Pelagem ajuda cachorros no calor.

 

Pode parecer estranho, mas a pelagem ajuda os cachorros a manter a temperatura no calor do verão. “A pelagem ajuda a isolar a temperatura no tempo frio e também evita que o corpo fique com muito calor no tempo quente”, de acordo com James H. Jones, um expert em fisiologia do exercício animal e termoregulação da Universidade da Californa em Davis. “A pelagem funciona como um regulador de temperatura que diminui o processo de absorção de calor”.

Cachorros perdem pelo no verão para se livrar da pelagem grossa de baixo (a pelagem mais grossa é usada no inverno para manter o calor). Ao fazer isso, o animal faz com que a pelagem fique mais adequada para a temperatura alta e para a proteção dos raios solares. Porém, há limites para quanto calor qualquer animal pode aguentar.

“Diferente dos humanos, os cachorros não suam para se refrescar. Qualquer secreção, seja pelo nariz, boca ou língua, não é considerada suor; elas são para proteção e hidratação, e são insuficientes para esfriar o sangue.”, afirma o Dr. Kimberly May.

“Tente correr por 20 minutos com um casaco de pele, em um dia quente, e você terá alguma ideia de como os cachorros sofrem; e não vamos esquecer que os cachorros não sabem quando parar. Eles irão continuar correndo, mesmo quando estiverem cansados, só para ficar com o dono. Você tem que saber reconhecer os sinais: Se o seu pet está confuso, começar a hiperventilar, babar excessivamente, mostrar sinais de medo, ou as gengivas e língua estiverem de um vermelho vivo ou, mais alarmente, de cor cinza ou roxa, procure um veterinário urgentemente.”, avisa o Dr. May.

Para evitar que isso aconteça, os veterinários recomendam que você ande com seu pet na hora mais fria do dia, com caminhadas curtas e sempre prestando atenção nos sinais.

 

Fonte