Você sabe exatamente o que fazer quando a cadela não consegue parir, mas já está em trabalho de parto? Bom, esta é uma situação bastante complicada e que exige muita atenção do tutor. Algumas cadelas podem, sim, ter complicações durante o nascimento dos filhotes, e isto pode estar relacionado com vários fatores relacionados a saúde e energia.
Então, se você quer entender tudo sobre esse assunto, continue a leitura. No artigo de hoje, você vai aprender como lidar com uma cadela grávida em estágio de trabalho de parto. acompanhe!
O que fazer quando a cadela não consegue parir?
Quando a cadela não consegue parir, é sinal de que algo está errado. Nós já escrevemos sobre os sintomas do trabalho de parto canino aqui no blog. E lá, você vai poder entender melhor o que a cadela sente e como ela age quando os filhotes vão nascer. No entanto, um dos sinais mais claros de quando ela não está conseguindo parir, é quando ela já está com a temperatura corporal baixa por mais de 24h.
Em todos os casos, a melhor coisa que você pode fazer quando a cadela não consegue parir, é procurar um veterinário o quanto antes. De preferência, tenha um veterinário na sua agenda de contatos assim que souber que a cadela está grávida. Isto vai fazer você se tranquilizar e, claro, você poderá dar a melhor assistência para a cadela.
Somente um veterinário poderá oferecer os cuidados certos para uma cadela prenha que não consegue parir. Pois este é um momento delicado e que, se não estiver acontecendo naturalmente, talvez haja necessidade de intervenção cirúrgica. Mas, quais são os principais sinais de quando você precisa levar a cadela para um veterinário durante o trabalho de parto?
Falaremos sobre isso a seguir.
Sinais de que a sua cadela precisará de ajuda veterinária para parir
A melhor maneira de dar assistência para a cadela quando ela não consegue parir, é procurar um veterinário.
No entanto, cada raça pode apresentar sintomas e um processo diferente na hora do parto. Só que alguns sinais “universais” de que a cadela precisa de ajuda na hora de parir, são estes aqui:
- Sem sinais de trabalho de parto depois dos sintomas principais;
- Nenhum cão nasceu após 20 ou 30 minutos de trabalho de parto;
- Mais de 12 horas em trabalho de parto sem que nasçam os cães;
- Muito tempo descansando entre um cachorro e outro;
Vamos explicar em detalhes cada um dos sintomas a partir de agora, para que você possa procurar um veterinário com antecedência. Acompanhe!
Sem sinais de trabalho de parto depois dos sintomas principais
Este aqui talvez seja o passo mais importante para considerar a procura de um veterinário quando a cadela não consegue parir. Afinal, você precisa saber minuciosamente quais são os principais sintomas do trabalho de parto canino, para somente depois disso entender o que está certo e o que está errado.
A evidência mais clara de que a cadelinha precisa de ajuda, é quando ela já está com a temperatura corporal baixa por mais de 24h. E, como você sabe, a redução da temperatura corporal é um dos primeiros sintomas de que a cadela vai parir, visto que o corpo está preparando a energia que a cadela precisa para o momento.
É muito importante que você note os movimentos e comportamentos da cadela a partir de quando souber que ela está grávida. É fundamental saber, minimamente, em que dia os filhotes irão nascer, fazendo uma conta matemática simples. Com esta informação, você poderá preparar a casa e preparar, também, um contato veterinário de confiança.
Informação, neste momento, é tudo!
Nenhum cão nasceu após 20 ou 30 minutos de trabalho de parto
Outro sinal claro de que a cadela vai precisar de ajuda veterinária durante o trabalho de parto, é quando nenhum cão nasceu mesmo após muitas contrações por mais de 20 ou 30 minutos. Quando a cadelinha já está no momento exato de parir, as contrações vão ficar muito mais fortes. Pois isto é um sinal claro de que os cães precisam ser expelidos.
Só que a cadela não pode passar mais de meia hora com estas contrações pesadas, pois isto, teoricamente, já seria tempo suficiente para que o primeiro cachorro tenha saído. E se isto ainda não aconteceu, é importante procurar um veterinário o quanto antes.
Outra dica que vai te ajudar a entender se é ou não o momento do parto, é verificando a vulva da cadela. Se você notar que há um cachorrinho chegando mas muito tempo já se passou e as contrações continuam, procure um veterinário.
Dica: não deixe para contatar um veterinário somente no momento do parto. Deixe o profissional pré-avisado da situação para que ele fique “de alerta”. Isto vai ajudar no processo!
Mais de 12 horas em trabalho de parto sem que nasçam os cães
Outro fator que pode indicar a necessidade de um acompanhamento profissional, é quando a cadela está por mais de 12 horas em trabalho de parto sem nenhum sinal dos cães. Ou seja, se ela está deitada de lado, tendo fortes contrações, com dilatação e todos os sintomas clássicos do trabalho de parto, procure um profissional veterinário.
Se a cadela passar mais de 12 horas sem conseguir expelir nenhum cachorrinho, pode ser que seja necessária uma intervenção cirúrgica, pois ela não está tendo força para o procedimento. Todo o cuidado (e observação) é fundamental neste momento e você, tutor, precisa ficar atento.
Por mais que a cadela saiba o que fazer durante o trabalho de parto e você não precise intervir (na grande maioria dos casos), não custa nada acompanhar de perto para saber se está tudo bem, não é mesmo?
Muito tempo descansando entre um cachorro e outro
Se você notar a que a cadela não consegue parir em um tempo razoavelmente rápido entre um cachorro e outro, pode ser que ela esteja sem energia. Ou seja, se ela descansa demais entre um filhote e outro, talvez uma intervenção veterinária seja necessária, não apenas para ajudar os cães a nascerem, mas para oferecer energia a cadela.
Este é um dos fatores pelos quais o acompanhamento precoce é importante. A cadela, quando está prenha, precisa receber cuidados diferenciados principalmente no que diz respeito a alimentação. Ela vai precisar ter muito mais energia para carregar seus filhotes e, claro, precisará de muita energia para o trabalho de parto.
Portanto, procurar um veterinário não é importante só durante o trabalho de parto. Mas sim, no primeiro dia após você descobrir que ela está grávida. Será necessário mudar várias coisas na rotina da cadela para que assim ela possa parir com segurança e saúde.