Cadela grávida: como descobrir? Esta é uma das maiores curiosidades dos tutores donos de cadelas. Muitas vezes desconfiamos mas nem sempre temos certeza. E é claro, muitas vezes não dá para ter certeza! Entretanto, há alguns pontos que precisam ser observados para que, com o tempo, as desconfianças tornem-se realidades (ou não). Acompanhe para entender.
Cadela grávida – como descobrir?
O primeiro ponto a entender se a cadela grávida está de fato esperando bebês, é que não existe melhor confirmação se não uma consulta a um veterinário. Um simples exame de sangue ou outro método podem confirmar a sua desconfiança. Por isso, nunca deixe de considerar esta opção. Pois desta forma você terá tempo de planejar uma casa mais confortável para a fêmea no caso da vinda de novos cachorrinhos.
Entretanto, alguns indicativos também são muito presentes no dia a dia de uma cachorra prenha. Separamos alguns deles para que você consiga comparar e usar.
Os indicativos mais comuns
Conforme mencionamos, existem diversas formas de identificar uma cadela grávida. E algumas destas formas iremos explicar abaixo de uma forma um pouco mais detalhada. Busque estes sinais no seu bicho de estimação para aproximar-se de uma respostas mais concreta. Vale lembrar que para uma fêmea estar grávida, antes mesmo de apresentar estes sinais, ela precisa estar no período do cio. Ou seja, o que antecede os itens abaixo deve ser uma demonstração de cio, busca por companheiros, etc.
Inchaço da barriga
O inchaço da barriga é o ponto mais simples de ser observado. No entanto, ele não pode ser visto nos primeiros dias. Uma cadela grávida irá apresentar o crescimento óbvio da barriga e, com o tempo, você até poderá sentir os filhotes de forma individual no útero do animal. Vale ressaltar que para cadelas mais gordinhas, a barriga pode começar a aparecer somente no estágio final da gravidez. Ou então nem aparecer! Fique atento.
Crescimento das mamas
O crescimento das mamas é um dos indicativos mais visíveis depois do crescimento da barriga. Você notará o desenvolvimento das mamas de uma forma regular e muito aparente, uma vez que o leite começa a ser produzido internamente. Talvez você encontre até mesmo leite vazando, visto que esta é uma condição muito presente em alguns estágios da prenha.
Veja também nosso artigo sobre câncer de mama em cadelas.
Corrimentos constantes
Outro fato que deve ser levado em consideração, são os corrimentos constantes. Verifique a região íntima da fêmea e busque verificar se há presença de líquidos brancos ou uma visível umidade. Este é um sinal de prenha. Outro ponto que também pode ser observado, é se a cadela se lambe com frequência. Se isto ocorrer, saiba que ela pode estar limpando a região íntima deste corrimento, o que também indica uma possível prenha.
Demonstração de cansaço da cadela grávida
Uma cadela prenha irá demonstrar muito cansaço. Principalmente nas datas próximas da criação. Ela irá procurar locais confortáveis e retirados para descansar e passará boa parte do dia por lá. Desconfie quando isto acontecer! Outro ponto que também pode ser observado, é a questão da alimentação. Uma fêmea que está próxima da prenha irá comer mais do que o normal. Afinal, ela precisa alimentar mais cãozinhos, não é mesmo?
Comportamento sentimental e manhoso
Uma fêmea que, após o período do cio apresentar um comportamento sentimental e manhoso demais, pode estar demonstrando uma gravidez. Isto ocorre pelo fato dos hormônios estarem em desequilíbrio. Assim sendo, busque indícios de excesso de carinho, choros, etc. É claro que nunca é certeza, mas este é um forte indício de que algo está ocorrendo. Por isso, fique atento!
Mantenha a saúde da sua cadela grávida
Para que uma cadela grávida tenha todo o suporte necessário, é importante mantê-la saudável antes, durante e depois do parto. Para isso, faça acompanhamentos veterinários com constância. Principalmente se a gravidez se confirmar. Isto ajudará a evitar problemas que podem acompanhar a criação de novos filhotes. E quanto mais cuidado você tomar, melhor.
Outro ponto importante neste processo, é contar com todas as vacinas em dia. Uma gravidez pode deixar a fêmea mais enfraquecida no sentido de autodefesas. E se ela estiver suscetível a pegar qualquer tipo de doença, uma gravidez que poderia ser normal pode se transformar facilmente em algo ruim. E você não quer isto, não é mesmo? Boa sorte!