O odor da boca do cachorro pode ser um sinal de que algo está errado com a saúde do animal. Em geral, o mau hálito canino é causado pelo acúmulo de bactérias na boca, mas também pode ser um sintoma de uma série de doenças.
Em geral, o odor da boca do cachorro pode indicar uma série de problemas de saúde. É importante observar a presença de outros sintomas e levar o animal ao veterinário se houver sinais de doença. Além disso, a manutenção regular da higiene bucal do animal e uma dieta adequada podem ajudar a prevenir o mau hálito.
Causas do odor da boca do cachorro
Vamos dar uma olhada nas causas comuns pelas quais os cães têm mau hálito, quais efeitos elas causam e como se livrar delas.
Placa nos dentes
Com o tempo, a placa amarela aparece nos dentes. Consiste em micropartículas de saliva, bactérias e restos de comida. Sua formação ocorre inevitavelmente em todos os mamíferos – cães, gatos, pessoas. A própria placa é macia e facilmente removida mecanicamente com uma escova.
Tártaro e reabsorção (destruição) das raízes
Se a placa não for limpa, ela se mineraliza e se transforma em tártaro. O cheiro da boca fica mais forte e nos dentes vemos depósitos marrons ou cinza escuro.
A pedra gradualmente começa a cobrir toda a parte visível do dente e atinge a raiz sob a gengiva. Como resultado, o dente morre, a raiz é destruída e surge um enorme odor da boca do cachorro.
Gengivite e estomatite
A inflamação da gengiva (gengivite) e da mucosa oral (estomatite) ocorre como resultado de lesões na cavidade oral, presença de tártaro, alterações nos dentes e doenças virais.
Parece que o cachorro cheira a peixe na boca ou algo azedo, as gengivas estão vermelhas e inchadas, pode haver úlceras nas bochechas e nas gengivas.
Doença renal é uma das causas do odor da boca do cachorro
Os rins filtram o sangue e produzem ureia e creatinina. Se sua função for prejudicada, o nível de amônia no sangue aumenta e o cachorro começa a ter odor de urina na boca.
Outra razão para o aumento do nível de amônia no sangue pode ser algumas doenças do fígado. É importante lembrar que o fígado e os rins são os filtros do nosso corpo e, se sua função for prejudicada, todos os órgãos sofrem.
Doenças do trato gastrointestinal
Doenças do estômago, pâncreas, fígado, esôfago também causam mau hálito. Via de regra, são acompanhados por outros sintomas – diarreia, vômito, arroto.
O odor pode ser diferente – putrefato, azedo, doce. Depende da causa da doença.
Doenças respiratórias é uma das causas do odor da boca do cachorro
A halitose – mau hálito – costuma ser um sintoma de doenças do trato respiratório superior – laringite, traqueíte, amigdalite.
O odor geralmente é purulento e é acompanhado por falta de ar, tosse e outros sintomas de doença respiratória. Frequentemente, há secreção purulenta do nariz.
Corpo estranho na cavidade oral
Uma das razões pelas quais um cachorro pode ter um cheiro forte na boca é a presença de corpos estranhos.
Alimentos, pedaços de paus ficam presos nas bochechas ou entre os dentes. O cheiro, via de regra, é muito desagradável – podre, pútrido. Ocorre abruptamente e desaparece se o animal se livrar do corpo estranho.
Diabetes é uma das causas do odor da boca do cachorro
Provoca o cheiro de acetona. Um forte cheiro químico da boca indica o desenvolvimento de patologia endócrina e deficiência de insulina no sangue. Além do odor específico, os donos notam que o animal bebe e come muito, mas está perdendo peso.
Tumores orais e sangramento
Os tumores da cavidade oral podem estar localizados nas gengivas, lábios, debaixo da língua, na língua e trazer grande desconforto.
Os cães frequentemente os ferem e os tecidos próximos a eles causa um cheiro metálico na boca, sangue na saliva ou na água que o animal bebe.
Sintomas associados a odor da boca do cachorro
Para doenças da cavidade oral, os sintomas acompanhantes serão:
- Aumento da salivação. A própria saliva também pode mudar seu caráter – ter um odor desagradável, ser turva ou marrom, viscosa e espumosa.
- Ingestão alimentar atípica. A comida cai da boca, o cão prefere mastigar de um lado ou comer apenas um determinado tipo de comida.
- A mandíbula não fecha completamente ou a língua é frequentemente protuberante.
- Pode haver inchaço no rosto, inchaços dolorosos – abscessos.
Se um cão tiver mau hálito devido a doenças dos órgãos internos, os sintomas afetarão todo o corpo como um todo:
- Diminuição do apetite e atividade;
- Aumento de temperatura;
- Mudança no peso corporal para cima ou para baixo;
- Descoloração das gengivas e olhos – pálida ou até amarelada;
- Vômito de espuma ou comida;
- Às vezes, há alterações nas fezes – diarréia e constipação;
- Tosse, falta de ar.
Diagnóstico do problema
Para entender a causa do cheiro da boca de um cachorro, primeiro é necessário examinar a cavidade oral.
Se o animal é jovem e não apresenta queixas sobre o estado geral, ao examinar a cavidade oral, você pode facilmente encontrar um problema – placa bacteriana, comida nos dentes, feridas nas gengivas, dente quebrado. Às vezes, você mesmo pode consertar a causa.
Como tirar o mau hálito da boca do cachorro?
Você pode remover o mau hálito de um cachorro em casa se o motivo for higiene, tártaro, lesão na gengiva ou se o animal tiver comida presa entre os dentes.
Estas dicas ajudarão a eliminar o mau hálito do seu cão:
- Escove os dentes do seu animal;
- Dê a ele algo perfumado para mastigar, como uma folha de salsa;
- Use sprays bucais especiais para limpar os dentes;
- Mude o seu cão para alimentos de higiene oral;
- Dê aos cães dentes brinquedos especiais para mastigar, eles geralmente têm um leve sabor de menta.
Infelizmente, se a causa do cheiro são doenças dos órgãos internos ou cárie dentária, o problema não pode ser resolvido em casa, sendo necessário um exame veterinário.
Como escovar os dentes do seu cachorro corretamente
Cuidar da higiene bucal do seu cachorro é fundamental para manter a saúde dele em dia. Assim como nós, seres humanos, precisamos escovar os dentes todos os dias para evitar cáries, placa bacteriana e mau hálito, os cachorros também precisam de cuidados bucais para evitar problemas dentários.
Escovar os dentes do seu cachorro regularmente pode prevenir a formação de tártaro, que é uma camada dura de bactérias que se acumula nos dentes e na gengiva, causando inflamação e mau hálito.
Além disso, a escovação pode ajudar a prevenir a gengivite, que é uma inflamação das gengivas que pode levar à perda de dentes.
No entanto, muitos donos de cachorro não sabem como escovar os dentes do seu animal de estimação corretamente.
Vamos dar algumas dicas de como escovar os dentes do seu cachorro de maneira eficaz.
- Escolha uma escova de dentes para cachorro: existem escovas de dentes específicas para cachorros, que possuem cerdas mais macias e são projetadas para se adaptarem à boca do animal. Você pode encontrá-las em pet shops ou lojas especializadas.
- Escolha uma pasta de dentes para cachorro: as pastas de dentes para humanos contêm flúor e outros ingredientes que podem ser tóxicos para os cachorros. Por isso, é importante escolher uma pasta de dentes específica para cachorros. Essas pastas são geralmente saborizadas, o que ajuda a tornar a escovação mais agradável para o animal.
- Comece devagar: se o seu cachorro nunca escovou os dentes antes, é importante começar devagar para que ele se acostume com a escovação. Comece massageando suavemente as gengivas do seu cachorro com o dedo. Depois de alguns dias, comece a introduzir a escova de dentes.
- Use a pasta de dentes: aplique um pouco da pasta de dentes na escova e deixe que o seu cachorro cheire e lamba. Isso ajuda a acostumá-lo com o sabor da pasta de dentes.
- Escove os dentes do seu cachorro: posicione a escova de dentes na linha da gengiva do seu cachorro e faça movimentos circulares suaves. Escove os dentes do seu cachorro por cerca de 30 segundos a um minuto.
- Faça elogios e recompense o seu cachorro: depois de escovar os dentes do seu cachorro, faça elogios e ofereça uma recompensa, como um petisco ou um brinquedo. Isso ajuda a reforçar o comportamento positivo e torna a escovação uma experiência agradável para o seu cachorro.