Nós já estamos acostumados com essa lenda urbana que gatos não gostam de água, mas você já se perguntou de onde isso vem?
Alguns gatos até toleram um banho ocasional, mas a maioria simplesmente foge ao menor sinal de água.
Aqui, vamos explorar algumas razões por trás desse comportamento curioso e entender os bichanos em sua relação com a água.
História Evolutiva dos Gatos
O principal culpado dessa aversão de gatos com água, é a história evolutiva.
Os ancestrais dos nossos gatinhos domésticos viviam em regiões áridas com pouca água, e era muito raro grandes corpos d’água, geralmente eles matavam a sede em pequenas poças, logo, aquela imensidão era desconhecida.
Como não havia a necessidade de nadar ou se molhar, os gatos desenvolveram uma aversão a emergir na água ao longo dos séculos.
Sensibilidade da Pele e Pelagem
A pele e os pelos são projetados para manter os animais secos e aquecidos. Os cães têm toda uma estrutura de pelagem que impede a infiltração da água no pelo, assim, eles se secam com facilidade.
Os gatos não têm essa adaptação, e quando molhados a pelagem fica pesada e o tempo para secar é maior, isso gera um desconforto para os animais, contribuindo para a aversão à água
Experiências Negativas com Água
Muitos gatinhos também ficam traumatizados por conta de experiências negativas, como banhos forçados, chuvas inesperadas ou quedas acidentais em piscinas.
Esses episódios podem podem gerar memórias negativas desses animais com água, levando-os a evitar sempre que possível repetir a experiência.
Por isso é importante quando for dar banho no seu gato, tentar associar com coisas positivas, para a experiência ficar menos traumática.
Instinto de Sobrevivência
Os gatos, mesmo domesticados, têm instinto selvagem muito forte.
Quando se molham a pelagem fica pesada, com isso perdem agilidade e se sentem mais vulneráveis , ficando expostos a possíveis riscos.
Esse instinto de sobrevivência pode explicar por que a maioria dos gatos evita a água.
Toda regra tem exceção
Apesar da aversão generalizada, existem gatos que gostam de brincar com água, como as raças Maine Coon e Bengal.
Essas exceções podem ser explicadas por traços individuais das raças ou hábitos adquiridos desde filhotes.
Entender por que muitos gatos não gostam de água nos ajuda a respeitar e atender melhor às necessidades desses animais majestosos. Embora existam exceções, a maioria dos gatos prefere manter as patas secas.
Ao compreender os motivos por trás desse comportamento, podemos garantir que nossos companheiros felinos se sintam seguros e confortáveis.
Aí na sua casa, os gatinhos curtem água?