Apesar de possuírem uma morfologia similar, o guepardo pode chegar a uma velocidade de 115 km/h na selva, enquanto o cão da raça Greyhound fica atrás com 68 km/h, sendo praticamente metade da velocidade do felino.

Cientistas do Reino Unido e África do Sul compararam o arranque de guepardos criados em cativeiro e greyhounds treinados para entender o por quê da grande diferença em velocidade.

Segundo Allan Wilson, do Royal Veterinary College em Londres e co-autor do estudo:

 

Guepardo e greyhounds são conhecidos por usar um galope rotativo e fisicamente eles são muito semelhantes, mas há uma diferença fascinante em velocidade máxima de quase um fator de dois.

 

Os pesquisadores usaram um presa para atrair os leopardos, filmando-os em 1,000 quadros por segundo. Medidas do seu movimento corporal e padrões da passada foram tiradas, assim como a força dos membros.

O mesmo processo foi repetido com Greyhounds, porém filmado em 350 quadros por segundo.

Surpreendentemente, a velocidade máxima dos cães foi mais rápida do que a dos felinos aos 19 metros por segundo (42.5 milhas por hora) em comparação com 17,8 metros por segundo (40 milhas por hora)

Olhando para os padrões da passada, a equipe observou que as dos guepardos eram um pouco mais longas e com uma frequência um pouco menor.

Entretanto, enquanto eles foram acelerando, os guepardos aumentaram a frequência

No entanto, enquanto eles foram acelerando, os guepardos aumentaram a frequência de 2,4 passos por segundo com 9 metros por segundo (20 milhas por hora) até 3,2 passos por segundo a sua velocidade máxima. Em contraste, os cães ficaram em cerca de 3,5 passos por segundo em toda a sua gama.

Na selva, Wilson acredita que os guepardos podem chegar a 4 passos por segundo.

 

Eles viveram em um zoológico por várias gerações e nunca tive que correr para pegar comida. A próxima etapa é tentar fazer medições em guepardos selvagens na esperança de ver a velocidades mais elevadas.

 

Guepardo correndo

 

 

Greyhound correndo

 

 

O estudo por publicado no Journal of Experimental Biology.

Texto original: The Pooch Times. Tradução: Portal do Dog.