O cão da Nova Escócia, Indy, acaba de fazer história no cinema. O cachorro foi indicado à categoria de Melhor Performance em Filme de Terror no Astra Awards pela sua atuação em Good Boy. Esta é a primeira vez que um cão concorre a um prêmio de atuação, disputando diretamente contra cinco atores humanos.

O filme “Good Boy” e a atuação de Indy
Lançado em 30 de outubro, o longa Good Boy apresenta uma trama incomum contada pela perspectiva canina. No filme, Indy interpreta um cachorro que consegue enxergar presenças sobrenaturais na casa onde vive com seu tutor.
Ao perceber as atividades paranormais que ameaçam seu humano, o pet se torna o protetor da casa, confrontando as entidades para salvar seu dono. A performance conquistou críticos e público, levando à indicação histórica para o Astra Awards.
Veja: Cão nos EUA viraliza ao bater recorde com língua de quase 20 centímetros. Veja as fotos
O treinamento por trás da performance
Ben Leonberg, diretor do filme e tutor de Indy na vida real, dedicou três anos ao treinamento do cão durante as filmagens. O processo contou com o apoio de Kari Fischer, esposa de Leonberg e parceira de produção.
Para garantir a melhor performance possível do pet, o próprio diretor chegou a substituir o ator principal em algumas cenas. A estratégia visava facilitar a interação natural do cachorro, resultando em reações mais autênticas que acabaram impressionando o júri da premiação.
Assista o filme: “Good Boy” traz uma abordagem inédita: o terror visto pelos olhos de um cachorro
Antes mesmo da indicação ao Astra Awards, a produção já havia iniciado uma campanha bem-humorada para que Indy concorresse ao Oscar de 2026 na categoria de Melhor Ator, ou como brincaram no cartaz promocional, “Melhor Bom Garoto”.
O estúdio chegou a divulgar uma carta fictícia assinada pelo próprio cachorro, obtida com exclusividade pela Variety: “Apesar do meu papel aclamado pela crítica no filme Bom Menino, fui considerado inelegível para a categoria de Melhor Ator. Aparentemente, eu não sou bom o suficiente para vocês”, lamentava Indy na correspondência que misturava humor e crítica.

A disputa pelo prêmio
A cerimônia do Astra Film Awards acontecerá em 9 de janeiro de 2026. Indy disputará a estatueta contra atores de renome: Alfie Williams, Alison Brie, Ethan Hawke, Sally Hawkins e Sophie Thatcher.
Independentemente do resultado, a indicação já representa um marco na indústria cinematográfica e abre precedentes para o reconhecimento do trabalho de animais atores em produções profissionais.