muita energia.
4. Canicross
Já o canicross é um esporte um pouco mais simples, mas que exige uma certa preparação física e não é só do cachorro, mas também dos tutores.
Esse esporte consiste em uma corrida em dupla, na qual o cachorro e o seu tutor correm juntos por um determinado tempo.
Uma guia elástica é utilizada, que é presa na guia do cão e na cintura do tutor, assim, a corrida fica muito mais prática.
Essa corrida em dupla é muito benéfica para os dois participantes, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental de ambos.
Veja mais: Por que gatos amam tanto caixas?
5. Bikejoring
Por fim, dentre os esportes caninos, o Bikejoring é o mais diferente e menos comum que os outros esportes.
É uma espécie de variação do Canicross, segue o mesmo princípio, o que muda é o fato do tutor utilizar uma bicicleta para se movimentar.
Um cabo adequado é ligado da bicicleta do tutor até a coleira do cão, assim, enquanto o cão corre o tutor pedala.
É o tipo de atividade que exige muito esforço de ambas as partes, não é um esporte para qualquer pet realizar.
Alguns cachorros se saem bem melhor nesse tipo de atividade que outros, ainda mais aqueles que já tem predisposição a isso.
–
Escolha um dos esportes caninos que melhor se enquadra com o perfil do seu cãozinho e é indicado pelo veterinário. Depois, é só dar início às práticas, pois esses esportes fazem muito bem à saúde e melhoram a qualidade de vida do seu amigo peludo.
Lembre-se também que é importante iniciar essa prática aos poucos, treinando o seu amigo de forma equilibrada e saudável.
Pois assim como nós, humanos, não saímos correndo uma maratona da noite para o dia, os animais também não devem ser expostos a atividades intensas dessa maneira.
Dê tempo ao tempo para que o animal possa ir se adaptando à intensidade dos esportes caninos, assim, ele poderá, inclusive, ter mais interesse pelas práticas – coisa que pode não acontecer caso ele se sinta muito exausto no primeiro treino.
Veja mais: Tendência? Cães “se casam” em cerimônia especial na China; vídeo